Corrigir ou avaliar : abordagem do texto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141925 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar como é realizada a avaliação escolar e questioná-la. Partindo de práticas comuns de avaliação, busquei discutir como superá-las para que esse momento se tornasse mais produtivo ao processo de ensino-aprendizagem do professor e dos alunos. A partir disso, o foco do meu trabalho voltou-se para o texto escrito e para a análise do que comumente tem sido encontrado em sala de aula: a correção de textos centrada nos erros dos alunos. A partir da problematização dessa prática, proponho nesse trabalho que o texto escolar seja alvo de uma avaliação que dê conta daquilo que é demandado de um texto escrito em situações reais de interlocução. Para exemplificar essa ideia, apresentei um exemplo de proposta de critérios de avaliação do texto escolar, na qual a produção do aluno é avaliada considerando gênero do discurso, propósito comunicativo, leitura e escrita, interlocução, recursos linguísticos, organização e argumentação. O trabalho propõe-se, então, a apresentar uma alternativa de avaliação do texto escolar que supere a mera correção. |
id |
UFRGS-2_3cc277277941c9601981d044f72944e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141925 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Ana Carolina Rosa Posuelo deNaujorks, Jane da Costa2016-05-25T02:10:38Z2015http://hdl.handle.net/10183/141925000991844Este trabalho tem como objetivo apresentar como é realizada a avaliação escolar e questioná-la. Partindo de práticas comuns de avaliação, busquei discutir como superá-las para que esse momento se tornasse mais produtivo ao processo de ensino-aprendizagem do professor e dos alunos. A partir disso, o foco do meu trabalho voltou-se para o texto escrito e para a análise do que comumente tem sido encontrado em sala de aula: a correção de textos centrada nos erros dos alunos. A partir da problematização dessa prática, proponho nesse trabalho que o texto escolar seja alvo de uma avaliação que dê conta daquilo que é demandado de um texto escrito em situações reais de interlocução. Para exemplificar essa ideia, apresentei um exemplo de proposta de critérios de avaliação do texto escolar, na qual a produção do aluno é avaliada considerando gênero do discurso, propósito comunicativo, leitura e escrita, interlocução, recursos linguísticos, organização e argumentação. O trabalho propõe-se, então, a apresentar uma alternativa de avaliação do texto escolar que supere a mera correção.This paper aims to present and debate how school evaluations are conducted. Starting from common evaluation practices, I seek to examine how to overcome this process so it can become more productive to the teaching-learning process between teachers and students. From this point, I focus on the written text and on the analysis of a common practice inside the classroom: correcting a student’s text addressing only their mistakes. By questioning this practice, I propose a scholar written text to be the point of an evaluation that actually considers what is demanded of a text written in a realistic situation of dialogue. In order to illustrate this idea, I presented a suggestion of evaluation criteria of school texts, in which the student’s production is evaluated by considering gender discourse, communicative purpose, reading and writing, dialogue, linguistic resources, organization and discussion. Therefore, the paper proposes to present an evaluation alternative to a scholar written text that goes beyond a mere correction of mistakes.application/pdfporAvaliação escolarProcesso ensino-aprendizagemTexto escritoLeitura e escritaGênero discursivoEvaluationTextCorrectionTeachingCorrigir ou avaliar : abordagem do texto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2015Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991844.pdf000991844.pdfTexto completoapplication/pdf359920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141925/1/000991844.pdf448ec5e695369988e8b0a8d0c962d909MD51TEXT000991844.pdf.txt000991844.pdf.txtExtracted Texttext/plain81591http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141925/2/000991844.pdf.txte661ceb11b45c79a1b34205c485ed25bMD52THUMBNAIL000991844.pdf.jpg000991844.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg949http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141925/3/000991844.pdf.jpgc9af2ea8f2125c47995b9465312915c6MD5310183/1419252018-10-25 10:15:36.065oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141925Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:15:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Corrigir ou avaliar : abordagem do texto escolar |
title |
Corrigir ou avaliar : abordagem do texto escolar |
spellingShingle |
Corrigir ou avaliar : abordagem do texto escolar Oliveira, Ana Carolina Rosa Posuelo de Avaliação escolar Processo ensino-aprendizagem Texto escrito Leitura e escrita Gênero discursivo Evaluation Text Correction Teaching |
title_short |
Corrigir ou avaliar : abordagem do texto escolar |
title_full |
Corrigir ou avaliar : abordagem do texto escolar |
title_fullStr |
Corrigir ou avaliar : abordagem do texto escolar |
title_full_unstemmed |
Corrigir ou avaliar : abordagem do texto escolar |
title_sort |
Corrigir ou avaliar : abordagem do texto escolar |
author |
Oliveira, Ana Carolina Rosa Posuelo de |
author_facet |
Oliveira, Ana Carolina Rosa Posuelo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Carolina Rosa Posuelo de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Naujorks, Jane da Costa |
contributor_str_mv |
Naujorks, Jane da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação escolar Processo ensino-aprendizagem Texto escrito Leitura e escrita Gênero discursivo |
topic |
Avaliação escolar Processo ensino-aprendizagem Texto escrito Leitura e escrita Gênero discursivo Evaluation Text Correction Teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Evaluation Text Correction Teaching |
description |
Este trabalho tem como objetivo apresentar como é realizada a avaliação escolar e questioná-la. Partindo de práticas comuns de avaliação, busquei discutir como superá-las para que esse momento se tornasse mais produtivo ao processo de ensino-aprendizagem do professor e dos alunos. A partir disso, o foco do meu trabalho voltou-se para o texto escrito e para a análise do que comumente tem sido encontrado em sala de aula: a correção de textos centrada nos erros dos alunos. A partir da problematização dessa prática, proponho nesse trabalho que o texto escolar seja alvo de uma avaliação que dê conta daquilo que é demandado de um texto escrito em situações reais de interlocução. Para exemplificar essa ideia, apresentei um exemplo de proposta de critérios de avaliação do texto escolar, na qual a produção do aluno é avaliada considerando gênero do discurso, propósito comunicativo, leitura e escrita, interlocução, recursos linguísticos, organização e argumentação. O trabalho propõe-se, então, a apresentar uma alternativa de avaliação do texto escolar que supere a mera correção. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-25T02:10:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141925 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000991844 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141925 |
identifier_str_mv |
000991844 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141925/1/000991844.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141925/2/000991844.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141925/3/000991844.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
448ec5e695369988e8b0a8d0c962d909 e661ceb11b45c79a1b34205c485ed25b c9af2ea8f2125c47995b9465312915c6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224510603526144 |