EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PRÁTICA DOCENTE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Kellyson Silva de
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Garcia, Patricia Helena Mirandola, Delarmelinda, Elaine Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Equador
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/14089
Resumo: A educação ambiental é uma temática obrigatória no sistema educacional brasileiro, contudo, é importante avaliar as dificuldades enfrentadas pelos docentes para desenvolver atividades nessa área, sobretudo na educação básica. Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa com oito professores de ciências e biologia que atuam no ensino fundamental e médio em escolas da Zona da Mata rondoniense. O objetivo foi identificar as barreiras encontradas pelos professores para abordar a educação ambiental em suas práticas docentes. A metodologia empregada foi quali-quantitativa, utilizando a Metodologia Q para coletar dados dos professores de escolas estaduais da região pesquisada. Os resultados apontam que os principais desafios enfrentados pelos professores são de ordem financeira e logística, além da falta de formação continuada na área de educação ambiental. Adicionalmente, a pesquisa mostrou que a falta de material didático é um fator limitante para a prática docente.
id UFPI-2_4bbf290ed4395bdcf8fa798bb8523d6d
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/14089
network_acronym_str UFPI-2
network_name_str Revista Equador
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PRÁTICA DOCENTE.Ensino de Ciências. Educação AmbientalBarreiras no ensino. Formação profissional. Falta de materiaisA educação ambiental é uma temática obrigatória no sistema educacional brasileiro, contudo, é importante avaliar as dificuldades enfrentadas pelos docentes para desenvolver atividades nessa área, sobretudo na educação básica. Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa com oito professores de ciências e biologia que atuam no ensino fundamental e médio em escolas da Zona da Mata rondoniense. O objetivo foi identificar as barreiras encontradas pelos professores para abordar a educação ambiental em suas práticas docentes. A metodologia empregada foi quali-quantitativa, utilizando a Metodologia Q para coletar dados dos professores de escolas estaduais da região pesquisada. Os resultados apontam que os principais desafios enfrentados pelos professores são de ordem financeira e logística, além da falta de formação continuada na área de educação ambiental. Adicionalmente, a pesquisa mostrou que a falta de material didático é um fator limitante para a prática docente.UFPISouza, Kellyson Silva deGarcia, Patricia Helena MirandolaDelarmelinda, Elaine Almeida2024-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/1408910.26694/equador.v12i3.14089REVISTA EQUADOR; v. 12, n. 3 (2023); 342-3612317-349110.26694/equador.v12i3reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/14089/8760https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/downloadSuppFile/14089/3945Direitos autorais 2024 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-02T19:00:43Zoai:ojs.10.22.15.19:article/14089Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2024-04-02T19:00:43Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PRÁTICA DOCENTE.
title EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PRÁTICA DOCENTE.
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PRÁTICA DOCENTE.
Souza, Kellyson Silva de
Ensino de Ciências. Educação Ambiental
Barreiras no ensino. Formação profissional. Falta de materiais
title_short EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PRÁTICA DOCENTE.
title_full EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PRÁTICA DOCENTE.
title_fullStr EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PRÁTICA DOCENTE.
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PRÁTICA DOCENTE.
title_sort EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PRÁTICA DOCENTE.
author Souza, Kellyson Silva de
author_facet Souza, Kellyson Silva de
Garcia, Patricia Helena Mirandola
Delarmelinda, Elaine Almeida
author_role author
author2 Garcia, Patricia Helena Mirandola
Delarmelinda, Elaine Almeida
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Kellyson Silva de
Garcia, Patricia Helena Mirandola
Delarmelinda, Elaine Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências. Educação Ambiental
Barreiras no ensino. Formação profissional. Falta de materiais
topic Ensino de Ciências. Educação Ambiental
Barreiras no ensino. Formação profissional. Falta de materiais
description A educação ambiental é uma temática obrigatória no sistema educacional brasileiro, contudo, é importante avaliar as dificuldades enfrentadas pelos docentes para desenvolver atividades nessa área, sobretudo na educação básica. Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa com oito professores de ciências e biologia que atuam no ensino fundamental e médio em escolas da Zona da Mata rondoniense. O objetivo foi identificar as barreiras encontradas pelos professores para abordar a educação ambiental em suas práticas docentes. A metodologia empregada foi quali-quantitativa, utilizando a Metodologia Q para coletar dados dos professores de escolas estaduais da região pesquisada. Os resultados apontam que os principais desafios enfrentados pelos professores são de ordem financeira e logística, além da falta de formação continuada na área de educação ambiental. Adicionalmente, a pesquisa mostrou que a falta de material didático é um fator limitante para a prática docente.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/14089
10.26694/equador.v12i3.14089
url https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/14089
identifier_str_mv 10.26694/equador.v12i3.14089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/14089/8760
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/downloadSuppFile/14089/3945
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 REVISTA EQUADOR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 REVISTA EQUADOR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPI
publisher.none.fl_str_mv UFPI
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA EQUADOR; v. 12, n. 3 (2023); 342-361
2317-3491
10.26694/equador.v12i3
reponame:Revista Equador
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista Equador
collection Revista Equador
repository.name.fl_str_mv Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br
_version_ 1799756063102205952