Os Impactos das Práticas do Novo Mercado no Gerenciamento de Resultados nas Companhias de Capital Aberto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Laura Pinheiro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lins, Layla Cavalcanti, Pinto, Melina Vieira, Pimenta, Márcio Marvila, da Rosa, Maycon Peter
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/7460
Resumo: Diante dos recentes acontecimentos, evidenciados pela operação Lava Jato, foi destacado diversos desvios de finalidade econômica de empresas influentes no mercado financeiro, principalmente a Petrobras, seguida da Odebrecht, JBS entre outras. Diante da crescente desconfiança da efetividade dos instrumentos de governança logo, urge a seguinte questão de pesquisa: Qual impacto no gerenciamento de resultados pelo fato das empresas estarem listadas no Novo Mercado? Logo, o estudo tem como objetivo verificar a diferença na ocorrência de accruals discricionários entre as empresas listadas no Novo Mercado e as demais empresas, de controle brasileiro, listadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Através de cálculos realizados baseado no modelo de Jones Modificado, medição dos accruals discricionários, é possível averiguar se as empresas, por meio dos produtos apresentados, praticam o gerenciamento de resultados. Os resultados obtidos apontam que não há diferença significativa na prática do gerenciamento de resultados entre as companhias classificadas nos diferentes níveis de governança corporativa da B3 e as demais. Portanto, não foi possível identificar diferença entre as empresas listadas e as não listadas, sugerindo pouca efetividade das medidas adotadas para participar deste seleto nicho de mercado no controle da constituição de accruals discricionários.
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