O judas em sábado de aleluia: no mínimo gesto, o valor artístico nas comédias de costumes de Martins Pena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contraponto (Teresina) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/9508 |
Resumo: | Este trabalho apresenta reflexões a respeito do gênero teatral comédia de costumes, o qual tem como característica básica a abordagem dos costumes e festas populares. Escolheu-se como objeto de análise a peça O judas em sábado de aleluia, do comediógrafo brasileiro Martins Pena, a fim de evidenciar que, a partir da composição estética, as peças desse autor sugerem reflexões acerca dos valores pseudo-burgueses do Brasil do século XIX. Considerado o criador do gênero comédia de costumes, no Brasil, Martins Pena representou em sua obra o Brasil tal como ele era, motivo pelo qual suas peças foram consideradas inferiores por muitos críticos importantes da época. Entretanto, muitos estudos recentes têm demonstrado que Martins Pena inscreve-se na história do teatro brasileiro como um visionário que soube distanciar-se dos padrões estéticos europeus, para produzir um teatro autenticamente brasileiro, caracterizado pela valorização do nacionalismo e da cor local (marcas do Romantismo), ao mesmo tempo em que propunha uma desconstrução dos padrões pré-estabelecidos pela crítica oitocentista, arraigada ao modelo europeu. Dessa maneira, a obra de Martins Pena demanda um novo olhar sobre o fazer teatral, mostrando que a arte é criação que não se subordina a padrões estanques.Palavras chave: Martins Pena; comédia de costumes; O Judas em sábado de aleluia. |
id |
UFPI-3_5182efcb02f256564dab4fd52dcb32be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/9508 |
network_acronym_str |
UFPI-3 |
network_name_str |
Contraponto (Teresina) |
repository_id_str |
|
spelling |
O judas em sábado de aleluia: no mínimo gesto, o valor artístico nas comédias de costumes de Martins PenaEste trabalho apresenta reflexões a respeito do gênero teatral comédia de costumes, o qual tem como característica básica a abordagem dos costumes e festas populares. Escolheu-se como objeto de análise a peça O judas em sábado de aleluia, do comediógrafo brasileiro Martins Pena, a fim de evidenciar que, a partir da composição estética, as peças desse autor sugerem reflexões acerca dos valores pseudo-burgueses do Brasil do século XIX. Considerado o criador do gênero comédia de costumes, no Brasil, Martins Pena representou em sua obra o Brasil tal como ele era, motivo pelo qual suas peças foram consideradas inferiores por muitos críticos importantes da época. Entretanto, muitos estudos recentes têm demonstrado que Martins Pena inscreve-se na história do teatro brasileiro como um visionário que soube distanciar-se dos padrões estéticos europeus, para produzir um teatro autenticamente brasileiro, caracterizado pela valorização do nacionalismo e da cor local (marcas do Romantismo), ao mesmo tempo em que propunha uma desconstrução dos padrões pré-estabelecidos pela crítica oitocentista, arraigada ao modelo europeu. Dessa maneira, a obra de Martins Pena demanda um novo olhar sobre o fazer teatral, mostrando que a arte é criação que não se subordina a padrões estanques.Palavras chave: Martins Pena; comédia de costumes; O Judas em sábado de aleluia.ContrapontoAlmeida, Marcia Geralda2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/9508Contraponto; v. 8, n. 1 (2019): O teatro e o popular2236-6822reponame:Contraponto (Teresina)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/9508/5508Direitos autorais 2019 Marcia Geralda Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-25T18:10:15Zoai:ojs.10.22.15.19:article/9508Revistahttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contrapontoPUBhttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contraponto/oairevistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com2236-68222236-6822opendoar:2020-06-25T18:10:15Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O judas em sábado de aleluia: no mínimo gesto, o valor artístico nas comédias de costumes de Martins Pena |
title |
O judas em sábado de aleluia: no mínimo gesto, o valor artístico nas comédias de costumes de Martins Pena |
spellingShingle |
O judas em sábado de aleluia: no mínimo gesto, o valor artístico nas comédias de costumes de Martins Pena Almeida, Marcia Geralda |
title_short |
O judas em sábado de aleluia: no mínimo gesto, o valor artístico nas comédias de costumes de Martins Pena |
title_full |
O judas em sábado de aleluia: no mínimo gesto, o valor artístico nas comédias de costumes de Martins Pena |
title_fullStr |
O judas em sábado de aleluia: no mínimo gesto, o valor artístico nas comédias de costumes de Martins Pena |
title_full_unstemmed |
O judas em sábado de aleluia: no mínimo gesto, o valor artístico nas comédias de costumes de Martins Pena |
title_sort |
O judas em sábado de aleluia: no mínimo gesto, o valor artístico nas comédias de costumes de Martins Pena |
author |
Almeida, Marcia Geralda |
author_facet |
Almeida, Marcia Geralda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Marcia Geralda |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este trabalho apresenta reflexões a respeito do gênero teatral comédia de costumes, o qual tem como característica básica a abordagem dos costumes e festas populares. Escolheu-se como objeto de análise a peça O judas em sábado de aleluia, do comediógrafo brasileiro Martins Pena, a fim de evidenciar que, a partir da composição estética, as peças desse autor sugerem reflexões acerca dos valores pseudo-burgueses do Brasil do século XIX. Considerado o criador do gênero comédia de costumes, no Brasil, Martins Pena representou em sua obra o Brasil tal como ele era, motivo pelo qual suas peças foram consideradas inferiores por muitos críticos importantes da época. Entretanto, muitos estudos recentes têm demonstrado que Martins Pena inscreve-se na história do teatro brasileiro como um visionário que soube distanciar-se dos padrões estéticos europeus, para produzir um teatro autenticamente brasileiro, caracterizado pela valorização do nacionalismo e da cor local (marcas do Romantismo), ao mesmo tempo em que propunha uma desconstrução dos padrões pré-estabelecidos pela crítica oitocentista, arraigada ao modelo europeu. Dessa maneira, a obra de Martins Pena demanda um novo olhar sobre o fazer teatral, mostrando que a arte é criação que não se subordina a padrões estanques.Palavras chave: Martins Pena; comédia de costumes; O Judas em sábado de aleluia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/9508 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/9508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/9508/5508 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Marcia Geralda Almeida info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Marcia Geralda Almeida |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Contraponto |
publisher.none.fl_str_mv |
Contraponto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contraponto; v. 8, n. 1 (2019): O teatro e o popular 2236-6822 reponame:Contraponto (Teresina) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Contraponto (Teresina) |
collection |
Contraponto (Teresina) |
repository.name.fl_str_mv |
Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com |
_version_ |
1788990144029655041 |