Criação do ensino técnico industrial federal como “política industrial” no Brasil: uma análise investigativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contraponto (Teresina) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/14048 |
Resumo: | Resumo: Por sua finalidade intrínseca, a criação do Ensino Técnico Industrial se justifica e motiva dentro do contexto do processo de industrialização. Partindo desse pressuposto, esse estudo objetiva entender a relação entre a criação das Escolas de Aprendizes Artífices, representante do Ensino Técnico Industrial Federal no Brasil de 1909, e o processo de implementação da industrialização no país. Através da construção de um arcabouço teórico e legislativo da evolução histórica e contextual, intentou-se evidenciar a articulação entre o Ensino Técnico Industrial Federal e o desenvolvimento da indústria nacional, para verificar as relações de influência entre a criação do Ensino Técnico Industrial Federal e o processo de industrialização brasileiro de modo a verificar seu possível papel estratégico como política industrial.Palavras-chaves: educação profissional, ensino técnico industrial, industrialização. |
id |
UFPI-3_8fc9b864f4c3166df11044fd8575f243 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/14048 |
network_acronym_str |
UFPI-3 |
network_name_str |
Contraponto (Teresina) |
repository_id_str |
|
spelling |
Criação do ensino técnico industrial federal como “política industrial” no Brasil: uma análise investigativaResumo: Por sua finalidade intrínseca, a criação do Ensino Técnico Industrial se justifica e motiva dentro do contexto do processo de industrialização. Partindo desse pressuposto, esse estudo objetiva entender a relação entre a criação das Escolas de Aprendizes Artífices, representante do Ensino Técnico Industrial Federal no Brasil de 1909, e o processo de implementação da industrialização no país. Através da construção de um arcabouço teórico e legislativo da evolução histórica e contextual, intentou-se evidenciar a articulação entre o Ensino Técnico Industrial Federal e o desenvolvimento da indústria nacional, para verificar as relações de influência entre a criação do Ensino Técnico Industrial Federal e o processo de industrialização brasileiro de modo a verificar seu possível papel estratégico como política industrial.Palavras-chaves: educação profissional, ensino técnico industrial, industrialização.ContrapontoCarvalho, Elisa de2023-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/14048Contraponto; v. 11, n. 1 (2022): Feições do Oitocentos; 159-1792236-6822reponame:Contraponto (Teresina)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/14048/8495Direitos autorais 2023 Elisa de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-28T21:50:47Zoai:ojs.10.22.15.19:article/14048Revistahttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contrapontoPUBhttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contraponto/oairevistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com2236-68222236-6822opendoar:2023-04-28T21:50:47Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criação do ensino técnico industrial federal como “política industrial” no Brasil: uma análise investigativa |
title |
Criação do ensino técnico industrial federal como “política industrial” no Brasil: uma análise investigativa |
spellingShingle |
Criação do ensino técnico industrial federal como “política industrial” no Brasil: uma análise investigativa Carvalho, Elisa de |
title_short |
Criação do ensino técnico industrial federal como “política industrial” no Brasil: uma análise investigativa |
title_full |
Criação do ensino técnico industrial federal como “política industrial” no Brasil: uma análise investigativa |
title_fullStr |
Criação do ensino técnico industrial federal como “política industrial” no Brasil: uma análise investigativa |
title_full_unstemmed |
Criação do ensino técnico industrial federal como “política industrial” no Brasil: uma análise investigativa |
title_sort |
Criação do ensino técnico industrial federal como “política industrial” no Brasil: uma análise investigativa |
author |
Carvalho, Elisa de |
author_facet |
Carvalho, Elisa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Elisa de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Resumo: Por sua finalidade intrínseca, a criação do Ensino Técnico Industrial se justifica e motiva dentro do contexto do processo de industrialização. Partindo desse pressuposto, esse estudo objetiva entender a relação entre a criação das Escolas de Aprendizes Artífices, representante do Ensino Técnico Industrial Federal no Brasil de 1909, e o processo de implementação da industrialização no país. Através da construção de um arcabouço teórico e legislativo da evolução histórica e contextual, intentou-se evidenciar a articulação entre o Ensino Técnico Industrial Federal e o desenvolvimento da indústria nacional, para verificar as relações de influência entre a criação do Ensino Técnico Industrial Federal e o processo de industrialização brasileiro de modo a verificar seu possível papel estratégico como política industrial.Palavras-chaves: educação profissional, ensino técnico industrial, industrialização. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/14048 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/14048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/14048/8495 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Elisa de Carvalho info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Elisa de Carvalho |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Contraponto |
publisher.none.fl_str_mv |
Contraponto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contraponto; v. 11, n. 1 (2022): Feições do Oitocentos; 159-179 2236-6822 reponame:Contraponto (Teresina) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Contraponto (Teresina) |
collection |
Contraponto (Teresina) |
repository.name.fl_str_mv |
Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com |
_version_ |
1799756021370978304 |