SONS E IDEAIS PELA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO DE MÚSICA: VILLALOBOS NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1125 |
Resumo: | Este estudo tem como horizonte as articulações políticas e pedagógicas do maestro Heitor VillaLobos com três signatários do Manifesto da Educação Nova (1932), no âmbito do Instituto de Educação do Rio de Janeiro; a saber, os intelectuais: Anísio Teixeira, Afrânio Peixoto e Fernando de Azevedo. Mobilizadas pelo conceito de documento/monumento de Le Goff (2010), as diferentes fontes do trabalho abarcam partituras, correspondências, escritas autobiográficas, manuais didáticos, relatórios e periódicos, além de duas entrevistas com ex-alunas da instituição no período em questão. Os documentos foram selecionados principalmente no Centro de Memória da Educação Brasileira, sediado no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. Como resultado dos contrapontos entre as propostas de Villa-Lobos e dos signatários, entendem-se as proximidades dos ideais. Porém, ao se tratar do Instituto, percebe-se que a conjuntura da instituição difere das comunidades educativas das classes populares. Sobretudo na medida em que era um exemplo prático de observância do modelo ideal de escola. |
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SONS E IDEAIS PELA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO DE MÚSICA: VILLALOBOS NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIROVilla-LobosManifesto da Educação NovaEducação MusicalCanto OrfeônicoEste estudo tem como horizonte as articulações políticas e pedagógicas do maestro Heitor VillaLobos com três signatários do Manifesto da Educação Nova (1932), no âmbito do Instituto de Educação do Rio de Janeiro; a saber, os intelectuais: Anísio Teixeira, Afrânio Peixoto e Fernando de Azevedo. Mobilizadas pelo conceito de documento/monumento de Le Goff (2010), as diferentes fontes do trabalho abarcam partituras, correspondências, escritas autobiográficas, manuais didáticos, relatórios e periódicos, além de duas entrevistas com ex-alunas da instituição no período em questão. Os documentos foram selecionados principalmente no Centro de Memória da Educação Brasileira, sediado no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. Como resultado dos contrapontos entre as propostas de Villa-Lobos e dos signatários, entendem-se as proximidades dos ideais. Porém, ao se tratar do Instituto, percebe-se que a conjuntura da instituição difere das comunidades educativas das classes populares. Sobretudo na medida em que era um exemplo prático de observância do modelo ideal de escola. Universidade Federal do Piauí2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/112510.26694/les.v0i41.8751Languages, Education and Society; No. 41 (2019); 301-321Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 41 (2019); 301-321Linguagens, Educação e Sociedade; n. 41 (2019); 301-3212526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1125/974Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessGONZAGA DO MONTI, EDNARDO MONTEIRO 2021-12-13T17:15:15Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1125Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:15:15Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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