REDES INTERORGANIZACIONAIS: a realidade dos pequenos supermercadistas da região metropolitana de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Hudson Soares
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Wendel Alex Castro, Moreira, Márcia Athayde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/3020
Resumo: Parte-se da premissa de que, nos últimos anos, o setor supermercadista tornou-se altamente competitivo, o que estimulou os pequenos varejos supermercadistas a procurar novas estratégias, tais como a organização por meio de redes, em busca da sustentabilidade do negócio. Nesse contexto essa pesquisa teve como objetivo investigar como o pequeno varejo supermercadista da região metropolitana de Belo Horizonte se organiza em redes. Para tanto foi realizada uma pesquisa de cunho exploratória, por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental de documentos da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e entrevistas com os gestores das sete redes varejistas supermercadistas organizadas na região metropolitana. Todas as redes são horizontais, setoriais, sendo a maioria formalizadas. Juntas, somam 162 supermercados participantes. As redes não possuem atividades entre si (interredes) apenas atividades em relação aos próprios associados (intrarrede), tais como estrutura de apoio às compras e distribuição de mercadorias. Negociam em nome dos supermercadistas e obtêm descontos e dilatação de prazos para pagamento, entre outros benefícios oferecidos, tais como treinamentos para empregados e proprietários. Conclui-se que as redes estão se profissionalizado, mas com grandes diferenças entre os quesitos pesquisados, seja na forma de interação com seus associados, seja na forma de negociação ou mesmo na estrutura física e na estrutura de gestão.
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