O banco de balanços como fonte de recursos para práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da Contabilidade na ótica dos discentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colares, Ana Carolina Vasconcelos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Andrade, Fabiana de Oliveira, Lima, Hildegardo Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/1548
Resumo: A busca por práticas pedagógicas que permitam a conciliar subjetividade e objetividade na utilização da arte no ensino-aprendizagem encontra caminhos em direção à exploração de múltiplas possibilidades e experiências singulares (MEDEIROS, MIRANDA e MIRANDA, 2009). Desta forma, o presente trabalho apresenta o Banco de Balanços como fonte de recursos para práticas pedagógicas, sendo composto por balanços publicados por empresas em jornais de grande circulação nos últimos 10 anos em uma instituição brasileira de ensino privado. Nesse sentido, a pesquisa propôs-se a analisar qual o nível de aderência do Banco de Balanços como fonte de recursos de práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da contabilidade sob a ótica dos discentes. Com relação aos principais achados da pesquisa, inicialmente foi possível observar formas distintas de aplicação dos documentos do Banco de Balanços em variadas disciplinas de contabilidade, se destacando Análise dos Demonstrativos Contábeis, Auditoria e Contabilidade Tributária. Com base em aplicação de questionário em uma amostra de 89 discentes, foi possível observar que na opinião dos mesmos, a aplicação do Banco de Balanços em atividades práticas em sala de aula contribui com o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas em estudo, no entanto, constatou-se que embora o Banco de Balanços já exista há 10 anos na instituição, ainda é pouco divulgado pelos professores e pela própria biblioteca.
id UFPI-4_4ddc219689b15ffe0952b816612b37e9
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/1548
network_acronym_str UFPI-4
network_name_str Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)
repository_id_str
spelling O banco de balanços como fonte de recursos para práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da Contabilidade na ótica dos discentesCiências Contábeis; EducaçãoBanco de Balanços; Processo de ensino-aprendizagem; Recursos de Aprendizagem.A busca por práticas pedagógicas que permitam a conciliar subjetividade e objetividade na utilização da arte no ensino-aprendizagem encontra caminhos em direção à exploração de múltiplas possibilidades e experiências singulares (MEDEIROS, MIRANDA e MIRANDA, 2009). Desta forma, o presente trabalho apresenta o Banco de Balanços como fonte de recursos para práticas pedagógicas, sendo composto por balanços publicados por empresas em jornais de grande circulação nos últimos 10 anos em uma instituição brasileira de ensino privado. Nesse sentido, a pesquisa propôs-se a analisar qual o nível de aderência do Banco de Balanços como fonte de recursos de práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da contabilidade sob a ótica dos discentes. Com relação aos principais achados da pesquisa, inicialmente foi possível observar formas distintas de aplicação dos documentos do Banco de Balanços em variadas disciplinas de contabilidade, se destacando Análise dos Demonstrativos Contábeis, Auditoria e Contabilidade Tributária. Com base em aplicação de questionário em uma amostra de 89 discentes, foi possível observar que na opinião dos mesmos, a aplicação do Banco de Balanços em atividades práticas em sala de aula contribui com o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas em estudo, no entanto, constatou-se que embora o Banco de Balanços já exista há 10 anos na instituição, ainda é pouco divulgado pelos professores e pela própria biblioteca.Universidade Federal do PiauíColares, Ana Carolina VasconcelosAndrade, Fabiana de OliveiraLima, Hildegardo Martins2014-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLevantamentoapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/154810.26694/2358.1735.2014.v1ed11548Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI; v. 1, n. 1 (2014): Edição Especial de Lançamento; p. 85 - 992358-1735reponame:Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/1548/1273info:eu-repo/semantics/openAccess2014-11-28T23:58:30Zoai:ojs.10.22.15.19:article/1548Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecontPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/oairodrigosantos@ufpi.edu.br||submissao.gecont@ufpi.edu.br2358-17352358-1735opendoar:2014-11-28T23:58:30Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv O banco de balanços como fonte de recursos para práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da Contabilidade na ótica dos discentes
title O banco de balanços como fonte de recursos para práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da Contabilidade na ótica dos discentes
spellingShingle O banco de balanços como fonte de recursos para práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da Contabilidade na ótica dos discentes
Colares, Ana Carolina Vasconcelos
Ciências Contábeis; Educação
Banco de Balanços; Processo de ensino-aprendizagem; Recursos de Aprendizagem.
title_short O banco de balanços como fonte de recursos para práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da Contabilidade na ótica dos discentes
title_full O banco de balanços como fonte de recursos para práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da Contabilidade na ótica dos discentes
title_fullStr O banco de balanços como fonte de recursos para práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da Contabilidade na ótica dos discentes
title_full_unstemmed O banco de balanços como fonte de recursos para práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da Contabilidade na ótica dos discentes
title_sort O banco de balanços como fonte de recursos para práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da Contabilidade na ótica dos discentes
author Colares, Ana Carolina Vasconcelos
author_facet Colares, Ana Carolina Vasconcelos
Andrade, Fabiana de Oliveira
Lima, Hildegardo Martins
author_role author
author2 Andrade, Fabiana de Oliveira
Lima, Hildegardo Martins
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Colares, Ana Carolina Vasconcelos
Andrade, Fabiana de Oliveira
Lima, Hildegardo Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Contábeis; Educação
Banco de Balanços; Processo de ensino-aprendizagem; Recursos de Aprendizagem.
topic Ciências Contábeis; Educação
Banco de Balanços; Processo de ensino-aprendizagem; Recursos de Aprendizagem.
description A busca por práticas pedagógicas que permitam a conciliar subjetividade e objetividade na utilização da arte no ensino-aprendizagem encontra caminhos em direção à exploração de múltiplas possibilidades e experiências singulares (MEDEIROS, MIRANDA e MIRANDA, 2009). Desta forma, o presente trabalho apresenta o Banco de Balanços como fonte de recursos para práticas pedagógicas, sendo composto por balanços publicados por empresas em jornais de grande circulação nos últimos 10 anos em uma instituição brasileira de ensino privado. Nesse sentido, a pesquisa propôs-se a analisar qual o nível de aderência do Banco de Balanços como fonte de recursos de práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da contabilidade sob a ótica dos discentes. Com relação aos principais achados da pesquisa, inicialmente foi possível observar formas distintas de aplicação dos documentos do Banco de Balanços em variadas disciplinas de contabilidade, se destacando Análise dos Demonstrativos Contábeis, Auditoria e Contabilidade Tributária. Com base em aplicação de questionário em uma amostra de 89 discentes, foi possível observar que na opinião dos mesmos, a aplicação do Banco de Balanços em atividades práticas em sala de aula contribui com o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas em estudo, no entanto, constatou-se que embora o Banco de Balanços já exista há 10 anos na instituição, ainda é pouco divulgado pelos professores e pela própria biblioteca.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Levantamento
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/1548
10.26694/2358.1735.2014.v1ed11548
url https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/1548
identifier_str_mv 10.26694/2358.1735.2014.v1ed11548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/1548/1273
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI; v. 1, n. 1 (2014): Edição Especial de Lançamento; p. 85 - 99
2358-1735
reponame:Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)
collection Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)
repository.name.fl_str_mv Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv rodrigosantos@ufpi.edu.br||submissao.gecont@ufpi.edu.br
_version_ 1799756146045616128