MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NOS CONCEITOS META-HISTÓRICOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA AVALIADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLEM) (1997-2005)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contraponto (Teresina) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/3753 |
Resumo: | Este trabalho investiga as mudanças e permanências nos conteúdos conceituais de duas coleções de História antes e depois de sua avaliação pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM). O objetivo desse texto é saber se as políticas publicas para o livro didático foram responsáveis por uma adequação das coleções ao que recomendam os parâmetros de analise dos editais de seleção do referido programa. Foram analisadas as coleções História das cavernas ao terceiro milênio de Patrícia Ramos Braick e Myriam Becko Motta, nas edições de 1997 e 2005 e História Global: Brasil e Geral, de Gilberto Cotrim, nas edições de 2002 e 2005.Palavras chave: Ensino de História - Livro Didático - Conteúdos Conceituais. |
id |
UFPI-3_fef682e2159dcd118426a49d0296fad0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/3753 |
network_acronym_str |
UFPI-3 |
network_name_str |
Contraponto (Teresina) |
repository_id_str |
|
spelling |
MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NOS CONCEITOS META-HISTÓRICOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA AVALIADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLEM) (1997-2005)Este trabalho investiga as mudanças e permanências nos conteúdos conceituais de duas coleções de História antes e depois de sua avaliação pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM). O objetivo desse texto é saber se as políticas publicas para o livro didático foram responsáveis por uma adequação das coleções ao que recomendam os parâmetros de analise dos editais de seleção do referido programa. Foram analisadas as coleções História das cavernas ao terceiro milênio de Patrícia Ramos Braick e Myriam Becko Motta, nas edições de 1997 e 2005 e História Global: Brasil e Geral, de Gilberto Cotrim, nas edições de 2002 e 2005.Palavras chave: Ensino de História - Livro Didático - Conteúdos Conceituais.ContrapontoSouza, Kleber Luiz Gavião Machado de2015-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/3753Contraponto; v. 4, n. 1 (2015): Ensino de História; 5-182236-6822reponame:Contraponto (Teresina)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/3753/2164info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-17T20:35:59Zoai:ojs.10.22.15.19:article/3753Revistahttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contrapontoPUBhttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contraponto/oairevistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com2236-68222236-6822opendoar:2015-08-17T20:35:59Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NOS CONCEITOS META-HISTÓRICOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA AVALIADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLEM) (1997-2005) |
title |
MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NOS CONCEITOS META-HISTÓRICOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA AVALIADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLEM) (1997-2005) |
spellingShingle |
MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NOS CONCEITOS META-HISTÓRICOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA AVALIADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLEM) (1997-2005) Souza, Kleber Luiz Gavião Machado de |
title_short |
MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NOS CONCEITOS META-HISTÓRICOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA AVALIADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLEM) (1997-2005) |
title_full |
MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NOS CONCEITOS META-HISTÓRICOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA AVALIADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLEM) (1997-2005) |
title_fullStr |
MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NOS CONCEITOS META-HISTÓRICOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA AVALIADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLEM) (1997-2005) |
title_full_unstemmed |
MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NOS CONCEITOS META-HISTÓRICOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA AVALIADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLEM) (1997-2005) |
title_sort |
MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NOS CONCEITOS META-HISTÓRICOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA AVALIADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLEM) (1997-2005) |
author |
Souza, Kleber Luiz Gavião Machado de |
author_facet |
Souza, Kleber Luiz Gavião Machado de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Kleber Luiz Gavião Machado de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este trabalho investiga as mudanças e permanências nos conteúdos conceituais de duas coleções de História antes e depois de sua avaliação pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM). O objetivo desse texto é saber se as políticas publicas para o livro didático foram responsáveis por uma adequação das coleções ao que recomendam os parâmetros de analise dos editais de seleção do referido programa. Foram analisadas as coleções História das cavernas ao terceiro milênio de Patrícia Ramos Braick e Myriam Becko Motta, nas edições de 1997 e 2005 e História Global: Brasil e Geral, de Gilberto Cotrim, nas edições de 2002 e 2005.Palavras chave: Ensino de História - Livro Didático - Conteúdos Conceituais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/3753 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/3753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/3753/2164 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Contraponto |
publisher.none.fl_str_mv |
Contraponto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contraponto; v. 4, n. 1 (2015): Ensino de História; 5-18 2236-6822 reponame:Contraponto (Teresina) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Contraponto (Teresina) |
collection |
Contraponto (Teresina) |
repository.name.fl_str_mv |
Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com |
_version_ |
1799756021311209472 |