MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NOS CONCEITOS META-HISTÓRICOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA AVALIADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLEM) (1997-2005)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Kleber Luiz Gavião Machado de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contraponto (Teresina)
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/3753
Resumo: Este trabalho investiga as mudanças e permanências nos conteúdos conceituais de duas coleções de História antes e depois de sua avaliação pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM). O objetivo desse texto é saber se as políticas publicas para o livro didático foram responsáveis por uma adequação das coleções ao que recomendam os parâmetros de analise dos editais de seleção do referido programa. Foram analisadas as coleções História das cavernas ao terceiro milênio de Patrícia Ramos Braick e Myriam Becko Motta, nas edições de 1997 e 2005 e História Global: Brasil e Geral, de Gilberto Cotrim, nas edições de 2002 e 2005.Palavras chave: Ensino de História - Livro Didático - Conteúdos Conceituais.
id UFPI-3_fef682e2159dcd118426a49d0296fad0
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/3753
network_acronym_str UFPI-3
network_name_str Contraponto (Teresina)
repository_id_str
spelling MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NOS CONCEITOS META-HISTÓRICOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA AVALIADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLEM) (1997-2005)Este trabalho investiga as mudanças e permanências nos conteúdos conceituais de duas coleções de História antes e depois de sua avaliação pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM). O objetivo desse texto é saber se as políticas publicas para o livro didático foram responsáveis por uma adequação das coleções ao que recomendam os parâmetros de analise dos editais de seleção do referido programa. Foram analisadas as coleções História das cavernas ao terceiro milênio de Patrícia Ramos Braick e Myriam Becko Motta, nas edições de 1997 e 2005 e História Global: Brasil e Geral, de Gilberto Cotrim, nas edições de 2002 e 2005.Palavras chave: Ensino de História - Livro Didático - Conteúdos Conceituais.ContrapontoSouza, Kleber Luiz Gavião Machado de2015-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/3753Contraponto; v. 4, n. 1 (2015): Ensino de História; 5-182236-6822reponame:Contraponto (Teresina)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/3753/2164info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-17T20:35:59Zoai:ojs.10.22.15.19:article/3753Revistahttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contrapontoPUBhttps://www.ojs.ufpi.br/index.php/contraponto/oairevistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com2236-68222236-6822opendoar:2015-08-17T20:35:59Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NOS CONCEITOS META-HISTÓRICOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA AVALIADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLEM) (1997-2005)
title MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NOS CONCEITOS META-HISTÓRICOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA AVALIADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLEM) (1997-2005)
spellingShingle MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NOS CONCEITOS META-HISTÓRICOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA AVALIADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLEM) (1997-2005)
Souza, Kleber Luiz Gavião Machado de
title_short MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NOS CONCEITOS META-HISTÓRICOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA AVALIADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLEM) (1997-2005)
title_full MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NOS CONCEITOS META-HISTÓRICOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA AVALIADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLEM) (1997-2005)
title_fullStr MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NOS CONCEITOS META-HISTÓRICOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA AVALIADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLEM) (1997-2005)
title_full_unstemmed MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NOS CONCEITOS META-HISTÓRICOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA AVALIADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLEM) (1997-2005)
title_sort MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NOS CONCEITOS META-HISTÓRICOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA AVALIADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLEM) (1997-2005)
author Souza, Kleber Luiz Gavião Machado de
author_facet Souza, Kleber Luiz Gavião Machado de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Kleber Luiz Gavião Machado de
dc.subject.none.fl_str_mv
description Este trabalho investiga as mudanças e permanências nos conteúdos conceituais de duas coleções de História antes e depois de sua avaliação pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM). O objetivo desse texto é saber se as políticas publicas para o livro didático foram responsáveis por uma adequação das coleções ao que recomendam os parâmetros de analise dos editais de seleção do referido programa. Foram analisadas as coleções História das cavernas ao terceiro milênio de Patrícia Ramos Braick e Myriam Becko Motta, nas edições de 1997 e 2005 e História Global: Brasil e Geral, de Gilberto Cotrim, nas edições de 2002 e 2005.Palavras chave: Ensino de História - Livro Didático - Conteúdos Conceituais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/3753
url https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/3753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/3753/2164
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Contraponto
publisher.none.fl_str_mv Contraponto
dc.source.none.fl_str_mv Contraponto; v. 4, n. 1 (2015): Ensino de História; 5-18
2236-6822
reponame:Contraponto (Teresina)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Contraponto (Teresina)
collection Contraponto (Teresina)
repository.name.fl_str_mv Contraponto (Teresina) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistacontraponto@outlook.com.br || angeloasiqueira@gmail.com || contrapontorevistaufpi@gmail.com
_version_ 1799756021311209472