PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS: DESAFIOS E BENEFÍCIOS SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA AGÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rody, Paulo Henrique Amaral
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: da Luz, Nilmara Oliveira, Louzada, Luiz Claudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/6675
Resumo: A teoria da agência prevê que as empresas ao oferecerem incentivos financeiros aos funcionários, tendem a alcançar o alinhamento de interesses entre principal e agente. Dentro desse contexto, objetivou-se neste artigo verificar os desafios e benefícios de um programa de participação nos lucros e resultados de uma Siderúrgica localizada no Estado do Espírito Santo. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa dos dados. Estes que foram coletados por meio de pesquisa de campo e estudo de caso, realizados em uma Siderúrgica situada no Estado do Espírito Santo, por meio de pesquisa documental do Plano de Participação nos Lucros e Resultados (PPLR) e de entrevista semiestruturada com a Analista de Remuneração dessa Siderúrgica. Os resultados sugerem que as metas que compõem o PPLR devem ser claras e objetivas, no sentido de serem compreensíveis e alcançáveis pelos empregados da empresa; e que a distribuição dos recursos gerados pela unidade empresarial entre seus funcionários exerce influência de alguma forma no desempenho desses funcionários, fazendo com que eles trabalhem de forma mais eficiente, tornando possível alinhar os interesses entre principal e agente. Entende-se que este artigo contribuiu para a ampliação do entendimento do fenômeno estudado, ao levantar informações sobre adoção de um PPLR, evidenciando os desafios, benefícios, estrutura e principais características; e ao confirmar a premissa levantada pela teoria da agência de que, a concessão de incentivos ou gratificações a funcionários de uma organização, permite que uma empresa consiga alinhar os interesses entre principal e agente.
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