Corrigir ou avaliar : abordagem do texto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Carolina Rosa Posuelo de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141925
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar como é realizada a avaliação escolar e questioná-la. Partindo de práticas comuns de avaliação, busquei discutir como superá-las para que esse momento se tornasse mais produtivo ao processo de ensino-aprendizagem do professor e dos alunos. A partir disso, o foco do meu trabalho voltou-se para o texto escrito e para a análise do que comumente tem sido encontrado em sala de aula: a correção de textos centrada nos erros dos alunos. A partir da problematização dessa prática, proponho nesse trabalho que o texto escolar seja alvo de uma avaliação que dê conta daquilo que é demandado de um texto escrito em situações reais de interlocução. Para exemplificar essa ideia, apresentei um exemplo de proposta de critérios de avaliação do texto escolar, na qual a produção do aluno é avaliada considerando gênero do discurso, propósito comunicativo, leitura e escrita, interlocução, recursos linguísticos, organização e argumentação. O trabalho propõe-se, então, a apresentar uma alternativa de avaliação do texto escolar que supere a mera correção.
id UFRGS-2_3cc277277941c9601981d044f72944e4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141925
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Ana Carolina Rosa Posuelo deNaujorks, Jane da Costa2016-05-25T02:10:38Z2015http://hdl.handle.net/10183/141925000991844Este trabalho tem como objetivo apresentar como é realizada a avaliação escolar e questioná-la. Partindo de práticas comuns de avaliação, busquei discutir como superá-las para que esse momento se tornasse mais produtivo ao processo de ensino-aprendizagem do professor e dos alunos. A partir disso, o foco do meu trabalho voltou-se para o texto escrito e para a análise do que comumente tem sido encontrado em sala de aula: a correção de textos centrada nos erros dos alunos. A partir da problematização dessa prática, proponho nesse trabalho que o texto escolar seja alvo de uma avaliação que dê conta daquilo que é demandado de um texto escrito em situações reais de interlocução. Para exemplificar essa ideia, apresentei um exemplo de proposta de critérios de avaliação do texto escolar, na qual a produção do aluno é avaliada considerando gênero do discurso, propósito comunicativo, leitura e escrita, interlocução, recursos linguísticos, organização e argumentação. O trabalho propõe-se, então, a apresentar uma alternativa de avaliação do texto escolar que supere a mera correção.This paper aims to present and debate how school evaluations are conducted. Starting from common evaluation practices, I seek to examine how to overcome this process so it can become more productive to the teaching-learning process between teachers and students. From this point, I focus on the written text and on the analysis of a common practice inside the classroom: correcting a student’s text addressing only their mistakes. By questioning this practice, I propose a scholar written text to be the point of an evaluation that actually considers what is demanded of a text written in a realistic situation of dialogue. In order to illustrate this idea, I presented a suggestion of evaluation criteria of school texts, in which the student’s production is evaluated by considering gender discourse, communicative purpose, reading and writing, dialogue, linguistic resources, organization and discussion. Therefore, the paper proposes to present an evaluation alternative to a scholar written text that goes beyond a mere correction of mistakes.application/pdfporAvaliação escolarProcesso ensino-aprendizagemTexto escritoLeitura e escritaGênero discursivoEvaluationTextCorrectionTeachingCorrigir ou avaliar : abordagem do texto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2015Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991844.pdf000991844.pdfTexto completoapplication/pdf359920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141925/1/000991844.pdf448ec5e695369988e8b0a8d0c962d909MD51TEXT000991844.pdf.txt000991844.pdf.txtExtracted Texttext/plain81591http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141925/2/000991844.pdf.txte661ceb11b45c79a1b34205c485ed25bMD52THUMBNAIL000991844.pdf.jpg000991844.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg949http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141925/3/000991844.pdf.jpgc9af2ea8f2125c47995b9465312915c6MD5310183/1419252018-10-25 10:15:36.065oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141925Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:15:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Corrigir ou avaliar : abordagem do texto escolar
title Corrigir ou avaliar : abordagem do texto escolar
spellingShingle Corrigir ou avaliar : abordagem do texto escolar
Oliveira, Ana Carolina Rosa Posuelo de
Avaliação escolar
Processo ensino-aprendizagem
Texto escrito
Leitura e escrita
Gênero discursivo
Evaluation
Text
Correction
Teaching
title_short Corrigir ou avaliar : abordagem do texto escolar
title_full Corrigir ou avaliar : abordagem do texto escolar
title_fullStr Corrigir ou avaliar : abordagem do texto escolar
title_full_unstemmed Corrigir ou avaliar : abordagem do texto escolar
title_sort Corrigir ou avaliar : abordagem do texto escolar
author Oliveira, Ana Carolina Rosa Posuelo de
author_facet Oliveira, Ana Carolina Rosa Posuelo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Carolina Rosa Posuelo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Naujorks, Jane da Costa
contributor_str_mv Naujorks, Jane da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação escolar
Processo ensino-aprendizagem
Texto escrito
Leitura e escrita
Gênero discursivo
topic Avaliação escolar
Processo ensino-aprendizagem
Texto escrito
Leitura e escrita
Gênero discursivo
Evaluation
Text
Correction
Teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Evaluation
Text
Correction
Teaching
description Este trabalho tem como objetivo apresentar como é realizada a avaliação escolar e questioná-la. Partindo de práticas comuns de avaliação, busquei discutir como superá-las para que esse momento se tornasse mais produtivo ao processo de ensino-aprendizagem do professor e dos alunos. A partir disso, o foco do meu trabalho voltou-se para o texto escrito e para a análise do que comumente tem sido encontrado em sala de aula: a correção de textos centrada nos erros dos alunos. A partir da problematização dessa prática, proponho nesse trabalho que o texto escolar seja alvo de uma avaliação que dê conta daquilo que é demandado de um texto escrito em situações reais de interlocução. Para exemplificar essa ideia, apresentei um exemplo de proposta de critérios de avaliação do texto escolar, na qual a produção do aluno é avaliada considerando gênero do discurso, propósito comunicativo, leitura e escrita, interlocução, recursos linguísticos, organização e argumentação. O trabalho propõe-se, então, a apresentar uma alternativa de avaliação do texto escolar que supere a mera correção.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-25T02:10:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141925
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000991844
url http://hdl.handle.net/10183/141925
identifier_str_mv 000991844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141925/1/000991844.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141925/2/000991844.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141925/3/000991844.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 448ec5e695369988e8b0a8d0c962d909
e661ceb11b45c79a1b34205c485ed25b
c9af2ea8f2125c47995b9465312915c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224510603526144