HISTÓRIA E MEMÓRIA DA UNIDADE ESCOLAR ZEZITA SAMPAIO: DAS RECORDAÇÕES ÀS VIVENCIAS AOS OLHOS DE PROFESSORES
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contraponto (Teresina) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/4318 |
Resumo: | Este trabalho trata da História da Educação Piauiense, mais especificamente das memórias dos sujeitos que vivenciaram o período de fundação da Unidade Escolar Zezita Sampaio no período de 1957 a 1965, em Buriti dos Lopes- PI. Os anos de 1950 a 1960 compreendem um período em que a efervescência política era bastante refletida na cidade que, no entanto, não era percebida na educação, já que as condições escolares eram precárias devido à falta de estrutura de instituições educativas na cidade. Diante disso, com esse trabalho objetiva-se conhecer as histórias e as memórias dos professores que trabalharam na Escola São Vicente, hoje denominada Unidade Escolar Zezita Sampaio, a partir do ano de 1957, ano de sua fundação, a 1965. Especificamente objetiva-se: Traçar do perfil pessoal, acadêmico e profissional dos primeiros professores da escola; Caracterizar o tipo de aulas ministradas por esses professores e Conhecer a relação professor-aluno na escola na época. Para a realização deste trabalho, será utilizada a História Oral como técnica de pesquisa, utilizando com fonte a narrativa oral que será analisada à luz de autores como Bosi (1994), Brandão (2003), Ferro (1996), Magalhães (2005), entre outros, para compreendermos que os elementos relevantes a memória ainda não conhecida, devem ser inseridos no contexto social a fim de proporcionar a aquisição de conhecimentos e valorização social e cultural. Para tanto, serão considerados os aspectos históricos, sociais e políticos marcantes neste período e ainda empreendidas considerações acerca das relações sociais ali construídas, revelando e procurando entendê-las dentro do processo de formação da sociedade buritiense e, assim por meio destas revelações, poder reproduzir a identidade desta instituição com base nas lembranças que ainda existem guardadas na memória dos atores desta história. Palavras-chave: História e memórias. História da educação. Professores buritienses. |
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HISTÓRIA E MEMÓRIA DA UNIDADE ESCOLAR ZEZITA SAMPAIO: DAS RECORDAÇÕES ÀS VIVENCIAS AOS OLHOS DE PROFESSORESEste trabalho trata da História da Educação Piauiense, mais especificamente das memórias dos sujeitos que vivenciaram o período de fundação da Unidade Escolar Zezita Sampaio no período de 1957 a 1965, em Buriti dos Lopes- PI. Os anos de 1950 a 1960 compreendem um período em que a efervescência política era bastante refletida na cidade que, no entanto, não era percebida na educação, já que as condições escolares eram precárias devido à falta de estrutura de instituições educativas na cidade. Diante disso, com esse trabalho objetiva-se conhecer as histórias e as memórias dos professores que trabalharam na Escola São Vicente, hoje denominada Unidade Escolar Zezita Sampaio, a partir do ano de 1957, ano de sua fundação, a 1965. Especificamente objetiva-se: Traçar do perfil pessoal, acadêmico e profissional dos primeiros professores da escola; Caracterizar o tipo de aulas ministradas por esses professores e Conhecer a relação professor-aluno na escola na época. Para a realização deste trabalho, será utilizada a História Oral como técnica de pesquisa, utilizando com fonte a narrativa oral que será analisada à luz de autores como Bosi (1994), Brandão (2003), Ferro (1996), Magalhães (2005), entre outros, para compreendermos que os elementos relevantes a memória ainda não conhecida, devem ser inseridos no contexto social a fim de proporcionar a aquisição de conhecimentos e valorização social e cultural. Para tanto, serão considerados os aspectos históricos, sociais e políticos marcantes neste período e ainda empreendidas considerações acerca das relações sociais ali construídas, revelando e procurando entendê-las dentro do processo de formação da sociedade buritiense e, assim por meio destas revelações, poder reproduzir a identidade desta instituição com base nas lembranças que ainda existem guardadas na memória dos atores desta história. Palavras-chave: História e memórias. História da educação. Professores buritienses.ContrapontoDamasceno, EldaCunha, Renata2015-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/4318Contraponto; v. 3, n. 1 (2014): Estado Nacional, Identidades e Pluralidades Culturais; 922236-6822reponame:Contraponto (Teresina)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/4318/2562info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-03T18:13:04Zoai:ojs.10.22.15.19:article/4318Revistahttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contrapontoPUBhttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contraponto/oairevistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com2236-68222236-6822opendoar:2015-11-03T18:13:04Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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