FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOB A PERSPECTIVA DIALÉTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Equador |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/5391 |
Resumo: | Este trabalho visa apresentar fundamentos acerca da apropriação do método dialético numa pesquisa científica, cujo objeto de estudo se paute na formação do professor de Geografia, seja ela inicial ou continuada. Para tanto, nos apoiamos nas considerações de diversos autores que discutem a temática, bem como nas proposições epistemológicas acerca do método. Como fundamento inicial, destacamos o currículo das licenciaturas como o fio condutor da tensão e da assimetria entre a academia e a prática pedagógica deste docente, seguida da discussão sobre a importância da formação continuada para a qualidade de ensino desta disciplina escolar. É certo que a realidade presente neste processo é marcada por contradições entre as totalidades concretas que a cercam. Portanto, destacamos a relevância do método dialético nas investigações acerca destas problemáticas, pois a dialética fornece instrumentos para que a compreensão e a análise do movimento que permeia a formação de professores de Geografia seja concretizada através da interpretação da forma e do conteúdo envoltos ao real, de forma a superar a historicidade marcada por conflitos sociais, políticos, culturais, econômicos e ideológicos, que em seu movimento interferem diretamente no ensino desta disciplina, seja qualitativamente, seja na sua precarização. É neste intuito que propomos uma pesquisa assentada nas regras do método dialético - a apropriação da contradição (a essência da dialética), da totalidade (conexão) e do movimento (historicidade), fundamentais para o desvendamento da realidade concreta da formação inicial e continuada de professores. Afinal, os movimentos contrários, a luta e o conflito interno, a ligação/dissociabilidade de todas as coisas e as transições fazem parte da carreira docente tanto na academia, durante o seu processo formativo inicial, como na práxis pedagógica, se estendendo por toda a sua trajetória profissional. |
id |
UFPI-2_35e4ee8f779407756ab0a8fdee34a342 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/5391 |
network_acronym_str |
UFPI-2 |
network_name_str |
Revista Equador |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOB A PERSPECTIVA DIALÉTICAGeografiaEnsino de Geografia; Formação de professores; Método dialético.Este trabalho visa apresentar fundamentos acerca da apropriação do método dialético numa pesquisa científica, cujo objeto de estudo se paute na formação do professor de Geografia, seja ela inicial ou continuada. Para tanto, nos apoiamos nas considerações de diversos autores que discutem a temática, bem como nas proposições epistemológicas acerca do método. Como fundamento inicial, destacamos o currículo das licenciaturas como o fio condutor da tensão e da assimetria entre a academia e a prática pedagógica deste docente, seguida da discussão sobre a importância da formação continuada para a qualidade de ensino desta disciplina escolar. É certo que a realidade presente neste processo é marcada por contradições entre as totalidades concretas que a cercam. Portanto, destacamos a relevância do método dialético nas investigações acerca destas problemáticas, pois a dialética fornece instrumentos para que a compreensão e a análise do movimento que permeia a formação de professores de Geografia seja concretizada através da interpretação da forma e do conteúdo envoltos ao real, de forma a superar a historicidade marcada por conflitos sociais, políticos, culturais, econômicos e ideológicos, que em seu movimento interferem diretamente no ensino desta disciplina, seja qualitativamente, seja na sua precarização. É neste intuito que propomos uma pesquisa assentada nas regras do método dialético - a apropriação da contradição (a essência da dialética), da totalidade (conexão) e do movimento (historicidade), fundamentais para o desvendamento da realidade concreta da formação inicial e continuada de professores. Afinal, os movimentos contrários, a luta e o conflito interno, a ligação/dissociabilidade de todas as coisas e as transições fazem parte da carreira docente tanto na academia, durante o seu processo formativo inicial, como na práxis pedagógica, se estendendo por toda a sua trajetória profissional.UFPIPaz e Silva, Lineu AparecidoSilva, Alcineia de Souza2017-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/539110.26694/equador.v6i1.5391REVISTA EQUADOR; v. 6, n. 1 (2017); 40 - 562317-349110.26694/equador.v6i1reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/5391/3596info:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T18:20:43Zoai:ojs.10.22.15.19:article/5391Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2022-11-29T18:20:43Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOB A PERSPECTIVA DIALÉTICA |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOB A PERSPECTIVA DIALÉTICA |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOB A PERSPECTIVA DIALÉTICA Paz e Silva, Lineu Aparecido Geografia Ensino de Geografia; Formação de professores; Método dialético. |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOB A PERSPECTIVA DIALÉTICA |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOB A PERSPECTIVA DIALÉTICA |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOB A PERSPECTIVA DIALÉTICA |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOB A PERSPECTIVA DIALÉTICA |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOB A PERSPECTIVA DIALÉTICA |
author |
Paz e Silva, Lineu Aparecido |
author_facet |
Paz e Silva, Lineu Aparecido Silva, Alcineia de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Alcineia de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paz e Silva, Lineu Aparecido Silva, Alcineia de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Ensino de Geografia; Formação de professores; Método dialético. |
topic |
Geografia Ensino de Geografia; Formação de professores; Método dialético. |
description |
Este trabalho visa apresentar fundamentos acerca da apropriação do método dialético numa pesquisa científica, cujo objeto de estudo se paute na formação do professor de Geografia, seja ela inicial ou continuada. Para tanto, nos apoiamos nas considerações de diversos autores que discutem a temática, bem como nas proposições epistemológicas acerca do método. Como fundamento inicial, destacamos o currículo das licenciaturas como o fio condutor da tensão e da assimetria entre a academia e a prática pedagógica deste docente, seguida da discussão sobre a importância da formação continuada para a qualidade de ensino desta disciplina escolar. É certo que a realidade presente neste processo é marcada por contradições entre as totalidades concretas que a cercam. Portanto, destacamos a relevância do método dialético nas investigações acerca destas problemáticas, pois a dialética fornece instrumentos para que a compreensão e a análise do movimento que permeia a formação de professores de Geografia seja concretizada através da interpretação da forma e do conteúdo envoltos ao real, de forma a superar a historicidade marcada por conflitos sociais, políticos, culturais, econômicos e ideológicos, que em seu movimento interferem diretamente no ensino desta disciplina, seja qualitativamente, seja na sua precarização. É neste intuito que propomos uma pesquisa assentada nas regras do método dialético - a apropriação da contradição (a essência da dialética), da totalidade (conexão) e do movimento (historicidade), fundamentais para o desvendamento da realidade concreta da formação inicial e continuada de professores. Afinal, os movimentos contrários, a luta e o conflito interno, a ligação/dissociabilidade de todas as coisas e as transições fazem parte da carreira docente tanto na academia, durante o seu processo formativo inicial, como na práxis pedagógica, se estendendo por toda a sua trajetória profissional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/5391 10.26694/equador.v6i1.5391 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/5391 |
identifier_str_mv |
10.26694/equador.v6i1.5391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/5391/3596 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPI |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA EQUADOR; v. 6, n. 1 (2017); 40 - 56 2317-3491 10.26694/equador.v6i1 reponame:Revista Equador instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista Equador |
collection |
Revista Equador |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br |
_version_ |
1799756063112691712 |