O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA E A AVALIAÇÃO POR PORTFÓLIO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Equador |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/8572 |
Resumo: | RESUMO: Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o ensino da geomorfologia na Educação Superior, mas especificamente, no curso de Bacharelado em Arqueologia da Universidade Federal do Piauí- UFPI e apresentar relatos de experiência com relação ao processo de avaliação da aprendizagem por meio de portfólio. No Projeto Político Pedagógico do curso, aprovado em 2011, a geomorfologia constitui-se numa disciplina obrigatória, com carga horária de 60 horas (equivalente a 4 créditos) ofertada no 4 semestre do curso. A ementa versa sobre: o objeto e campo da geomorfologia; a relação da geomorfologia com as geociências; a ciência geomorfológica; as formas de relevo; os fatores exógenos do relevo terrestre, a cartografia geomorfológica e a gestão e os impactos. Estas temáticas foram abordadas através de aulas expositivas dialogadas e aulas de campo. Nas aulas os estudantes participaram de experiências pedagógicas distintas permitindo que se propusesse como um dos instrumentos de avaliação o portfólio que se constituiu num excelente instrumento de avaliação permitindo a elaboração de pensamento crítico e reflexivo. |
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O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA E A AVALIAÇÃO POR PORTFÓLIOEnsino de GeografiaGeomorfologia. Arqueologia. Aulas de Campo. Portfólio de Avaliação. RESUMO: Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o ensino da geomorfologia na Educação Superior, mas especificamente, no curso de Bacharelado em Arqueologia da Universidade Federal do Piauí- UFPI e apresentar relatos de experiência com relação ao processo de avaliação da aprendizagem por meio de portfólio. No Projeto Político Pedagógico do curso, aprovado em 2011, a geomorfologia constitui-se numa disciplina obrigatória, com carga horária de 60 horas (equivalente a 4 créditos) ofertada no 4 semestre do curso. A ementa versa sobre: o objeto e campo da geomorfologia; a relação da geomorfologia com as geociências; a ciência geomorfológica; as formas de relevo; os fatores exógenos do relevo terrestre, a cartografia geomorfológica e a gestão e os impactos. Estas temáticas foram abordadas através de aulas expositivas dialogadas e aulas de campo. Nas aulas os estudantes participaram de experiências pedagógicas distintas permitindo que se propusesse como um dos instrumentos de avaliação o portfólio que se constituiu num excelente instrumento de avaliação permitindo a elaboração de pensamento crítico e reflexivo.UFPIScabello, Andrea Lourdes Monteiro2019-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/857210.26694/equador.v8i1.8572REVISTA EQUADOR; v. 8, n. 1 (2019); 99 - 1152317-349110.26694/equador.v8i1reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/8572/5335Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-05T12:09:20Zoai:ojs.10.22.15.19:article/8572Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2019-07-05T12:09:20Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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RESUMO: Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o ensino da geomorfologia na Educação Superior, mas especificamente, no curso de Bacharelado em Arqueologia da Universidade Federal do Piauí- UFPI e apresentar relatos de experiência com relação ao processo de avaliação da aprendizagem por meio de portfólio. No Projeto Político Pedagógico do curso, aprovado em 2011, a geomorfologia constitui-se numa disciplina obrigatória, com carga horária de 60 horas (equivalente a 4 créditos) ofertada no 4 semestre do curso. A ementa versa sobre: o objeto e campo da geomorfologia; a relação da geomorfologia com as geociências; a ciência geomorfológica; as formas de relevo; os fatores exógenos do relevo terrestre, a cartografia geomorfológica e a gestão e os impactos. Estas temáticas foram abordadas através de aulas expositivas dialogadas e aulas de campo. Nas aulas os estudantes participaram de experiências pedagógicas distintas permitindo que se propusesse como um dos instrumentos de avaliação o portfólio que se constituiu num excelente instrumento de avaliação permitindo a elaboração de pensamento crítico e reflexivo. |
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