O TERRITÓRIO SOBRALENSE E OS AGLOMERADOS DE EXCLUSÃO NA CIDADE MÉDIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lubelia Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lopes, Francisco Clébio Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Equador
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/10400
Resumo: O artigo que se apresenta analisa a formação dos aglomerados de exclusão em Sobral-CE. Para tanto, fizemos um recorte para fins de pesquisa, sendo considerado o bairro Terrenos Novos, para discutirmos tal aspecto. Tal estudo se justifica tendo em vista as transformações observadas na cidade nos últimos anos, seja no oferecimento de atividades do ramo industrial, comerciário, serviços, fazendo com que ela consiga exercer forte expressividade na região Noroeste do estado do Ceará. Contudo, a cidade passou a ser alvo de migrações e também de novas configurações espaciais em seu espaço urbano, ocupações desordenadas, subsidiando a formação de aglomerados de exclusão, compreendidos como aglomerações urbanas que, de alguma forma, estão em situações de vulnerabilidade econômica ou social. Construímos o estudo com base na exploração bibliográfica em livros, dissertações, artigos científicos e obras que tratam sobre o espaço urbano, a cidade e os aglomerados de exclusão. Do mesmo modo, realizamos buscas em dados nos órgãos municipais e estaduais, sites das secretarias municipais de Sobral, visitas de campo ao bairro Terrenos Novos e conversas com seus moradores. Dessa reflexão, conseguimos apreender algumas conclusões, tais como, que a formação de um aglomerado de exclusão ocorre como reflexo das dinâmicas que ocorrem na cidade, tanto do aspecto da ocupação desordenada de um espaço, bem como por falta de medidas que possam subsidiar essa formação. Por fim, acreditamos que essa formação pode ser amenizada através de ações e planos urbanos eficazes para interpretar com outro olhar determinadas áreas.
id UFPI-2_15732d7c6c57c35164537af8302a1be2
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/10400
network_acronym_str UFPI-2
network_name_str Revista Equador
repository_id_str
spelling O TERRITÓRIO SOBRALENSE E OS AGLOMERADOS DE EXCLUSÃO NA CIDADE MÉDIAGeografia HumanaCidade Média.Aglomerados de exclusão.Políticas PúblicasO artigo que se apresenta analisa a formação dos aglomerados de exclusão em Sobral-CE. Para tanto, fizemos um recorte para fins de pesquisa, sendo considerado o bairro Terrenos Novos, para discutirmos tal aspecto. Tal estudo se justifica tendo em vista as transformações observadas na cidade nos últimos anos, seja no oferecimento de atividades do ramo industrial, comerciário, serviços, fazendo com que ela consiga exercer forte expressividade na região Noroeste do estado do Ceará. Contudo, a cidade passou a ser alvo de migrações e também de novas configurações espaciais em seu espaço urbano, ocupações desordenadas, subsidiando a formação de aglomerados de exclusão, compreendidos como aglomerações urbanas que, de alguma forma, estão em situações de vulnerabilidade econômica ou social. Construímos o estudo com base na exploração bibliográfica em livros, dissertações, artigos científicos e obras que tratam sobre o espaço urbano, a cidade e os aglomerados de exclusão. Do mesmo modo, realizamos buscas em dados nos órgãos municipais e estaduais, sites das secretarias municipais de Sobral, visitas de campo ao bairro Terrenos Novos e conversas com seus moradores. Dessa reflexão, conseguimos apreender algumas conclusões, tais como, que a formação de um aglomerado de exclusão ocorre como reflexo das dinâmicas que ocorrem na cidade, tanto do aspecto da ocupação desordenada de um espaço, bem como por falta de medidas que possam subsidiar essa formação. Por fim, acreditamos que essa formação pode ser amenizada através de ações e planos urbanos eficazes para interpretar com outro olhar determinadas áreas.UFPIUniversidade Estadual Vale do AcaraúSilva, Lubelia LimaLopes, Francisco Clébio Rodrigues2020-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/1040010.26694/equador.v9i3.10400REVISTA EQUADOR; v. 9, n. 3 (2020); 189 - 2082317-349110.26694/equador.v9i3reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/10400/6341Direitos autorais 2020 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-04T21:44:52Zoai:ojs.10.22.15.19:article/10400Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2020-07-04T21:44:52Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv O TERRITÓRIO SOBRALENSE E OS AGLOMERADOS DE EXCLUSÃO NA CIDADE MÉDIA
