EXPERIÊNCIAS VIVENCIAIS DE VELHOS KALUNGA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1583 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo em comunidades do Sítio Histórico Kalunga do norte de Goiás. O objetivo geral é apreendermos as vivências de velhos Kalunga com a educação escolar no contexto de modernização que ali se configura. Colhemos histórias de vida e depoimentos de cinco pessoas entre 60 e 70 anos, cujos sentidos foram desvelados através do método fenomenológico. Dão-nos a conhecer as suas experiências em meio a dois posicionamentos divergentes: a posição modernizante dos “mais novos” e a preservacionista de instâncias científicas e políticas. A educação, neste contexto, é vista como facilitadora do diálogo com a modernidade em oposição a uma educação como espaço de preservação da tradição, pois entendem que esta é vivida cotidianamente. Necessitam dos “conhecimentos de fora” para manterem o espaço de autonomia e de liberdade construído durante toda a vida e, atualmente, reivindicada nas suas relações internas e externas. |
id |
UFPI-5_0e15ce81961fef8f45497c556f4e7cd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1583 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EXPERIÊNCIAS VIVENCIAIS DE VELHOS KALUNGA COM A EDUCAÇÃO ESCOLARTradiçãomodernidadeexperiências vivenciaisconhecimentos de foraEste trabalho apresenta um estudo em comunidades do Sítio Histórico Kalunga do norte de Goiás. O objetivo geral é apreendermos as vivências de velhos Kalunga com a educação escolar no contexto de modernização que ali se configura. Colhemos histórias de vida e depoimentos de cinco pessoas entre 60 e 70 anos, cujos sentidos foram desvelados através do método fenomenológico. Dão-nos a conhecer as suas experiências em meio a dois posicionamentos divergentes: a posição modernizante dos “mais novos” e a preservacionista de instâncias científicas e políticas. A educação, neste contexto, é vista como facilitadora do diálogo com a modernidade em oposição a uma educação como espaço de preservação da tradição, pois entendem que esta é vivida cotidianamente. Necessitam dos “conhecimentos de fora” para manterem o espaço de autonomia e de liberdade construído durante toda a vida e, atualmente, reivindicada nas suas relações internas e externas.Universidade Federal do Piauí2004-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1583Languages, Education and Society; No. 11 (2004); 65-75Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 11 (2004); 65-75Linguagens, Educação e Sociedade; n. 11 (2004); 65-752526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1583/1427Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess SILVA, MARIA DE JESUS E2022-02-02T18:26:50Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1583Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:26:50Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPERIÊNCIAS VIVENCIAIS DE VELHOS KALUNGA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR |
title |
EXPERIÊNCIAS VIVENCIAIS DE VELHOS KALUNGA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR |
spellingShingle |
EXPERIÊNCIAS VIVENCIAIS DE VELHOS KALUNGA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR SILVA, MARIA DE JESUS E Tradição modernidade experiências vivenciais conhecimentos de fora |
title_short |
EXPERIÊNCIAS VIVENCIAIS DE VELHOS KALUNGA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR |
title_full |
EXPERIÊNCIAS VIVENCIAIS DE VELHOS KALUNGA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR |
title_fullStr |
EXPERIÊNCIAS VIVENCIAIS DE VELHOS KALUNGA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
EXPERIÊNCIAS VIVENCIAIS DE VELHOS KALUNGA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR |
title_sort |
EXPERIÊNCIAS VIVENCIAIS DE VELHOS KALUNGA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR |
author |
SILVA, MARIA DE JESUS E |
author_facet |
SILVA, MARIA DE JESUS E |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, MARIA DE JESUS E |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tradição modernidade experiências vivenciais conhecimentos de fora |
topic |
Tradição modernidade experiências vivenciais conhecimentos de fora |
description |
Este trabalho apresenta um estudo em comunidades do Sítio Histórico Kalunga do norte de Goiás. O objetivo geral é apreendermos as vivências de velhos Kalunga com a educação escolar no contexto de modernização que ali se configura. Colhemos histórias de vida e depoimentos de cinco pessoas entre 60 e 70 anos, cujos sentidos foram desvelados através do método fenomenológico. Dão-nos a conhecer as suas experiências em meio a dois posicionamentos divergentes: a posição modernizante dos “mais novos” e a preservacionista de instâncias científicas e políticas. A educação, neste contexto, é vista como facilitadora do diálogo com a modernidade em oposição a uma educação como espaço de preservação da tradição, pois entendem que esta é vivida cotidianamente. Necessitam dos “conhecimentos de fora” para manterem o espaço de autonomia e de liberdade construído durante toda a vida e, atualmente, reivindicada nas suas relações internas e externas. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1583 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1583/1427 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 11 (2004); 65-75 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 11 (2004); 65-75 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 11 (2004); 65-75 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797444256694272 |