POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: UM OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PROEJA NO IF SERTÃO PE - CAMPUS FLORESTA
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/7304 |
Resumo: | O presente artigo teve como objetivo avaliar o POEJA, enquanto política pública, com perfil sócio-educativo, focada na assistência de uma parcela da população que precisa ser tratada com diferencial que atenda às peculiaridades de sua situação social e educativa: os jovens e adultos com alteração na linha faixa etária-série escolar. A pesquisa é do tipo descritiva e de natureza qualitativa e, quanto aos procedimentos, é bibliográfica e documental. A pesquisa limitou-se a analisar a realidade dos cursos da modalidade PROEJA no IF Sertão PE. Como resultado verificaram-se os seguintes os pontos positivos: a preocupação com a reintegração do sujeito ao ambiente escolar, para instrumentalizá-lo a ter capacidades e habilidades de atuar mais eficientemente na sociedade, buscando pensar uma política pública que contemple essa necessidade peculiar; e como pontos negativos, podem-se citar todos os difíceis e reais percalços - institucionais e sociais - que atravancam o processo ensino-aprendizagem de jovens e adultos com distorção idade-série, concretizados nos altos índices de evasão e retenção, observados na execução desse estudo. |
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POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: UM OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PROEJA NO IF SERTÃO PE - CAMPUS FLORESTAAdministração PúblicaPolíticas Públicas. Educação de Jovens e Adultos. Efetividade na Administração Pública.O presente artigo teve como objetivo avaliar o POEJA, enquanto política pública, com perfil sócio-educativo, focada na assistência de uma parcela da população que precisa ser tratada com diferencial que atenda às peculiaridades de sua situação social e educativa: os jovens e adultos com alteração na linha faixa etária-série escolar. A pesquisa é do tipo descritiva e de natureza qualitativa e, quanto aos procedimentos, é bibliográfica e documental. A pesquisa limitou-se a analisar a realidade dos cursos da modalidade PROEJA no IF Sertão PE. Como resultado verificaram-se os seguintes os pontos positivos: a preocupação com a reintegração do sujeito ao ambiente escolar, para instrumentalizá-lo a ter capacidades e habilidades de atuar mais eficientemente na sociedade, buscando pensar uma política pública que contemple essa necessidade peculiar; e como pontos negativos, podem-se citar todos os difíceis e reais percalços - institucionais e sociais - que atravancam o processo ensino-aprendizagem de jovens e adultos com distorção idade-série, concretizados nos altos índices de evasão e retenção, observados na execução desse estudo.Universidade Federal do PiauíMassena, Talita de SouzaSantos, Josaias Santana dosBernardes, Juliana ReisSousa, Wellington Dantas de2018-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empiricaapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/730410.26694/2358.1735.2018.v5ed27304Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI; v. 5, n. 2 (2018): Volume 2; p.166-1842358-1735reponame:Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/7304/4896Direitos autorais 2018 Revista de Gestão e Contabilidade da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-18T00:27:00Zoai:ojs.10.22.15.19:article/7304Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecontPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/oairodrigosantos@ufpi.edu.br||submissao.gecont@ufpi.edu.br2358-17352358-1735opendoar:2018-12-18T00:27Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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