A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERSPECTIVAS PARA O SEMI ÁRIDO PIAUIENSE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1444 |
Resumo: | Este artigo analisa os processos de formação conti nuada de professores de Ciências Naturais desenvol vidos no semiárido piauiense, demonstrando suasli mitações tanto na questão do acesso, quanto na pro posta pedagógica. Tratase de um estudo descritivo de cunho qualitativo e que consistiu, na fase exploratória, na análise dos projetos de formação de docentes desenvolvidos por algumas organizações sociais voltados para o desenvolvimento de uma educação contextualizada no semiárido. As reflexões teóricas fundamentamse em Freire (1997), Giroux (1997), Pereira (1999), Schön (2000), Delizoicov,Angotti e Pernambuco (2002), Mendes Sobrinho (2006) e Pimenta (2006). O estudo empírico consistiu na observação participante sobre as práticas de formação docente no semiárido. Os resultados indicam que as ativida des consistem em cursos construídos numa perspectiva fragmentada e cientificista que pouco dialoga coma realidade geoambiental do semiárido. Os proces sos de formação de professores de ciências desenvol vidos com base na reflexão crítica da realidade, natroca de experiência e na análise críticas de suas práticas pedagógicas apresentamse como um saída para a formação de professores críticos e reflexivos. |
id |
UFPI-5_0bd4fe844f3bb51ca360c1c2c6242ff7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1444 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERSPECTIVAS PARA O SEMI ÁRIDO PIAUIENSE Formação continuada de professoresEnsino de Ciências NaturaisEducaçãoEste artigo analisa os processos de formação conti nuada de professores de Ciências Naturais desenvol vidos no semiárido piauiense, demonstrando suasli mitações tanto na questão do acesso, quanto na pro posta pedagógica. Tratase de um estudo descritivo de cunho qualitativo e que consistiu, na fase exploratória, na análise dos projetos de formação de docentes desenvolvidos por algumas organizações sociais voltados para o desenvolvimento de uma educação contextualizada no semiárido. As reflexões teóricas fundamentamse em Freire (1997), Giroux (1997), Pereira (1999), Schön (2000), Delizoicov,Angotti e Pernambuco (2002), Mendes Sobrinho (2006) e Pimenta (2006). O estudo empírico consistiu na observação participante sobre as práticas de formação docente no semiárido. Os resultados indicam que as ativida des consistem em cursos construídos numa perspectiva fragmentada e cientificista que pouco dialoga coma realidade geoambiental do semiárido. Os proces sos de formação de professores de ciências desenvol vidos com base na reflexão crítica da realidade, natroca de experiência e na análise críticas de suas práticas pedagógicas apresentamse como um saída para a formação de professores críticos e reflexivos.Universidade Federal do Piauí2007-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1444Languages, Education and Society; No. 16 (2007); 85-96Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 16 (2007); 85-96Linguagens, Educação e Sociedade; n. 16 (2007); 85-962526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1444/1295Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE SOUZA LIMA , ELMO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO, JOSÉ AUGUSTO 2022-02-02T18:08:06Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1444Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:08:06Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERSPECTIVAS PARA O SEMI ÁRIDO PIAUIENSE |
title |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERSPECTIVAS PARA O SEMI ÁRIDO PIAUIENSE |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERSPECTIVAS PARA O SEMI ÁRIDO PIAUIENSE DE SOUZA LIMA , ELMO Formação continuada de professores Ensino de Ciências Naturais Educação |
title_short |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERSPECTIVAS PARA O SEMI ÁRIDO PIAUIENSE |
title_full |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERSPECTIVAS PARA O SEMI ÁRIDO PIAUIENSE |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERSPECTIVAS PARA O SEMI ÁRIDO PIAUIENSE |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERSPECTIVAS PARA O SEMI ÁRIDO PIAUIENSE |
title_sort |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERSPECTIVAS PARA O SEMI ÁRIDO PIAUIENSE |
author |
DE SOUZA LIMA , ELMO |
author_facet |
DE SOUZA LIMA , ELMO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO, JOSÉ AUGUSTO |
author_role |
author |
author2 |
DE CARVALHO MENDES SOBRINHO, JOSÉ AUGUSTO |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DE SOUZA LIMA , ELMO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO, JOSÉ AUGUSTO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada de professores Ensino de Ciências Naturais Educação |
topic |
Formação continuada de professores Ensino de Ciências Naturais Educação |
description |
Este artigo analisa os processos de formação conti nuada de professores de Ciências Naturais desenvol vidos no semiárido piauiense, demonstrando suasli mitações tanto na questão do acesso, quanto na pro posta pedagógica. Tratase de um estudo descritivo de cunho qualitativo e que consistiu, na fase exploratória, na análise dos projetos de formação de docentes desenvolvidos por algumas organizações sociais voltados para o desenvolvimento de uma educação contextualizada no semiárido. As reflexões teóricas fundamentamse em Freire (1997), Giroux (1997), Pereira (1999), Schön (2000), Delizoicov,Angotti e Pernambuco (2002), Mendes Sobrinho (2006) e Pimenta (2006). O estudo empírico consistiu na observação participante sobre as práticas de formação docente no semiárido. Os resultados indicam que as ativida des consistem em cursos construídos numa perspectiva fragmentada e cientificista que pouco dialoga coma realidade geoambiental do semiárido. Os proces sos de formação de professores de ciências desenvol vidos com base na reflexão crítica da realidade, natroca de experiência e na análise críticas de suas práticas pedagógicas apresentamse como um saída para a formação de professores críticos e reflexivos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1444 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1444/1295 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 16 (2007); 85-96 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 16 (2007); 85-96 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 16 (2007); 85-96 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443767009280 |