Precaução, Idealização e Fanatismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensando |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/6143 |
Resumo: | Na literatura recente sobre os desafios gerados pelas novas tecnologias, certos autores defendem o Princípio da Precaução (PP) como um princípio de racionalidade central em deliberações sobre práticas associadas àquelas tecnologias. Há dois sentidos possíveis para ‘precaução’: um formal (constitutivo de racionalidade prática), outro substantivo. Tais autores parecem interpretar o PP no último sentido, a fim de eliminar absolutamente os riscos possíveis das novas tecnologias à humanidade. Contra esta interpretação, (i) argumentaremos que precaução (no sentido substantivo) não é o tipo de consideração que figure adequadamente em uma teoria da deliberação (racional) para ações humanas e (ii) sugeriremos que o PP parece, na verdade, para tais autores, envolver um compromisso moral. Mas, neste caso, ele não é menos controverso do que outros princípios morais. |
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Precaução, Idealização e FanatismoFilosofiaPrincípio da Precaução, racionalidade prática, epistemologia, moralidadeNa literatura recente sobre os desafios gerados pelas novas tecnologias, certos autores defendem o Princípio da Precaução (PP) como um princípio de racionalidade central em deliberações sobre práticas associadas àquelas tecnologias. Há dois sentidos possíveis para ‘precaução’: um formal (constitutivo de racionalidade prática), outro substantivo. Tais autores parecem interpretar o PP no último sentido, a fim de eliminar absolutamente os riscos possíveis das novas tecnologias à humanidade. Contra esta interpretação, (i) argumentaremos que precaução (no sentido substantivo) não é o tipo de consideração que figure adequadamente em uma teoria da deliberação (racional) para ações humanas e (ii) sugeriremos que o PP parece, na verdade, para tais autores, envolver um compromisso moral. Mas, neste caso, ele não é menos controverso do que outros princípios morais.Editora da Universidade Federal do Piauí - EDUFPIRibeiro, Leonardo de Mello2018-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/614310.26694/pensando.v8i16.6143Pensando - Revista de Filosofia; v. 8, n. 16 (2017): ESTÉTICA, FILOSOFIA DA ARTE E DA ARQUITETURA/VARIA; 342-3692178-843X10.26694/pensando.v8i16reponame:Pensandoinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/6143/407510.26694/pensando.v8i16.6143.g4075https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-03T03:48:02Zoai:ojs.10.22.15.19:article/6143Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/pensando/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/oai||revista.pensando@gmail.com2178-843X2178-843Xopendoar:2021-09-03T03:48:02Pensando - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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