PEDAGOGIA DA CIDADANIDADE: Um olhar sobre a produção de subjetividades na / pela escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ASSIS SIQUARA, MARIA MAVANIER
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: CEARON, NELCIDA MARIA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1418
Resumo: O texto apresenta uma discussão sobre a temática Pedagogia da cidadanidade: um olhar sobre a produção de subjetividades na/pela escola. Objetiva abrir debate sobre a formação de subjetividades e de cidadania governável a partir de alguns dispositivos institucionais no contexto da Universidade do Estado da Bahia – UNEB e das instituições de educação básica na região do extremo sul do estado. As reflexões expressas são parte de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida junto aos estagiários do Curso de Pedagogia do Campus X /UNEB. Também é resultado de estudos em andamento no Doutorado de Educação. A referência teórica que ancora as idéias aqui descritas fundamenta-se nos pontos de vista de Silvia Grinberg (2008), Michel Foucault (2002, 2005), Tomaz Tadeu da Silva (1992, 1994) e Jennifer M. Gore (1994), Corazza (2001) dentre outros. No curso das reflexões, discute-se a noção de educação institucional e as relações de poder-conhecimento na formação de subjetividades como cidadania governável na/pela escola. Para a análise de dados tomamos registros de falas de educandos de uma turma do 4º ano do ensino fundamental público, colhidas durante a experiência de estágio supervisionado no curso de Pedagogia do Campus X/UNEB, na modalidade ensino com pesquisa. Como resultado parcial é possível inferir que a formação trabalhada pela instituição escola, desde os anos iniciais, sustentada nos currículos, nos procedimentos normativos e práticas educativas impositivas, exercem influência significativa na construção da subjetividade. Em certa medida, essas práticas conformam um tipo de cidadania governável, um sujeito moral adaptável à sociedade em curso.
id UFPI-5_21388d8b384a00824261951a63847de5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1418
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling PEDAGOGIA DA CIDADANIDADE: Um olhar sobre a produção de subjetividades na / pela escolaFormação de subjetividadeCidadanidade governávelInstituição escolarO texto apresenta uma discussão sobre a temática Pedagogia da cidadanidade: um olhar sobre a produção de subjetividades na/pela escola. Objetiva abrir debate sobre a formação de subjetividades e de cidadania governável a partir de alguns dispositivos institucionais no contexto da Universidade do Estado da Bahia – UNEB e das instituições de educação básica na região do extremo sul do estado. As reflexões expressas são parte de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida junto aos estagiários do Curso de Pedagogia do Campus X /UNEB. Também é resultado de estudos em andamento no Doutorado de Educação. A referência teórica que ancora as idéias aqui descritas fundamenta-se nos pontos de vista de Silvia Grinberg (2008), Michel Foucault (2002, 2005), Tomaz Tadeu da Silva (1992, 1994) e Jennifer M. Gore (1994), Corazza (2001) dentre outros. No curso das reflexões, discute-se a noção de educação institucional e as relações de poder-conhecimento na formação de subjetividades como cidadania governável na/pela escola. Para a análise de dados tomamos registros de falas de educandos de uma turma do 4º ano do ensino fundamental público, colhidas durante a experiência de estágio supervisionado no curso de Pedagogia do Campus X/UNEB, na modalidade ensino com pesquisa. Como resultado parcial é possível inferir que a formação trabalhada pela instituição escola, desde os anos iniciais, sustentada nos currículos, nos procedimentos normativos e práticas educativas impositivas, exercem influência significativa na construção da subjetividade. Em certa medida, essas práticas conformam um tipo de cidadania governável, um sujeito moral adaptável à sociedade em curso.Universidade Federal do Piauí2012-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1418Languages, Education and Society; No. 24 (2011); 73-92Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 24 (2011); 73-92Linguagens, Educação e Sociedade; n. 24 (2011); 73-922526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1418/1268Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessASSIS SIQUARA, MARIA MAVANIER CEARON, NELCIDA MARIA 2022-02-02T18:52:28Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1418Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:52:28Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv PEDAGOGIA DA CIDADANIDADE: Um olhar sobre a produção de subjetividades na / pela escola
title PEDAGOGIA DA CIDADANIDADE: Um olhar sobre a produção de subjetividades na / pela escola
spellingShingle PEDAGOGIA DA CIDADANIDADE: Um olhar sobre a produção de subjetividades na / pela escola
ASSIS SIQUARA, MARIA MAVANIER
Formação de subjetividade
Cidadanidade governável
Instituição escolar
title_short PEDAGOGIA DA CIDADANIDADE: Um olhar sobre a produção de subjetividades na / pela escola
title_full PEDAGOGIA DA CIDADANIDADE: Um olhar sobre a produção de subjetividades na / pela escola
title_fullStr PEDAGOGIA DA CIDADANIDADE: Um olhar sobre a produção de subjetividades na / pela escola
title_full_unstemmed PEDAGOGIA DA CIDADANIDADE: Um olhar sobre a produção de subjetividades na / pela escola
title_sort PEDAGOGIA DA CIDADANIDADE: Um olhar sobre a produção de subjetividades na / pela escola
author ASSIS SIQUARA, MARIA MAVANIER
author_facet ASSIS SIQUARA, MARIA MAVANIER
CEARON, NELCIDA MARIA
author_role author
author2 CEARON, NELCIDA MARIA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ASSIS SIQUARA, MARIA MAVANIER
CEARON, NELCIDA MARIA
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de subjetividade
Cidadanidade governável
Instituição escolar
topic Formação de subjetividade
Cidadanidade governável
Instituição escolar
description O texto apresenta uma discussão sobre a temática Pedagogia da cidadanidade: um olhar sobre a produção de subjetividades na/pela escola. Objetiva abrir debate sobre a formação de subjetividades e de cidadania governável a partir de alguns dispositivos institucionais no contexto da Universidade do Estado da Bahia – UNEB e das instituições de educação básica na região do extremo sul do estado. As reflexões expressas são parte de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida junto aos estagiários do Curso de Pedagogia do Campus X /UNEB. Também é resultado de estudos em andamento no Doutorado de Educação. A referência teórica que ancora as idéias aqui descritas fundamenta-se nos pontos de vista de Silvia Grinberg (2008), Michel Foucault (2002, 2005), Tomaz Tadeu da Silva (1992, 1994) e Jennifer M. Gore (1994), Corazza (2001) dentre outros. No curso das reflexões, discute-se a noção de educação institucional e as relações de poder-conhecimento na formação de subjetividades como cidadania governável na/pela escola. Para a análise de dados tomamos registros de falas de educandos de uma turma do 4º ano do ensino fundamental público, colhidas durante a experiência de estágio supervisionado no curso de Pedagogia do Campus X/UNEB, na modalidade ensino com pesquisa. Como resultado parcial é possível inferir que a formação trabalhada pela instituição escola, desde os anos iniciais, sustentada nos currículos, nos procedimentos normativos e práticas educativas impositivas, exercem influência significativa na construção da subjetividade. Em certa medida, essas práticas conformam um tipo de cidadania governável, um sujeito moral adaptável à sociedade em curso.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1418
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1418/1268
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 24 (2011); 73-92
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 24 (2011); 73-92
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 24 (2011); 73-92
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443459776512