AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Equador |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9232 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma estão sendo abordados as temáticas físico-naturais no ensino de Geografia. Sob a hipótese que esses temas podem ser trabalhados na Geografia escolar numa perspectiva integrada sem dissociá-los do social, podendo promover uma aprendizagem significativa. Para realização do mesmo foi utilizado como metodologia: revisão bibliográfica sobre a teoria geossistêmica, revisão de dois livros didáticos do 6º ano do ensino fundamental e do 1º ano do Ensino médio, ambos adotados na Escola Estadual Professora Claudeci Pinheiro Torres (EEPCPT), localizada no município de São Rafael do estado Rio Grande do Norte. Como resultados foi possível perceber que os livros didáticos permanecem utilizando-se pouco da teoria geossistemica em seus conteúdos e que os conteúdos são apresentados de forma fragmentada com destaque para quantidade enciclopedismo, conceituações e poucas questões problema que despertem o raciocínio geográfico do aluno. |
id |
UFPI-2_a5faf82334f493be1041e94e6ccb652e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/9232 |
network_acronym_str |
UFPI-2 |
network_name_str |
Revista Equador |
repository_id_str |
|
spelling |
AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIAEnsino de GeografiaTemas físico-naturais; Geossistema; Ensino de Geografia; Livro didático.O presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma estão sendo abordados as temáticas físico-naturais no ensino de Geografia. Sob a hipótese que esses temas podem ser trabalhados na Geografia escolar numa perspectiva integrada sem dissociá-los do social, podendo promover uma aprendizagem significativa. Para realização do mesmo foi utilizado como metodologia: revisão bibliográfica sobre a teoria geossistêmica, revisão de dois livros didáticos do 6º ano do ensino fundamental e do 1º ano do Ensino médio, ambos adotados na Escola Estadual Professora Claudeci Pinheiro Torres (EEPCPT), localizada no município de São Rafael do estado Rio Grande do Norte. Como resultados foi possível perceber que os livros didáticos permanecem utilizando-se pouco da teoria geossistemica em seus conteúdos e que os conteúdos são apresentados de forma fragmentada com destaque para quantidade enciclopedismo, conceituações e poucas questões problema que despertem o raciocínio geográfico do aluno.UFPIAraújo, Francisco Hermínio RamalhoDiniz, Eloiza Lima SouzaDiniz, Marco Túlio Mendonça2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/923210.26694/equador.v8i2.9232REVISTA EQUADOR; v. 8, n. 2 (2019); 257 - 2752317-349110.26694/equador.v8i2reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9232/5408Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-31T14:07:57Zoai:ojs.10.22.15.19:article/9232Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2019-08-31T14:07:57Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
title |
AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
spellingShingle |
AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA Araújo, Francisco Hermínio Ramalho Ensino de Geografia Temas físico-naturais; Geossistema; Ensino de Geografia; Livro didático. |
title_short |
AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
title_full |
AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
title_fullStr |
AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
title_full_unstemmed |
AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
title_sort |
AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
author |
Araújo, Francisco Hermínio Ramalho |
author_facet |
Araújo, Francisco Hermínio Ramalho Diniz, Eloiza Lima Souza Diniz, Marco Túlio Mendonça |
author_role |
author |
author2 |
Diniz, Eloiza Lima Souza Diniz, Marco Túlio Mendonça |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Francisco Hermínio Ramalho Diniz, Eloiza Lima Souza Diniz, Marco Túlio Mendonça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Temas físico-naturais; Geossistema; Ensino de Geografia; Livro didático. |
topic |
Ensino de Geografia Temas físico-naturais; Geossistema; Ensino de Geografia; Livro didático. |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma estão sendo abordados as temáticas físico-naturais no ensino de Geografia. Sob a hipótese que esses temas podem ser trabalhados na Geografia escolar numa perspectiva integrada sem dissociá-los do social, podendo promover uma aprendizagem significativa. Para realização do mesmo foi utilizado como metodologia: revisão bibliográfica sobre a teoria geossistêmica, revisão de dois livros didáticos do 6º ano do ensino fundamental e do 1º ano do Ensino médio, ambos adotados na Escola Estadual Professora Claudeci Pinheiro Torres (EEPCPT), localizada no município de São Rafael do estado Rio Grande do Norte. Como resultados foi possível perceber que os livros didáticos permanecem utilizando-se pouco da teoria geossistemica em seus conteúdos e que os conteúdos são apresentados de forma fragmentada com destaque para quantidade enciclopedismo, conceituações e poucas questões problema que despertem o raciocínio geográfico do aluno. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9232 10.26694/equador.v8i2.9232 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9232 |
identifier_str_mv |
10.26694/equador.v8i2.9232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9232/5408 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADOR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADOR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPI |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA EQUADOR; v. 8, n. 2 (2019); 257 - 275 2317-3491 10.26694/equador.v8i2 reponame:Revista Equador instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista Equador |
collection |
Revista Equador |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br |
_version_ |
1788990155248369664 |