DIDÁTICA DA GEOGRAFIA CRÍTICA NO BRASIL: SENTIDOS, ELEMENTOS E LINGUAGEM
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Equador |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/14085 |
Resumo: | A didática da Geografia encontra-se em construção conceitual no Brasil e o seu sentido se aproxima da ação técnica. O movimento de renovação crítica da Geografia apenas tardiamente acompanhou os questionamentos e discussões no campo da didática geral iniciados em 1980. Diante disso, objetiva-se analisar os sentidos atribuídos à Didática na Geografia e identificar os elementos que a compõem em sua vertente crítica, marxista ou dialética. Além disso, propõe-se compreender o papel que a linguagem ocupa nela. Para tanto, fez-se uma revisão da literatura pertinente entre 1980 e 2020, em dissertações, teses, livros e artigos. Selecionou-se os materiais por relevância, mediante o descritor didática da geografia e sua presença nos títulos ou seções. Foi proposta uma periodização dos estudos sobre didática geográfica. Constatou-se não haver uma preocupação com temática no início do movimento de renovação crítica, mas nota-se um avanço e difusão no início do século XXI. A didática da Geografia incorpora uma dimensão política de compromisso com transformações sociais. Apesar disso, é tida como algo em geral compreensível, sem maiores preocupações conceituais. Além disso, a linguagem aparece em sua função de informação e representação. Logo, incorporar a sua função de intercompreensão mútua entre o professor e os alunos poderia mobilizar uma proposta de didática do agir comunicativo na e para a Geografia. |
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DIDÁTICA DA GEOGRAFIA CRÍTICA NO BRASIL: SENTIDOS, ELEMENTOS E LINGUAGEMEnsino de GeografiaEducação geográfica. Agir comunicativo. Entendimento mútuo. Jurgen Habermas.A didática da Geografia encontra-se em construção conceitual no Brasil e o seu sentido se aproxima da ação técnica. O movimento de renovação crítica da Geografia apenas tardiamente acompanhou os questionamentos e discussões no campo da didática geral iniciados em 1980. Diante disso, objetiva-se analisar os sentidos atribuídos à Didática na Geografia e identificar os elementos que a compõem em sua vertente crítica, marxista ou dialética. Além disso, propõe-se compreender o papel que a linguagem ocupa nela. Para tanto, fez-se uma revisão da literatura pertinente entre 1980 e 2020, em dissertações, teses, livros e artigos. Selecionou-se os materiais por relevância, mediante o descritor didática da geografia e sua presença nos títulos ou seções. Foi proposta uma periodização dos estudos sobre didática geográfica. Constatou-se não haver uma preocupação com temática no início do movimento de renovação crítica, mas nota-se um avanço e difusão no início do século XXI. A didática da Geografia incorpora uma dimensão política de compromisso com transformações sociais. Apesar disso, é tida como algo em geral compreensível, sem maiores preocupações conceituais. Além disso, a linguagem aparece em sua função de informação e representação. Logo, incorporar a sua função de intercompreensão mútua entre o professor e os alunos poderia mobilizar uma proposta de didática do agir comunicativo na e para a Geografia. UFPICarneiro, Rosalvo NobreAraújo, Raimundo Lenilde de2024-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/1408510.26694/equador.v12i2.14085REVISTA EQUADOR; v. 12, n. 2 (2023); 141-1612317-349110.26694/equador.v12i2reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/14085/8726https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/downloadSuppFile/14085/3942https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/downloadSuppFile/14085/3943Direitos autorais 2024 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-30T19:13:30Zoai:ojs.10.22.15.19:article/14085Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2024-03-30T19:13:30Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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