PEDAGOGIA DA CIDADANIDADE: Um olhar sobre a produção de subjetividades na / pela escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1418 |
Resumo: | O texto apresenta uma discussão sobre a temática Pedagogia da cidadanidade: um olhar sobre a produção de subjetividades na/pela escola. Objetiva abrir debate sobre a formação de subjetividades e de cidadania governável a partir de alguns dispositivos institucionais no contexto da Universidade do Estado da Bahia – UNEB e das instituições de educação básica na região do extremo sul do estado. As reflexões expressas são parte de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida junto aos estagiários do Curso de Pedagogia do Campus X /UNEB. Também é resultado de estudos em andamento no Doutorado de Educação. A referência teórica que ancora as idéias aqui descritas fundamenta-se nos pontos de vista de Silvia Grinberg (2008), Michel Foucault (2002, 2005), Tomaz Tadeu da Silva (1992, 1994) e Jennifer M. Gore (1994), Corazza (2001) dentre outros. No curso das reflexões, discute-se a noção de educação institucional e as relações de poder-conhecimento na formação de subjetividades como cidadania governável na/pela escola. Para a análise de dados tomamos registros de falas de educandos de uma turma do 4º ano do ensino fundamental público, colhidas durante a experiência de estágio supervisionado no curso de Pedagogia do Campus X/UNEB, na modalidade ensino com pesquisa. Como resultado parcial é possível inferir que a formação trabalhada pela instituição escola, desde os anos iniciais, sustentada nos currículos, nos procedimentos normativos e práticas educativas impositivas, exercem influência significativa na construção da subjetividade. Em certa medida, essas práticas conformam um tipo de cidadania governável, um sujeito moral adaptável à sociedade em curso. |
id |
UFPI-5_21388d8b384a00824261951a63847de5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1418 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PEDAGOGIA DA CIDADANIDADE: Um olhar sobre a produção de subjetividades na / pela escolaFormação de subjetividadeCidadanidade governávelInstituição escolarO texto apresenta uma discussão sobre a temática Pedagogia da cidadanidade: um olhar sobre a produção de subjetividades na/pela escola. Objetiva abrir debate sobre a formação de subjetividades e de cidadania governável a partir de alguns dispositivos institucionais no contexto da Universidade do Estado da Bahia – UNEB e das instituições de educação básica na região do extremo sul do estado. As reflexões expressas são parte de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida junto aos estagiários do Curso de Pedagogia do Campus X /UNEB. Também é resultado de estudos em andamento no Doutorado de Educação. A referência teórica que ancora as idéias aqui descritas fundamenta-se nos pontos de vista de Silvia Grinberg (2008), Michel Foucault (2002, 2005), Tomaz Tadeu da Silva (1992, 1994) e Jennifer M. Gore (1994), Corazza (2001) dentre outros. No curso das reflexões, discute-se a noção de educação institucional e as relações de poder-conhecimento na formação de subjetividades como cidadania governável na/pela escola. Para a análise de dados tomamos registros de falas de educandos de uma turma do 4º ano do ensino fundamental público, colhidas durante a experiência de estágio supervisionado no curso de Pedagogia do Campus X/UNEB, na modalidade ensino com pesquisa. Como resultado parcial é possível inferir que a formação trabalhada pela instituição escola, desde os anos iniciais, sustentada nos currículos, nos procedimentos normativos e práticas educativas impositivas, exercem influência significativa na construção da subjetividade. Em certa medida, essas práticas conformam um tipo de cidadania governável, um sujeito moral adaptável à sociedade em curso.Universidade Federal do Piauí2012-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1418Languages, Education and Society; No. 24 (2011); 73-92Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 24 (2011); 73-92Linguagens, Educação e Sociedade; n. 24 (2011); 73-922526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1418/1268Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessASSIS SIQUARA, MARIA MAVANIER CEARON, NELCIDA MARIA 2022-02-02T18:52:28Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1418Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:52:28Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDAGOGIA DA CIDADANIDADE: Um olhar sobre a produção de subjetividades na / pela escola |
title |
PEDAGOGIA DA CIDADANIDADE: Um olhar sobre a produção de subjetividades na / pela escola |
spellingShingle |
PEDAGOGIA DA CIDADANIDADE: Um olhar sobre a produção de subjetividades na / pela escola ASSIS SIQUARA, MARIA MAVANIER Formação de subjetividade Cidadanidade governável Instituição escolar |
title_short |
PEDAGOGIA DA CIDADANIDADE: Um olhar sobre a produção de subjetividades na / pela escola |
title_full |
PEDAGOGIA DA CIDADANIDADE: Um olhar sobre a produção de subjetividades na / pela escola |
title_fullStr |
PEDAGOGIA DA CIDADANIDADE: Um olhar sobre a produção de subjetividades na / pela escola |
title_full_unstemmed |
PEDAGOGIA DA CIDADANIDADE: Um olhar sobre a produção de subjetividades na / pela escola |
title_sort |
PEDAGOGIA DA CIDADANIDADE: Um olhar sobre a produção de subjetividades na / pela escola |
author |
ASSIS SIQUARA, MARIA MAVANIER |
author_facet |
ASSIS SIQUARA, MARIA MAVANIER CEARON, NELCIDA MARIA |
author_role |
author |
author2 |
CEARON, NELCIDA MARIA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ASSIS SIQUARA, MARIA MAVANIER CEARON, NELCIDA MARIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de subjetividade Cidadanidade governável Instituição escolar |
topic |
Formação de subjetividade Cidadanidade governável Instituição escolar |
description |
O texto apresenta uma discussão sobre a temática Pedagogia da cidadanidade: um olhar sobre a produção de subjetividades na/pela escola. Objetiva abrir debate sobre a formação de subjetividades e de cidadania governável a partir de alguns dispositivos institucionais no contexto da Universidade do Estado da Bahia – UNEB e das instituições de educação básica na região do extremo sul do estado. As reflexões expressas são parte de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida junto aos estagiários do Curso de Pedagogia do Campus X /UNEB. Também é resultado de estudos em andamento no Doutorado de Educação. A referência teórica que ancora as idéias aqui descritas fundamenta-se nos pontos de vista de Silvia Grinberg (2008), Michel Foucault (2002, 2005), Tomaz Tadeu da Silva (1992, 1994) e Jennifer M. Gore (1994), Corazza (2001) dentre outros. No curso das reflexões, discute-se a noção de educação institucional e as relações de poder-conhecimento na formação de subjetividades como cidadania governável na/pela escola. Para a análise de dados tomamos registros de falas de educandos de uma turma do 4º ano do ensino fundamental público, colhidas durante a experiência de estágio supervisionado no curso de Pedagogia do Campus X/UNEB, na modalidade ensino com pesquisa. Como resultado parcial é possível inferir que a formação trabalhada pela instituição escola, desde os anos iniciais, sustentada nos currículos, nos procedimentos normativos e práticas educativas impositivas, exercem influência significativa na construção da subjetividade. Em certa medida, essas práticas conformam um tipo de cidadania governável, um sujeito moral adaptável à sociedade em curso. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1418 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1418 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1418/1268 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 24 (2011); 73-92 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 24 (2011); 73-92 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 24 (2011); 73-92 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443459776512 |