POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: UM OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PROEJA NO IF SERTÃO PE - CAMPUS FLORESTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massena, Talita de Souza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Josaias Santana dos, Bernardes, Juliana Reis, Sousa, Wellington Dantas de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/7304
Resumo: O presente artigo teve como objetivo avaliar o POEJA, enquanto política pública, com perfil sócio-educativo, focada na assistência de uma parcela da população que precisa ser tratada com diferencial que atenda às peculiaridades de sua situação social e educativa: os jovens e adultos com alteração na linha faixa etária-série escolar. A pesquisa é do tipo descritiva e de natureza qualitativa e, quanto aos procedimentos, é bibliográfica e documental. A pesquisa limitou-se a analisar a realidade dos cursos da modalidade PROEJA no IF Sertão PE. Como resultado verificaram-se os seguintes os pontos positivos: a preocupação com a reintegração do sujeito ao ambiente escolar, para instrumentalizá-lo a ter capacidades e habilidades de atuar mais eficientemente na sociedade, buscando pensar uma política pública que contemple essa necessidade peculiar; e como pontos negativos, podem-se citar todos os difíceis e reais percalços - institucionais e sociais - que atravancam o processo ensino-aprendizagem de jovens e adultos com distorção idade-série, concretizados nos altos índices de evasão e retenção, observados na execução desse estudo.
id UFPI-4_0c4a2b28dd29b55fae1e9a68e1f5b97a
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/7304
network_acronym_str UFPI-4
network_name_str Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)
repository_id_str
spelling POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: UM OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PROEJA NO IF SERTÃO PE - CAMPUS FLORESTAAdministração PúblicaPolíticas Públicas. Educação de Jovens e Adultos. Efetividade na Administração Pública.O presente artigo teve como objetivo avaliar o POEJA, enquanto política pública, com perfil sócio-educativo, focada na assistência de uma parcela da população que precisa ser tratada com diferencial que atenda às peculiaridades de sua situação social e educativa: os jovens e adultos com alteração na linha faixa etária-série escolar. A pesquisa é do tipo descritiva e de natureza qualitativa e, quanto aos procedimentos, é bibliográfica e documental. A pesquisa limitou-se a analisar a realidade dos cursos da modalidade PROEJA no IF Sertão PE. Como resultado verificaram-se os seguintes os pontos positivos: a preocupação com a reintegração do sujeito ao ambiente escolar, para instrumentalizá-lo a ter capacidades e habilidades de atuar mais eficientemente na sociedade, buscando pensar uma política pública que contemple essa necessidade peculiar; e como pontos negativos, podem-se citar todos os difíceis e reais percalços - institucionais e sociais - que atravancam o processo ensino-aprendizagem de jovens e adultos com distorção idade-série, concretizados nos altos índices de evasão e retenção, observados na execução desse estudo.Universidade Federal do PiauíMassena, Talita de SouzaSantos, Josaias Santana dosBernardes, Juliana ReisSousa, Wellington Dantas de2018-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empiricaapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/730410.26694/2358.1735.2018.v5ed27304Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI; v. 5, n. 2 (2018): Volume 2; p.166-1842358-1735reponame:Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/7304/4896Direitos autorais 2018 Revista de Gestão e Contabilidade da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-18T00:27:00Zoai:ojs.10.22.15.19:article/7304Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecontPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/oairodrigosantos@ufpi.edu.br||submissao.gecont@ufpi.edu.br2358-17352358-1735opendoar:2018-12-18T00:27Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: UM OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PROEJA NO IF SERTÃO PE - CAMPUS FLORESTA
title POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: UM OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PROEJA NO IF SERTÃO PE - CAMPUS FLORESTA
spellingShingle POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: UM OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PROEJA NO IF SERTÃO PE - CAMPUS FLORESTA
Massena, Talita de Souza
Administração Pública
Políticas Públicas. Educação de Jovens e Adultos. Efetividade na Administração Pública.
title_short POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: UM OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PROEJA NO IF SERTÃO PE - CAMPUS FLORESTA
title_full POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: UM OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PROEJA NO IF SERTÃO PE - CAMPUS FLORESTA
title_fullStr POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: UM OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PROEJA NO IF SERTÃO PE - CAMPUS FLORESTA
title_full_unstemmed POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: UM OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PROEJA NO IF SERTÃO PE - CAMPUS FLORESTA
title_sort POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: UM OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PROEJA NO IF SERTÃO PE - CAMPUS FLORESTA
author Massena, Talita de Souza
author_facet Massena, Talita de Souza
Santos, Josaias Santana dos
Bernardes, Juliana Reis
Sousa, Wellington Dantas de
author_role author
author2 Santos, Josaias Santana dos
Bernardes, Juliana Reis
Sousa, Wellington Dantas de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Massena, Talita de Souza
Santos, Josaias Santana dos
Bernardes, Juliana Reis
Sousa, Wellington Dantas de
dc.subject.por.fl_str_mv Administração Pública
Políticas Públicas. Educação de Jovens e Adultos. Efetividade na Administração Pública.
topic Administração Pública
Políticas Públicas. Educação de Jovens e Adultos. Efetividade na Administração Pública.
description O presente artigo teve como objetivo avaliar o POEJA, enquanto política pública, com perfil sócio-educativo, focada na assistência de uma parcela da população que precisa ser tratada com diferencial que atenda às peculiaridades de sua situação social e educativa: os jovens e adultos com alteração na linha faixa etária-série escolar. A pesquisa é do tipo descritiva e de natureza qualitativa e, quanto aos procedimentos, é bibliográfica e documental. A pesquisa limitou-se a analisar a realidade dos cursos da modalidade PROEJA no IF Sertão PE. Como resultado verificaram-se os seguintes os pontos positivos: a preocupação com a reintegração do sujeito ao ambiente escolar, para instrumentalizá-lo a ter capacidades e habilidades de atuar mais eficientemente na sociedade, buscando pensar uma política pública que contemple essa necessidade peculiar; e como pontos negativos, podem-se citar todos os difíceis e reais percalços - institucionais e sociais - que atravancam o processo ensino-aprendizagem de jovens e adultos com distorção idade-série, concretizados nos altos índices de evasão e retenção, observados na execução desse estudo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa empirica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/7304
10.26694/2358.1735.2018.v5ed27304
url https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/7304
identifier_str_mv 10.26694/2358.1735.2018.v5ed27304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/7304/4896
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI; v. 5, n. 2 (2018): Volume 2; p.166-184
2358-1735
reponame:Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)
collection Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)
repository.name.fl_str_mv Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv rodrigosantos@ufpi.edu.br||submissao.gecont@ufpi.edu.br
_version_ 1799756146020450304