A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERSPECTIVAS PARA O SEMI­ ÁRIDO PIAUIENSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE SOUZA LIMA , ELMO
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: DE CARVALHO MENDES SOBRINHO, JOSÉ AUGUSTO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1444
Resumo: Este artigo analisa os processos de formação conti­ nuada de professores de Ciências Naturais desenvol­ vidos no semi­árido piauiense, demonstrando suasli­ mitações tanto na questão do acesso, quanto na pro­ posta pedagógica. Trata­se de um estudo descritivo de cunho qualitativo e que consistiu, na fase explora­tória, na análise dos projetos de formação de docen­tes desenvolvidos por algumas organizações sociais voltados para o desenvolvimento de uma educação contextualizada no semi­árido. As reflexões teóricas fundamentam­se em Freire (1997), Giroux (1997), Pe­reira (1999), Schön (2000), Delizoicov,Angotti e Per­nambuco (2002), Mendes Sobrinho (2006) e Pimenta (2006). O estudo empírico consistiu na observação participante sobre as práticas de formação docente no semi­árido. Os resultados indicam que as ativida­ des consistem em cursos construídos numa perspec­tiva fragmentada e cientificista que pouco dialoga coma realidade geo­ambiental do semi­árido. Os proces­ sos de formação de professores de ciências desenvol­ vidos com base na reflexão crítica da realidade, natroca de experiência e na análise críticas de suas prá­ticas pedagógicas apresentam­se como um saída para a formação de professores críticos e reflexivos.
id UFPI-5_0bd4fe844f3bb51ca360c1c2c6242ff7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1444
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERSPECTIVAS PARA O SEMI­ ÁRIDO PIAUIENSE Formação continuada de professo­resEnsino de Ciências NaturaisEducaçãoEste artigo analisa os processos de formação conti­ nuada de professores de Ciências Naturais desenvol­ vidos no semi­árido piauiense, demonstrando suasli­ mitações tanto na questão do acesso, quanto na pro­ posta pedagógica. Trata­se de um estudo descritivo de cunho qualitativo e que consistiu, na fase explora­tória, na análise dos projetos de formação de docen­tes desenvolvidos por algumas organizações sociais voltados para o desenvolvimento de uma educação contextualizada no semi­árido. As reflexões teóricas fundamentam­se em Freire (1997), Giroux (1997), Pe­reira (1999), Schön (2000), Delizoicov,Angotti e Per­nambuco (2002), Mendes Sobrinho (2006) e Pimenta (2006). O estudo empírico consistiu na observação participante sobre as práticas de formação docente no semi­árido. Os resultados indicam que as ativida­ des consistem em cursos construídos numa perspec­tiva fragmentada e cientificista que pouco dialoga coma realidade geo­ambiental do semi­árido. Os proces­ sos de formação de professores de ciências desenvol­ vidos com base na reflexão crítica da realidade, natroca de experiência e na análise críticas de suas prá­ticas pedagógicas apresentam­se como um saída para a formação de professores críticos e reflexivos.Universidade Federal do Piauí2007-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1444Languages, Education and Society; No. 16 (2007); 85-96Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 16 (2007); 85-96Linguagens, Educação e Sociedade; n. 16 (2007); 85-962526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1444/1295Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE SOUZA LIMA , ELMO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO, JOSÉ AUGUSTO 2022-02-02T18:08:06Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1444Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:08:06Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERSPECTIVAS PARA O SEMI­ ÁRIDO PIAUIENSE
title A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERSPECTIVAS PARA O SEMI­ ÁRIDO PIAUIENSE
spellingShingle A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERSPECTIVAS PARA O SEMI­ ÁRIDO PIAUIENSE
DE SOUZA LIMA , ELMO
Formação continuada de professo­res
Ensino de Ciências Naturais
Educação
title_short A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERSPECTIVAS PARA O SEMI­ ÁRIDO PIAUIENSE
title_full A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERSPECTIVAS PARA O SEMI­ ÁRIDO PIAUIENSE
title_fullStr A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERSPECTIVAS PARA O SEMI­ ÁRIDO PIAUIENSE
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERSPECTIVAS PARA O SEMI­ ÁRIDO PIAUIENSE
title_sort A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERSPECTIVAS PARA O SEMI­ ÁRIDO PIAUIENSE
author DE SOUZA LIMA , ELMO
author_facet DE SOUZA LIMA , ELMO
DE CARVALHO MENDES SOBRINHO, JOSÉ AUGUSTO
author_role author
author2 DE CARVALHO MENDES SOBRINHO, JOSÉ AUGUSTO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DE SOUZA LIMA , ELMO
DE CARVALHO MENDES SOBRINHO, JOSÉ AUGUSTO
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de professo­res
Ensino de Ciências Naturais
Educação
topic Formação continuada de professo­res
Ensino de Ciências Naturais
Educação
description Este artigo analisa os processos de formação conti­ nuada de professores de Ciências Naturais desenvol­ vidos no semi­árido piauiense, demonstrando suasli­ mitações tanto na questão do acesso, quanto na pro­ posta pedagógica. Trata­se de um estudo descritivo de cunho qualitativo e que consistiu, na fase explora­tória, na análise dos projetos de formação de docen­tes desenvolvidos por algumas organizações sociais voltados para o desenvolvimento de uma educação contextualizada no semi­árido. As reflexões teóricas fundamentam­se em Freire (1997), Giroux (1997), Pe­reira (1999), Schön (2000), Delizoicov,Angotti e Per­nambuco (2002), Mendes Sobrinho (2006) e Pimenta (2006). O estudo empírico consistiu na observação participante sobre as práticas de formação docente no semi­árido. Os resultados indicam que as ativida­ des consistem em cursos construídos numa perspec­tiva fragmentada e cientificista que pouco dialoga coma realidade geo­ambiental do semi­árido. Os proces­ sos de formação de professores de ciências desenvol­ vidos com base na reflexão crítica da realidade, natroca de experiência e na análise críticas de suas prá­ticas pedagógicas apresentam­se como um saída para a formação de professores críticos e reflexivos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1444
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1444/1295
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 16 (2007); 85-96
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 16 (2007); 85-96
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 16 (2007); 85-96
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443767009280