REDES INTERORGANIZACIONAIS: a realidade dos pequenos supermercadistas da região metropolitana de Belo Horizonte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/3020 |
Resumo: | Parte-se da premissa de que, nos últimos anos, o setor supermercadista tornou-se altamente competitivo, o que estimulou os pequenos varejos supermercadistas a procurar novas estratégias, tais como a organização por meio de redes, em busca da sustentabilidade do negócio. Nesse contexto essa pesquisa teve como objetivo investigar como o pequeno varejo supermercadista da região metropolitana de Belo Horizonte se organiza em redes. Para tanto foi realizada uma pesquisa de cunho exploratória, por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental de documentos da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e entrevistas com os gestores das sete redes varejistas supermercadistas organizadas na região metropolitana. Todas as redes são horizontais, setoriais, sendo a maioria formalizadas. Juntas, somam 162 supermercados participantes. As redes não possuem atividades entre si (interredes) apenas atividades em relação aos próprios associados (intrarrede), tais como estrutura de apoio às compras e distribuição de mercadorias. Negociam em nome dos supermercadistas e obtêm descontos e dilatação de prazos para pagamento, entre outros benefícios oferecidos, tais como treinamentos para empregados e proprietários. Conclui-se que as redes estão se profissionalizado, mas com grandes diferenças entre os quesitos pesquisados, seja na forma de interação com seus associados, seja na forma de negociação ou mesmo na estrutura física e na estrutura de gestão. |
id |
UFPI-4_fd41adf81d98029057cdabbf0ee0df3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.22.15.19:article/3020 |
network_acronym_str |
UFPI-4 |
network_name_str |
Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) |
repository_id_str |
|
spelling |
REDES INTERORGANIZACIONAIS: a realidade dos pequenos supermercadistas da região metropolitana de Belo HorizonteAdministraçãoredes empresariais; pequenas empresas; varejo supermercadista; profissionalização.Parte-se da premissa de que, nos últimos anos, o setor supermercadista tornou-se altamente competitivo, o que estimulou os pequenos varejos supermercadistas a procurar novas estratégias, tais como a organização por meio de redes, em busca da sustentabilidade do negócio. Nesse contexto essa pesquisa teve como objetivo investigar como o pequeno varejo supermercadista da região metropolitana de Belo Horizonte se organiza em redes. Para tanto foi realizada uma pesquisa de cunho exploratória, por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental de documentos da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e entrevistas com os gestores das sete redes varejistas supermercadistas organizadas na região metropolitana. Todas as redes são horizontais, setoriais, sendo a maioria formalizadas. Juntas, somam 162 supermercados participantes. As redes não possuem atividades entre si (interredes) apenas atividades em relação aos próprios associados (intrarrede), tais como estrutura de apoio às compras e distribuição de mercadorias. Negociam em nome dos supermercadistas e obtêm descontos e dilatação de prazos para pagamento, entre outros benefícios oferecidos, tais como treinamentos para empregados e proprietários. Conclui-se que as redes estão se profissionalizado, mas com grandes diferenças entre os quesitos pesquisados, seja na forma de interação com seus associados, seja na forma de negociação ou mesmo na estrutura física e na estrutura de gestão.Universidade Federal do PiauíMoreira, Hudson SoaresSilva, Wendel Alex CastroMoreira, Márcia Athayde2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Descritivaapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/302010.26694/2358.1735.2017.v4ed23020Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI; v. 4, n. 2 (2017): NÚMERO 2; p. 3 -212358-1735reponame:Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/3020/3783info:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-18T01:53:39Zoai:ojs.10.22.15.19:article/3020Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecontPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/oairodrigosantos@ufpi.edu.br||submissao.gecont@ufpi.edu.br2358-17352358-1735opendoar:2018-03-18T01:53:39Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REDES INTERORGANIZACIONAIS: a realidade dos pequenos supermercadistas da região metropolitana de Belo Horizonte |
title |
REDES INTERORGANIZACIONAIS: a realidade dos pequenos supermercadistas da região metropolitana de Belo Horizonte |
spellingShingle |
REDES INTERORGANIZACIONAIS: a realidade dos pequenos supermercadistas da região metropolitana de Belo Horizonte Moreira, Hudson Soares Administração redes empresariais; pequenas empresas; varejo supermercadista; profissionalização. |
title_short |
REDES INTERORGANIZACIONAIS: a realidade dos pequenos supermercadistas da região metropolitana de Belo Horizonte |
title_full |
REDES INTERORGANIZACIONAIS: a realidade dos pequenos supermercadistas da região metropolitana de Belo Horizonte |
title_fullStr |
REDES INTERORGANIZACIONAIS: a realidade dos pequenos supermercadistas da região metropolitana de Belo Horizonte |
title_full_unstemmed |
REDES INTERORGANIZACIONAIS: a realidade dos pequenos supermercadistas da região metropolitana de Belo Horizonte |
title_sort |
REDES INTERORGANIZACIONAIS: a realidade dos pequenos supermercadistas da região metropolitana de Belo Horizonte |
author |
Moreira, Hudson Soares |
author_facet |
Moreira, Hudson Soares Silva, Wendel Alex Castro Moreira, Márcia Athayde |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Wendel Alex Castro Moreira, Márcia Athayde |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Hudson Soares Silva, Wendel Alex Castro Moreira, Márcia Athayde |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração redes empresariais; pequenas empresas; varejo supermercadista; profissionalização. |
topic |
Administração redes empresariais; pequenas empresas; varejo supermercadista; profissionalização. |
description |
Parte-se da premissa de que, nos últimos anos, o setor supermercadista tornou-se altamente competitivo, o que estimulou os pequenos varejos supermercadistas a procurar novas estratégias, tais como a organização por meio de redes, em busca da sustentabilidade do negócio. Nesse contexto essa pesquisa teve como objetivo investigar como o pequeno varejo supermercadista da região metropolitana de Belo Horizonte se organiza em redes. Para tanto foi realizada uma pesquisa de cunho exploratória, por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental de documentos da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e entrevistas com os gestores das sete redes varejistas supermercadistas organizadas na região metropolitana. Todas as redes são horizontais, setoriais, sendo a maioria formalizadas. Juntas, somam 162 supermercados participantes. As redes não possuem atividades entre si (interredes) apenas atividades em relação aos próprios associados (intrarrede), tais como estrutura de apoio às compras e distribuição de mercadorias. Negociam em nome dos supermercadistas e obtêm descontos e dilatação de prazos para pagamento, entre outros benefícios oferecidos, tais como treinamentos para empregados e proprietários. Conclui-se que as redes estão se profissionalizado, mas com grandes diferenças entre os quesitos pesquisados, seja na forma de interação com seus associados, seja na forma de negociação ou mesmo na estrutura física e na estrutura de gestão. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Descritiva |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/3020 10.26694/2358.1735.2017.v4ed23020 |
url |
https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/3020 |
identifier_str_mv |
10.26694/2358.1735.2017.v4ed23020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/3020/3783 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI; v. 4, n. 2 (2017): NÚMERO 2; p. 3 -21 2358-1735 reponame:Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) |
collection |
Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rodrigosantos@ufpi.edu.br||submissao.gecont@ufpi.edu.br |
_version_ |
1799756146403180544 |