O banco de balanços como fonte de recursos para práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da Contabilidade na ótica dos discentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/1548 |
Resumo: | A busca por práticas pedagógicas que permitam a conciliar subjetividade e objetividade na utilização da arte no ensino-aprendizagem encontra caminhos em direção à exploração de múltiplas possibilidades e experiências singulares (MEDEIROS, MIRANDA e MIRANDA, 2009). Desta forma, o presente trabalho apresenta o Banco de Balanços como fonte de recursos para práticas pedagógicas, sendo composto por balanços publicados por empresas em jornais de grande circulação nos últimos 10 anos em uma instituição brasileira de ensino privado. Nesse sentido, a pesquisa propôs-se a analisar qual o nível de aderência do Banco de Balanços como fonte de recursos de práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da contabilidade sob a ótica dos discentes. Com relação aos principais achados da pesquisa, inicialmente foi possível observar formas distintas de aplicação dos documentos do Banco de Balanços em variadas disciplinas de contabilidade, se destacando Análise dos Demonstrativos Contábeis, Auditoria e Contabilidade Tributária. Com base em aplicação de questionário em uma amostra de 89 discentes, foi possível observar que na opinião dos mesmos, a aplicação do Banco de Balanços em atividades práticas em sala de aula contribui com o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas em estudo, no entanto, constatou-se que embora o Banco de Balanços já exista há 10 anos na instituição, ainda é pouco divulgado pelos professores e pela própria biblioteca. |
id |
UFPI-4_4ddc219689b15ffe0952b816612b37e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/1548 |
network_acronym_str |
UFPI-4 |
network_name_str |
Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) |
repository_id_str |
|
spelling |
O banco de balanços como fonte de recursos para práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da Contabilidade na ótica dos discentesCiências Contábeis; EducaçãoBanco de Balanços; Processo de ensino-aprendizagem; Recursos de Aprendizagem.A busca por práticas pedagógicas que permitam a conciliar subjetividade e objetividade na utilização da arte no ensino-aprendizagem encontra caminhos em direção à exploração de múltiplas possibilidades e experiências singulares (MEDEIROS, MIRANDA e MIRANDA, 2009). Desta forma, o presente trabalho apresenta o Banco de Balanços como fonte de recursos para práticas pedagógicas, sendo composto por balanços publicados por empresas em jornais de grande circulação nos últimos 10 anos em uma instituição brasileira de ensino privado. Nesse sentido, a pesquisa propôs-se a analisar qual o nível de aderência do Banco de Balanços como fonte de recursos de práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da contabilidade sob a ótica dos discentes. Com relação aos principais achados da pesquisa, inicialmente foi possível observar formas distintas de aplicação dos documentos do Banco de Balanços em variadas disciplinas de contabilidade, se destacando Análise dos Demonstrativos Contábeis, Auditoria e Contabilidade Tributária. Com base em aplicação de questionário em uma amostra de 89 discentes, foi possível observar que na opinião dos mesmos, a aplicação do Banco de Balanços em atividades práticas em sala de aula contribui com o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas em estudo, no entanto, constatou-se que embora o Banco de Balanços já exista há 10 anos na instituição, ainda é pouco divulgado pelos professores e pela própria biblioteca.Universidade Federal do PiauíColares, Ana Carolina VasconcelosAndrade, Fabiana de OliveiraLima, Hildegardo Martins2014-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLevantamentoapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/154810.26694/2358.1735.2014.v1ed11548Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI; v. 1, n. 1 (2014): Edição Especial de Lançamento; p. 85 - 992358-1735reponame:Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/1548/1273info:eu-repo/semantics/openAccess2014-11-28T23:58:30Zoai:ojs.10.22.15.19:article/1548Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecontPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/oairodrigosantos@ufpi.edu.br||submissao.gecont@ufpi.edu.br2358-17352358-1735opendoar:2014-11-28T23:58:30Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O banco de balanços como fonte de recursos para práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da Contabilidade na ótica dos discentes |
title |
O banco de balanços como fonte de recursos para práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da Contabilidade na ótica dos discentes |
spellingShingle |
O banco de balanços como fonte de recursos para práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da Contabilidade na ótica dos discentes Colares, Ana Carolina Vasconcelos Ciências Contábeis; Educação Banco de Balanços; Processo de ensino-aprendizagem; Recursos de Aprendizagem. |
title_short |
O banco de balanços como fonte de recursos para práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da Contabilidade na ótica dos discentes |
title_full |
O banco de balanços como fonte de recursos para práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da Contabilidade na ótica dos discentes |
title_fullStr |
O banco de balanços como fonte de recursos para práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da Contabilidade na ótica dos discentes |
title_full_unstemmed |
O banco de balanços como fonte de recursos para práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da Contabilidade na ótica dos discentes |
title_sort |
O banco de balanços como fonte de recursos para práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da Contabilidade na ótica dos discentes |
author |
Colares, Ana Carolina Vasconcelos |
author_facet |
Colares, Ana Carolina Vasconcelos Andrade, Fabiana de Oliveira Lima, Hildegardo Martins |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Fabiana de Oliveira Lima, Hildegardo Martins |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colares, Ana Carolina Vasconcelos Andrade, Fabiana de Oliveira Lima, Hildegardo Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Contábeis; Educação Banco de Balanços; Processo de ensino-aprendizagem; Recursos de Aprendizagem. |
topic |
Ciências Contábeis; Educação Banco de Balanços; Processo de ensino-aprendizagem; Recursos de Aprendizagem. |
description |
A busca por práticas pedagógicas que permitam a conciliar subjetividade e objetividade na utilização da arte no ensino-aprendizagem encontra caminhos em direção à exploração de múltiplas possibilidades e experiências singulares (MEDEIROS, MIRANDA e MIRANDA, 2009). Desta forma, o presente trabalho apresenta o Banco de Balanços como fonte de recursos para práticas pedagógicas, sendo composto por balanços publicados por empresas em jornais de grande circulação nos últimos 10 anos em uma instituição brasileira de ensino privado. Nesse sentido, a pesquisa propôs-se a analisar qual o nível de aderência do Banco de Balanços como fonte de recursos de práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da contabilidade sob a ótica dos discentes. Com relação aos principais achados da pesquisa, inicialmente foi possível observar formas distintas de aplicação dos documentos do Banco de Balanços em variadas disciplinas de contabilidade, se destacando Análise dos Demonstrativos Contábeis, Auditoria e Contabilidade Tributária. Com base em aplicação de questionário em uma amostra de 89 discentes, foi possível observar que na opinião dos mesmos, a aplicação do Banco de Balanços em atividades práticas em sala de aula contribui com o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas em estudo, no entanto, constatou-se que embora o Banco de Balanços já exista há 10 anos na instituição, ainda é pouco divulgado pelos professores e pela própria biblioteca. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Levantamento |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/1548 10.26694/2358.1735.2014.v1ed11548 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/1548 |
identifier_str_mv |
10.26694/2358.1735.2014.v1ed11548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/1548/1273 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI; v. 1, n. 1 (2014): Edição Especial de Lançamento; p. 85 - 99 2358-1735 reponame:Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) |
collection |
Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rodrigosantos@ufpi.edu.br||submissao.gecont@ufpi.edu.br |
_version_ |
1799756146045616128 |