EXPERIÊNCIAS VIVENCIAIS DE VELHOS KALUNGA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, MARIA DE JESUS E
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1583
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo em comunidades do Sítio Histórico Kalunga do norte de Goiás. O objetivo geral é apreendermos as vivências de velhos Kalunga com a educação escolar no contexto de modernização que ali se configura. Colhemos histórias de vida e depoimentos de cinco pessoas entre 60 e 70 anos, cujos sentidos foram desvelados através do método fenomenológico. Dão-nos a conhecer as suas experiências em meio a dois posicionamentos divergentes: a posição modernizante dos “mais novos” e a preservacionista de instâncias científicas e políticas. A educação, neste contexto, é vista como facilitadora do diálogo com a modernidade em oposição a uma educação como espaço de preservação da tradição, pois entendem que esta é vivida cotidianamente. Necessitam dos “conhecimentos de fora” para manterem o espaço de autonomia e de liberdade construído durante toda a vida e, atualmente, reivindicada nas suas relações internas e externas.
id UFPI-5_0e15ce81961fef8f45497c556f4e7cd5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1583
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling EXPERIÊNCIAS VIVENCIAIS DE VELHOS KALUNGA COM A EDUCAÇÃO ESCOLARTradiçãomodernidadeexperiências vivenciaisconhecimentos de foraEste trabalho apresenta um estudo em comunidades do Sítio Histórico Kalunga do norte de Goiás. O objetivo geral é apreendermos as vivências de velhos Kalunga com a educação escolar no contexto de modernização que ali se configura. Colhemos histórias de vida e depoimentos de cinco pessoas entre 60 e 70 anos, cujos sentidos foram desvelados através do método fenomenológico. Dão-nos a conhecer as suas experiências em meio a dois posicionamentos divergentes: a posição modernizante dos “mais novos” e a preservacionista de instâncias científicas e políticas. A educação, neste contexto, é vista como facilitadora do diálogo com a modernidade em oposição a uma educação como espaço de preservação da tradição, pois entendem que esta é vivida cotidianamente. Necessitam dos “conhecimentos de fora” para manterem o espaço de autonomia e de liberdade construído durante toda a vida e, atualmente, reivindicada nas suas relações internas e externas.Universidade Federal do Piauí2004-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1583Languages, Education and Society; No. 11 (2004); 65-75Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 11 (2004); 65-75Linguagens, Educação e Sociedade; n. 11 (2004); 65-752526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1583/1427Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess SILVA, MARIA DE JESUS E2022-02-02T18:26:50Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1583Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:26:50Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIÊNCIAS VIVENCIAIS DE VELHOS KALUNGA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR
title EXPERIÊNCIAS VIVENCIAIS DE VELHOS KALUNGA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR
spellingShingle EXPERIÊNCIAS VIVENCIAIS DE VELHOS KALUNGA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR
SILVA, MARIA DE JESUS E
Tradição
modernidade
experiências vivenciais
conhecimentos de fora
title_short EXPERIÊNCIAS VIVENCIAIS DE VELHOS KALUNGA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR
title_full EXPERIÊNCIAS VIVENCIAIS DE VELHOS KALUNGA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR
title_fullStr EXPERIÊNCIAS VIVENCIAIS DE VELHOS KALUNGA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIAS VIVENCIAIS DE VELHOS KALUNGA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR
title_sort EXPERIÊNCIAS VIVENCIAIS DE VELHOS KALUNGA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR
author SILVA, MARIA DE JESUS E
author_facet SILVA, MARIA DE JESUS E
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, MARIA DE JESUS E
dc.subject.por.fl_str_mv Tradição
modernidade
experiências vivenciais
conhecimentos de fora
topic Tradição
modernidade
experiências vivenciais
conhecimentos de fora
description Este trabalho apresenta um estudo em comunidades do Sítio Histórico Kalunga do norte de Goiás. O objetivo geral é apreendermos as vivências de velhos Kalunga com a educação escolar no contexto de modernização que ali se configura. Colhemos histórias de vida e depoimentos de cinco pessoas entre 60 e 70 anos, cujos sentidos foram desvelados através do método fenomenológico. Dão-nos a conhecer as suas experiências em meio a dois posicionamentos divergentes: a posição modernizante dos “mais novos” e a preservacionista de instâncias científicas e políticas. A educação, neste contexto, é vista como facilitadora do diálogo com a modernidade em oposição a uma educação como espaço de preservação da tradição, pois entendem que esta é vivida cotidianamente. Necessitam dos “conhecimentos de fora” para manterem o espaço de autonomia e de liberdade construído durante toda a vida e, atualmente, reivindicada nas suas relações internas e externas.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1583
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1583/1427
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 11 (2004); 65-75
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 11 (2004); 65-75
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 11 (2004); 65-75
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797444256694272