Relação Entre Competências Comportamentais e Desempenho Acadêmico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/5060 |
Resumo: | Neste estudo o objetivo foi investigar a relação entre competência comportamental e desempenho acadêmico de alunos dos cursos de Graduação em Ciências Contábeis, Administração e Economia de uma IES situada na região Metropolitana da Grande Vitoria – ES. A proxy para medir o desempenho acadêmico foram as notas obtidas ao longo do semestre, das sete disciplinas que compunham a matriz curricular. O instrumento utilizado para identificar as competências comportamentais foi o MAPA – Método de Avaliação de Pessoas, a amostra foi constituída por 116 alunos do primeiro período dos cursos em questão. Os resultados evidenciaram que as variáveis comportamentais têm relação com o desempenho acadêmico, ao dividir as disciplinas em Quantitativas e Não Quantitativas observou-se que a variável Civilidade permaneceu significativa para as disciplinas Quantitativas. Na terceira regressão, incluindo as variáveis de controle, Frequência, Nota de Entrada, Turno e Programas de Incentivo à Educação, percebemos que a variável foco se manteve significante o que sugere, como descrito na literatura, que incluir ferramentas de desenvolvimento de competências comportamentais no currículo do curso é importante. |
id |
UFPI-4_c8aff79ea1d6bdf7d2b93d368d7cd08d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/5060 |
network_acronym_str |
UFPI-4 |
network_name_str |
Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relação Entre Competências Comportamentais e Desempenho AcadêmicoDesempenho acadêmico; Competência; Mercado de Trabalho.Neste estudo o objetivo foi investigar a relação entre competência comportamental e desempenho acadêmico de alunos dos cursos de Graduação em Ciências Contábeis, Administração e Economia de uma IES situada na região Metropolitana da Grande Vitoria – ES. A proxy para medir o desempenho acadêmico foram as notas obtidas ao longo do semestre, das sete disciplinas que compunham a matriz curricular. O instrumento utilizado para identificar as competências comportamentais foi o MAPA – Método de Avaliação de Pessoas, a amostra foi constituída por 116 alunos do primeiro período dos cursos em questão. Os resultados evidenciaram que as variáveis comportamentais têm relação com o desempenho acadêmico, ao dividir as disciplinas em Quantitativas e Não Quantitativas observou-se que a variável Civilidade permaneceu significativa para as disciplinas Quantitativas. Na terceira regressão, incluindo as variáveis de controle, Frequência, Nota de Entrada, Turno e Programas de Incentivo à Educação, percebemos que a variável foco se manteve significante o que sugere, como descrito na literatura, que incluir ferramentas de desenvolvimento de competências comportamentais no currículo do curso é importante.Universidade Federal do PiauíSilva, Leanilde Nascimento eTeixeira, AridelmoBezerra, Francisco Antonio2017-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/506010.26694/2358.1735.2017.v4ed15060Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI; v. 4, n. 1 (2017): NÚMERO 1; p.87-1042358-1735reponame:Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/5060/3525info:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-05T03:33:51Zoai:ojs.10.22.15.19:article/5060Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecontPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/oairodrigosantos@ufpi.edu.br||submissao.gecont@ufpi.edu.br2358-17352358-1735opendoar:2017-07-05T03:33:51Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação Entre Competências Comportamentais e Desempenho Acadêmico |
title |
Relação Entre Competências Comportamentais e Desempenho Acadêmico |
spellingShingle |
Relação Entre Competências Comportamentais e Desempenho Acadêmico Silva, Leanilde Nascimento e Desempenho acadêmico; Competência; Mercado de Trabalho. |
title_short |
Relação Entre Competências Comportamentais e Desempenho Acadêmico |
title_full |
Relação Entre Competências Comportamentais e Desempenho Acadêmico |
title_fullStr |
Relação Entre Competências Comportamentais e Desempenho Acadêmico |
title_full_unstemmed |
Relação Entre Competências Comportamentais e Desempenho Acadêmico |
title_sort |
Relação Entre Competências Comportamentais e Desempenho Acadêmico |
author |
Silva, Leanilde Nascimento e |
author_facet |
Silva, Leanilde Nascimento e Teixeira, Aridelmo Bezerra, Francisco Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Aridelmo Bezerra, Francisco Antonio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Leanilde Nascimento e Teixeira, Aridelmo Bezerra, Francisco Antonio |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desempenho acadêmico; Competência; Mercado de Trabalho. |
topic |
Desempenho acadêmico; Competência; Mercado de Trabalho. |
description |
Neste estudo o objetivo foi investigar a relação entre competência comportamental e desempenho acadêmico de alunos dos cursos de Graduação em Ciências Contábeis, Administração e Economia de uma IES situada na região Metropolitana da Grande Vitoria – ES. A proxy para medir o desempenho acadêmico foram as notas obtidas ao longo do semestre, das sete disciplinas que compunham a matriz curricular. O instrumento utilizado para identificar as competências comportamentais foi o MAPA – Método de Avaliação de Pessoas, a amostra foi constituída por 116 alunos do primeiro período dos cursos em questão. Os resultados evidenciaram que as variáveis comportamentais têm relação com o desempenho acadêmico, ao dividir as disciplinas em Quantitativas e Não Quantitativas observou-se que a variável Civilidade permaneceu significativa para as disciplinas Quantitativas. Na terceira regressão, incluindo as variáveis de controle, Frequência, Nota de Entrada, Turno e Programas de Incentivo à Educação, percebemos que a variável foco se manteve significante o que sugere, como descrito na literatura, que incluir ferramentas de desenvolvimento de competências comportamentais no currículo do curso é importante. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/5060 10.26694/2358.1735.2017.v4ed15060 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/5060 |
identifier_str_mv |
10.26694/2358.1735.2017.v4ed15060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/5060/3525 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI; v. 4, n. 1 (2017): NÚMERO 1; p.87-104 2358-1735 reponame:Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) |
collection |
Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rodrigosantos@ufpi.edu.br||submissao.gecont@ufpi.edu.br |
_version_ |
1799756146041421824 |