TECENDO FIOS SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA RAMOS, EVÓDIO MAURÍCIO
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: SABINO DE FARIAS, ISABEL MARIA, LOPES RIBEIRO, MARINALVA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1264
Resumo: O presente artigo é um recorte de um trabalho de dissertação de mestrado defendido em 2014 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde a maioria dos professores pesquisados apresentou lacunas na formação pedagógica para o exercício da docência universitária, aspecto que desencadeou motivação para nossos estudos nesse campo de conhecimento. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é compreender o contexto e os cenários da formação pedagógica necessária ao professor universitário. O debate sobre a temática foi realizado com base no exame teórico que recorre às formulações e discussões em torno das características da docência universitária tendo como referencial teórico de apoio os estudos de Selma Garrido Pimenta; Maurice Tardif; Isabel Cunha, Isabel Almeida, Ilma Passos, entre outros, autores de referência que propõe a reflexão sobre a profissionalização docente. A metodologia adotada compreende um estudo bibliográfico e documental de caráter exploratório numa perspectiva qualitativa. O artigo é organizado a partir de quatro eixos: 1. A caracterização da docência no contexto universitário; 2. O marco legal da inserção de profissionais nesse segmento de ensino; 3. A formação pedagógica em algumas experiências institucionais e; 4. A abordagem da temática nas produções de dissertações e teses nos últimos cinco anos. Concluímos que, apesar dos avanços identificados nas experiências institucionais e nas produções acadêmicas, ainda se constata entre os professores uma formação pedagógica deficitária necessária ao exercício da docência universitária, carecendo de maior investimento em pesquisas e iniciativas institucionais que visem consolidação de políticas de profissionalização docente.
id UFPI-5_0257bcd528dbe653e636238bb30a05c3
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1264
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling TECENDO FIOS SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOSDocência UniversitáriaFormação pedagógicaEnsino SuperiorO presente artigo é um recorte de um trabalho de dissertação de mestrado defendido em 2014 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde a maioria dos professores pesquisados apresentou lacunas na formação pedagógica para o exercício da docência universitária, aspecto que desencadeou motivação para nossos estudos nesse campo de conhecimento. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é compreender o contexto e os cenários da formação pedagógica necessária ao professor universitário. O debate sobre a temática foi realizado com base no exame teórico que recorre às formulações e discussões em torno das características da docência universitária tendo como referencial teórico de apoio os estudos de Selma Garrido Pimenta; Maurice Tardif; Isabel Cunha, Isabel Almeida, Ilma Passos, entre outros, autores de referência que propõe a reflexão sobre a profissionalização docente. A metodologia adotada compreende um estudo bibliográfico e documental de caráter exploratório numa perspectiva qualitativa. O artigo é organizado a partir de quatro eixos: 1. A caracterização da docência no contexto universitário; 2. O marco legal da inserção de profissionais nesse segmento de ensino; 3. A formação pedagógica em algumas experiências institucionais e; 4. A abordagem da temática nas produções de dissertações e teses nos últimos cinco anos. Concluímos que, apesar dos avanços identificados nas experiências institucionais e nas produções acadêmicas, ainda se constata entre os professores uma formação pedagógica deficitária necessária ao exercício da docência universitária, carecendo de maior investimento em pesquisas e iniciativas institucionais que visem consolidação de políticas de profissionalização docente.Universidade Federal do Piauí2016-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/126410.26694/les.v1i2.6104Languages, Education and Society; No. 34 (2016); 263-288Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 34 (2016); 263-288Linguagens, Educação e Sociedade; n. 34 (2016); 263-2882526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1264/1111Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessOLIVEIRA RAMOS, EVÓDIO MAURÍCIO SABINO DE FARIAS, ISABEL MARIA LOPES RIBEIRO, MARINALVA 2021-12-16T11:17:44Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1264Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:17:44Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv TECENDO FIOS SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
title TECENDO FIOS SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
spellingShingle TECENDO FIOS SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
OLIVEIRA RAMOS, EVÓDIO MAURÍCIO
Docência Universitária
Formação pedagógica
Ensino Superior
title_short TECENDO FIOS SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
title_full TECENDO FIOS SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
title_fullStr TECENDO FIOS SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
title_full_unstemmed TECENDO FIOS SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
title_sort TECENDO FIOS SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
author OLIVEIRA RAMOS, EVÓDIO MAURÍCIO
author_facet OLIVEIRA RAMOS, EVÓDIO MAURÍCIO
SABINO DE FARIAS, ISABEL MARIA
LOPES RIBEIRO, MARINALVA
author_role author
author2 SABINO DE FARIAS, ISABEL MARIA
LOPES RIBEIRO, MARINALVA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA RAMOS, EVÓDIO MAURÍCIO
SABINO DE FARIAS, ISABEL MARIA
LOPES RIBEIRO, MARINALVA
dc.subject.por.fl_str_mv Docência Universitária
Formação pedagógica
Ensino Superior
topic Docência Universitária
Formação pedagógica
Ensino Superior
description O presente artigo é um recorte de um trabalho de dissertação de mestrado defendido em 2014 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde a maioria dos professores pesquisados apresentou lacunas na formação pedagógica para o exercício da docência universitária, aspecto que desencadeou motivação para nossos estudos nesse campo de conhecimento. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é compreender o contexto e os cenários da formação pedagógica necessária ao professor universitário. O debate sobre a temática foi realizado com base no exame teórico que recorre às formulações e discussões em torno das características da docência universitária tendo como referencial teórico de apoio os estudos de Selma Garrido Pimenta; Maurice Tardif; Isabel Cunha, Isabel Almeida, Ilma Passos, entre outros, autores de referência que propõe a reflexão sobre a profissionalização docente. A metodologia adotada compreende um estudo bibliográfico e documental de caráter exploratório numa perspectiva qualitativa. O artigo é organizado a partir de quatro eixos: 1. A caracterização da docência no contexto universitário; 2. O marco legal da inserção de profissionais nesse segmento de ensino; 3. A formação pedagógica em algumas experiências institucionais e; 4. A abordagem da temática nas produções de dissertações e teses nos últimos cinco anos. Concluímos que, apesar dos avanços identificados nas experiências institucionais e nas produções acadêmicas, ainda se constata entre os professores uma formação pedagógica deficitária necessária ao exercício da docência universitária, carecendo de maior investimento em pesquisas e iniciativas institucionais que visem consolidação de políticas de profissionalização docente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1264
10.26694/les.v1i2.6104
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1264
identifier_str_mv 10.26694/les.v1i2.6104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1264/1111
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 34 (2016); 263-288
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 34 (2016); 263-288
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 34 (2016); 263-288
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442962751488