Relação Entre Competências Comportamentais e Desempenho Acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leanilde Nascimento e
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Teixeira, Aridelmo, Bezerra, Francisco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/5060
Resumo: Neste estudo o objetivo foi investigar a relação entre competência comportamental e desempenho acadêmico de alunos dos cursos de Graduação em Ciências Contábeis, Administração e Economia de uma IES situada na região Metropolitana da Grande Vitoria – ES. A proxy para medir o desempenho acadêmico foram as notas obtidas ao longo do semestre, das sete disciplinas que compunham a matriz curricular. O instrumento utilizado para identificar as competências comportamentais foi o MAPA – Método de Avaliação de Pessoas, a amostra foi constituída por 116 alunos do primeiro período dos cursos em questão. Os resultados evidenciaram que as variáveis comportamentais têm relação com o desempenho acadêmico, ao dividir as disciplinas em Quantitativas e Não Quantitativas observou-se que a variável Civilidade permaneceu significativa para as disciplinas Quantitativas. Na terceira regressão, incluindo as variáveis de controle, Frequência, Nota de Entrada, Turno e Programas de Incentivo à Educação, percebemos que a variável foco se manteve significante o que sugere, como descrito na literatura, que incluir ferramentas de desenvolvimento de competências comportamentais no currículo do curso é importante.
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