EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PRÁTICA DOCENTE.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Equador |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/14089 |
Resumo: | A educação ambiental é uma temática obrigatória no sistema educacional brasileiro, contudo, é importante avaliar as dificuldades enfrentadas pelos docentes para desenvolver atividades nessa área, sobretudo na educação básica. Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa com oito professores de ciências e biologia que atuam no ensino fundamental e médio em escolas da Zona da Mata rondoniense. O objetivo foi identificar as barreiras encontradas pelos professores para abordar a educação ambiental em suas práticas docentes. A metodologia empregada foi quali-quantitativa, utilizando a Metodologia Q para coletar dados dos professores de escolas estaduais da região pesquisada. Os resultados apontam que os principais desafios enfrentados pelos professores são de ordem financeira e logística, além da falta de formação continuada na área de educação ambiental. Adicionalmente, a pesquisa mostrou que a falta de material didático é um fator limitante para a prática docente. |
id |
UFPI-2_4bbf290ed4395bdcf8fa798bb8523d6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/14089 |
network_acronym_str |
UFPI-2 |
network_name_str |
Revista Equador |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PRÁTICA DOCENTE.Ensino de Ciências. Educação AmbientalBarreiras no ensino. Formação profissional. Falta de materiaisA educação ambiental é uma temática obrigatória no sistema educacional brasileiro, contudo, é importante avaliar as dificuldades enfrentadas pelos docentes para desenvolver atividades nessa área, sobretudo na educação básica. Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa com oito professores de ciências e biologia que atuam no ensino fundamental e médio em escolas da Zona da Mata rondoniense. O objetivo foi identificar as barreiras encontradas pelos professores para abordar a educação ambiental em suas práticas docentes. A metodologia empregada foi quali-quantitativa, utilizando a Metodologia Q para coletar dados dos professores de escolas estaduais da região pesquisada. Os resultados apontam que os principais desafios enfrentados pelos professores são de ordem financeira e logística, além da falta de formação continuada na área de educação ambiental. Adicionalmente, a pesquisa mostrou que a falta de material didático é um fator limitante para a prática docente.UFPISouza, Kellyson Silva deGarcia, Patricia Helena MirandolaDelarmelinda, Elaine Almeida2024-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/1408910.26694/equador.v12i3.14089REVISTA EQUADOR; v. 12, n. 3 (2023); 342-3612317-349110.26694/equador.v12i3reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/14089/8760https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/downloadSuppFile/14089/3945Direitos autorais 2024 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-02T19:00:43Zoai:ojs.10.22.15.19:article/14089Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2024-04-02T19:00:43Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PRÁTICA DOCENTE. |
title |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PRÁTICA DOCENTE. |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PRÁTICA DOCENTE. Souza, Kellyson Silva de Ensino de Ciências. Educação Ambiental Barreiras no ensino. Formação profissional. Falta de materiais |
title_short |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PRÁTICA DOCENTE. |
title_full |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PRÁTICA DOCENTE. |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PRÁTICA DOCENTE. |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PRÁTICA DOCENTE. |
title_sort |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PRÁTICA DOCENTE. |
author |
Souza, Kellyson Silva de |
author_facet |
Souza, Kellyson Silva de Garcia, Patricia Helena Mirandola Delarmelinda, Elaine Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Patricia Helena Mirandola Delarmelinda, Elaine Almeida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Kellyson Silva de Garcia, Patricia Helena Mirandola Delarmelinda, Elaine Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências. Educação Ambiental Barreiras no ensino. Formação profissional. Falta de materiais |
topic |
Ensino de Ciências. Educação Ambiental Barreiras no ensino. Formação profissional. Falta de materiais |
description |
A educação ambiental é uma temática obrigatória no sistema educacional brasileiro, contudo, é importante avaliar as dificuldades enfrentadas pelos docentes para desenvolver atividades nessa área, sobretudo na educação básica. Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa com oito professores de ciências e biologia que atuam no ensino fundamental e médio em escolas da Zona da Mata rondoniense. O objetivo foi identificar as barreiras encontradas pelos professores para abordar a educação ambiental em suas práticas docentes. A metodologia empregada foi quali-quantitativa, utilizando a Metodologia Q para coletar dados dos professores de escolas estaduais da região pesquisada. Os resultados apontam que os principais desafios enfrentados pelos professores são de ordem financeira e logística, além da falta de formação continuada na área de educação ambiental. Adicionalmente, a pesquisa mostrou que a falta de material didático é um fator limitante para a prática docente. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/14089 10.26694/equador.v12i3.14089 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/14089 |
identifier_str_mv |
10.26694/equador.v12i3.14089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/14089/8760 https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/downloadSuppFile/14089/3945 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 REVISTA EQUADOR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 REVISTA EQUADOR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPI |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA EQUADOR; v. 12, n. 3 (2023); 342-361 2317-3491 10.26694/equador.v12i3 reponame:Revista Equador instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista Equador |
collection |
Revista Equador |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br |
_version_ |
1799756063102205952 |