A PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA PÚBLICA: Um debate sobre o ensino e o aprendizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DOMINGUES, ANALÉIA
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: MARTINS DE SOUZA, OSMAR
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1405
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo discutir o ensino e o aprendizado dos conceitos fundamentais da Língua Portuguesa a partir de produções de textos de alunos de 4ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas. Para realizar esse estudo foram recolhidas produções de texto de alunos da referida série, de 10 escolas de Maringá/PR e região. Como suporte teórico e metodológico nos fundamentamos no Método Marxista procurando compreender nosso objeto de estudo em suas múltiplas relações. Elegemos os teóricos da Teoria Histórico-Cultural para compreendermos os conceitos de ensino, aprendizagem, desenvolvimento e mediação, para posteriormente, analisar como esses conceitos aparecem nos textos das crianças. Os resultados da pesquisa levam a postular que há muito por ser feito no campo da educação e, mais especificamente, no trabalho com a língua portuguesa. É preciso repensar a forma como se tem trabalhado, o que se está ensinando e, o mais importante, como os conteúdos estão sendo ensinados. Há que se repensar a formação propiciada aos alunos.
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