title O TERRITÓRIO SOBRALENSE E OS AGLOMERADOS DE EXCLUSÃO NA CIDADE MÉDIA
spellingShingle O TERRITÓRIO SOBRALENSE E OS AGLOMERADOS DE EXCLUSÃO NA CIDADE MÉDIA
Silva, Lubelia Lima
Geografia Humana
Cidade Média.Aglomerados de exclusão.Políticas Públicas
title_short O TERRITÓRIO SOBRALENSE E OS AGLOMERADOS DE EXCLUSÃO NA CIDADE MÉDIA
title_full O TERRITÓRIO SOBRALENSE E OS AGLOMERADOS DE EXCLUSÃO NA CIDADE MÉDIA
title_fullStr O TERRITÓRIO SOBRALENSE E OS AGLOMERADOS DE EXCLUSÃO NA CIDADE MÉDIA
title_full_unstemmed O TERRITÓRIO SOBRALENSE E OS AGLOMERADOS DE EXCLUSÃO NA CIDADE MÉDIA
title_sort O TERRITÓRIO SOBRALENSE E OS AGLOMERADOS DE EXCLUSÃO NA CIDADE MÉDIA
author Silva, Lubelia Lima
author_facet Silva, Lubelia Lima
Lopes, Francisco Clébio Rodrigues
author_role author
author2 Lopes, Francisco Clébio Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Vale do Acaraú
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lubelia Lima
Lopes, Francisco Clébio Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia Humana
Cidade Média.Aglomerados de exclusão.Políticas Públicas
topic Geografia Humana
Cidade Média.Aglomerados de exclusão.Políticas Públicas
description O artigo que se apresenta analisa a formação dos aglomerados de exclusão em Sobral-CE. Para tanto, fizemos um recorte para fins de pesquisa, sendo considerado o bairro Terrenos Novos, para discutirmos tal aspecto. Tal estudo se justifica tendo em vista as transformações observadas na cidade nos últimos anos, seja no oferecimento de atividades do ramo industrial, comerciário, serviços, fazendo com que ela consiga exercer forte expressividade na região Noroeste do estado do Ceará. Contudo, a cidade passou a ser alvo de migrações e também de novas configurações espaciais em seu espaço urbano, ocupações desordenadas, subsidiando a formação de aglomerados de exclusão, compreendidos como aglomerações urbanas que, de alguma forma, estão em situações de vulnerabilidade econômica ou social. Construímos o estudo com base na exploração bibliográfica em livros, dissertações, artigos científicos e obras que tratam sobre o espaço urbano, a cidade e os aglomerados de exclusão. Do mesmo modo, realizamos buscas em dados nos órgãos municipais e estaduais, sites das secretarias municipais de Sobral, visitas de campo ao bairro Terrenos Novos e conversas com seus moradores. Dessa reflexão, conseguimos apreender algumas conclusões, tais como, que a formação de um aglomerado de exclusão ocorre como reflexo das dinâmicas que ocorrem na cidade, tanto do aspecto da ocupação desordenada de um espaço, bem como por falta de medidas que possam subsidiar essa formação. Por fim, acreditamos que essa formação pode ser amenizada através de ações e planos urbanos eficazes para interpretar com outro olhar determinadas áreas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/10400
10.26694/equador.v9i3.10400
url https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/10400
identifier_str_mv 10.26694/equador.v9i3.10400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/10400/6341
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 REVISTA EQUADOR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 REVISTA EQUADOR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPI
publisher.none.fl_str_mv UFPI
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA EQUADOR; v. 9, n. 3 (2020); 189 - 208
2317-3491
10.26694/equador.v9i3
reponame:Revista Equador
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista Equador
collection Revista Equador
repository.name.fl_str_mv Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br
_version_ 1799756063069700096