AVALIAÇÃO DO CONFORTO HUMANO NO TRANSPORTE PÚBLICO PAULISTANO EM VEÍCULOS CLIMATIZADOS E NÃO CLIMATIZADOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Equador |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/6646 |
Resumo: | O município de São Paulo conta com uma frota de 14.440 veículos de transporte público, sendo que desses, apenas 2.338 são climatizados. Nessa pesquisa foi avaliado o conforto humano em ônibus climatizados (OC) e não climatizados (ONC) para os usuários da linha 6000-10 nos dias 15 e 29 de agosto de 2016. Para este objetivo, foram realizados trabalhos de campo para registro da temperatura do ar, umidade relativa e ponto de orvalho no ambiente interno dos ônibus. Esses atributos climáticos foram relacionados com a lotação, o uso do solo do trajeto percorrido e aos sistemas sinóticos atuantes na região. Na análise dos dados foi aplicado o Índice de Desconforto Humano. A comparação dos dados revelou que o ONC apresenta maior suscetibilidade aos atributos climáticos externos do que os ônibus climatizados, nos permitindo concluir que o OC se mostrou mais eficiente ao isolar termicamente a ambiente interno do ônibus. Acrescentamos ainda que a partir da análise do Índice de Desconforto Humano, o OC apresentou maior conforto humano para os seus usuários nos dias avaliados. |
id |
UFPI-2_aeaeacf688d13b9690208dc4b96f0f8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/6646 |
network_acronym_str |
UFPI-2 |
network_name_str |
Revista Equador |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DO CONFORTO HUMANO NO TRANSPORTE PÚBLICO PAULISTANO EM VEÍCULOS CLIMATIZADOS E NÃO CLIMATIZADOSGeografia Física; Climatologia; MicroclimatologiaTemperatura do ar, Umidade Relativa, Uso do Solo, Lotação, Índices de ConfortoO município de São Paulo conta com uma frota de 14.440 veículos de transporte público, sendo que desses, apenas 2.338 são climatizados. Nessa pesquisa foi avaliado o conforto humano em ônibus climatizados (OC) e não climatizados (ONC) para os usuários da linha 6000-10 nos dias 15 e 29 de agosto de 2016. Para este objetivo, foram realizados trabalhos de campo para registro da temperatura do ar, umidade relativa e ponto de orvalho no ambiente interno dos ônibus. Esses atributos climáticos foram relacionados com a lotação, o uso do solo do trajeto percorrido e aos sistemas sinóticos atuantes na região. Na análise dos dados foi aplicado o Índice de Desconforto Humano. A comparação dos dados revelou que o ONC apresenta maior suscetibilidade aos atributos climáticos externos do que os ônibus climatizados, nos permitindo concluir que o OC se mostrou mais eficiente ao isolar termicamente a ambiente interno do ônibus. Acrescentamos ainda que a partir da análise do Índice de Desconforto Humano, o OC apresentou maior conforto humano para os seus usuários nos dias avaliados.UFPIdos Santos, Caroline FreireGalvani, Emerson2019-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/664610.26694/equador.v7i2.6646REVISTA EQUADOR; v. 7, n. 2 (2018); 01 - 162317-349110.26694/equador.v7i2reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/6646/4899Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-02T17:54:02Zoai:ojs.10.22.15.19:article/6646Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2019-01-02T17:54:02Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DO CONFORTO HUMANO NO TRANSPORTE PÚBLICO PAULISTANO EM VEÍCULOS CLIMATIZADOS E NÃO CLIMATIZADOS |
title |
AVALIAÇÃO DO CONFORTO HUMANO NO TRANSPORTE PÚBLICO PAULISTANO EM VEÍCULOS CLIMATIZADOS E NÃO CLIMATIZADOS |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DO CONFORTO HUMANO NO TRANSPORTE PÚBLICO PAULISTANO EM VEÍCULOS CLIMATIZADOS E NÃO CLIMATIZADOS dos Santos, Caroline Freire Geografia Física; Climatologia; Microclimatologia Temperatura do ar, Umidade Relativa, Uso do Solo, Lotação, Índices de Conforto |
title_short |
AVALIAÇÃO DO CONFORTO HUMANO NO TRANSPORTE PÚBLICO PAULISTANO EM VEÍCULOS CLIMATIZADOS E NÃO CLIMATIZADOS |
title_full |
AVALIAÇÃO DO CONFORTO HUMANO NO TRANSPORTE PÚBLICO PAULISTANO EM VEÍCULOS CLIMATIZADOS E NÃO CLIMATIZADOS |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DO CONFORTO HUMANO NO TRANSPORTE PÚBLICO PAULISTANO EM VEÍCULOS CLIMATIZADOS E NÃO CLIMATIZADOS |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DO CONFORTO HUMANO NO TRANSPORTE PÚBLICO PAULISTANO EM VEÍCULOS CLIMATIZADOS E NÃO CLIMATIZADOS |
title_sort |
AVALIAÇÃO DO CONFORTO HUMANO NO TRANSPORTE PÚBLICO PAULISTANO EM VEÍCULOS CLIMATIZADOS E NÃO CLIMATIZADOS |
author |
dos Santos, Caroline Freire |
author_facet |
dos Santos, Caroline Freire Galvani, Emerson |
author_role |
author |
author2 |
Galvani, Emerson |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Caroline Freire Galvani, Emerson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Física; Climatologia; Microclimatologia Temperatura do ar, Umidade Relativa, Uso do Solo, Lotação, Índices de Conforto |
topic |
Geografia Física; Climatologia; Microclimatologia Temperatura do ar, Umidade Relativa, Uso do Solo, Lotação, Índices de Conforto |
description |
O município de São Paulo conta com uma frota de 14.440 veículos de transporte público, sendo que desses, apenas 2.338 são climatizados. Nessa pesquisa foi avaliado o conforto humano em ônibus climatizados (OC) e não climatizados (ONC) para os usuários da linha 6000-10 nos dias 15 e 29 de agosto de 2016. Para este objetivo, foram realizados trabalhos de campo para registro da temperatura do ar, umidade relativa e ponto de orvalho no ambiente interno dos ônibus. Esses atributos climáticos foram relacionados com a lotação, o uso do solo do trajeto percorrido e aos sistemas sinóticos atuantes na região. Na análise dos dados foi aplicado o Índice de Desconforto Humano. A comparação dos dados revelou que o ONC apresenta maior suscetibilidade aos atributos climáticos externos do que os ônibus climatizados, nos permitindo concluir que o OC se mostrou mais eficiente ao isolar termicamente a ambiente interno do ônibus. Acrescentamos ainda que a partir da análise do Índice de Desconforto Humano, o OC apresentou maior conforto humano para os seus usuários nos dias avaliados. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/6646 10.26694/equador.v7i2.6646 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/6646 |
identifier_str_mv |
10.26694/equador.v7i2.6646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/6646/4899 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADOR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 REVISTA EQUADOR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPI |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA EQUADOR; v. 7, n. 2 (2018); 01 - 16 2317-3491 10.26694/equador.v7i2 reponame:Revista Equador instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista Equador |
collection |
Revista Equador |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br |
_version_ |
1799756062711087104 |