O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS PRESENTES NO PORTAL DO PROFESSOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TAVARES, TAIZY LEDA
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: DAVID ECHALAR, JHONNY, LIMA FIGUEIREDO-ECHALAR, ADDA DANIELA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1275
Resumo: A presente pesquisa almejou responder ao seguinte questionamento: o que existe de software educacional (SE) disponibilizado no Portal do Professor para o ensino de Ciências Naturais? Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar os SE disponibilizados no Portal do Professor, para a disciplina de Ciências Naturais. O estudo baseou-se na leitura crítica dos seguintes autores: Alves et al. (2004); Santos; Mortimer (2002); Vesce (2011); Vieira (1999); dentre outros. Dos SE encontrados, em número de 18, 100% estão em língua estrangeira, e, desses, 70% em espanhol. Verifica-se a transposição de conteúdos de uma mídia impressa para a mídia eletrônica. Todos os SE analisados têm potencial para que o aluno realize feedback dos conteúdos apresentados. Vê-se como importante a avaliação dos conteúdos disponíveis nos repositórios de objetos de aprendizagem, com intuito de possibilitar uma ferramenta de qualidade ao processo de ensino e aprendizagem.
id UFPI-5_2390c4f06a1e6866eebf1ae3cb4254e2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1275
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS PRESENTES NO PORTAL DO PROFESSORciberculturarecursos midiáticosobjetos de aprendizagemA presente pesquisa almejou responder ao seguinte questionamento: o que existe de software educacional (SE) disponibilizado no Portal do Professor para o ensino de Ciências Naturais? Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar os SE disponibilizados no Portal do Professor, para a disciplina de Ciências Naturais. O estudo baseou-se na leitura crítica dos seguintes autores: Alves et al. (2004); Santos; Mortimer (2002); Vesce (2011); Vieira (1999); dentre outros. Dos SE encontrados, em número de 18, 100% estão em língua estrangeira, e, desses, 70% em espanhol. Verifica-se a transposição de conteúdos de uma mídia impressa para a mídia eletrônica. Todos os SE analisados têm potencial para que o aluno realize feedback dos conteúdos apresentados. Vê-se como importante a avaliação dos conteúdos disponíveis nos repositórios de objetos de aprendizagem, com intuito de possibilitar uma ferramenta de qualidade ao processo de ensino e aprendizagem.Universidade Federal do Piauí2015-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/127510.26694/5868Languages, Education and Society; No. 33 (2015); 150-169Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 33 (2015); 150-169Linguagens, Educação e Sociedade; n. 33 (2015); 150-1692526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1275/1123Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessTAVARES, TAIZY LEDA DAVID ECHALAR, JHONNY LIMA FIGUEIREDO-ECHALAR, ADDA DANIELA 2021-12-16T11:17:59Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1275Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:17:59Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS PRESENTES NO PORTAL DO PROFESSOR
title O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS PRESENTES NO PORTAL DO PROFESSOR
spellingShingle O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS PRESENTES NO PORTAL DO PROFESSOR
TAVARES, TAIZY LEDA
cibercultura
recursos midiáticos
objetos de aprendizagem
title_short O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS PRESENTES NO PORTAL DO PROFESSOR
title_full O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS PRESENTES NO PORTAL DO PROFESSOR
title_fullStr O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS PRESENTES NO PORTAL DO PROFESSOR
title_full_unstemmed O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS PRESENTES NO PORTAL DO PROFESSOR
title_sort O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS PRESENTES NO PORTAL DO PROFESSOR
author TAVARES, TAIZY LEDA
author_facet TAVARES, TAIZY LEDA
DAVID ECHALAR, JHONNY
LIMA FIGUEIREDO-ECHALAR, ADDA DANIELA
author_role author
author2 DAVID ECHALAR, JHONNY
LIMA FIGUEIREDO-ECHALAR, ADDA DANIELA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv TAVARES, TAIZY LEDA
DAVID ECHALAR, JHONNY
LIMA FIGUEIREDO-ECHALAR, ADDA DANIELA
dc.subject.por.fl_str_mv cibercultura
recursos midiáticos
objetos de aprendizagem
topic cibercultura
recursos midiáticos
objetos de aprendizagem
description A presente pesquisa almejou responder ao seguinte questionamento: o que existe de software educacional (SE) disponibilizado no Portal do Professor para o ensino de Ciências Naturais? Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar os SE disponibilizados no Portal do Professor, para a disciplina de Ciências Naturais. O estudo baseou-se na leitura crítica dos seguintes autores: Alves et al. (2004); Santos; Mortimer (2002); Vesce (2011); Vieira (1999); dentre outros. Dos SE encontrados, em número de 18, 100% estão em língua estrangeira, e, desses, 70% em espanhol. Verifica-se a transposição de conteúdos de uma mídia impressa para a mídia eletrônica. Todos os SE analisados têm potencial para que o aluno realize feedback dos conteúdos apresentados. Vê-se como importante a avaliação dos conteúdos disponíveis nos repositórios de objetos de aprendizagem, com intuito de possibilitar uma ferramenta de qualidade ao processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1275
10.26694/5868
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1275
identifier_str_mv 10.26694/5868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1275/1123
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 33 (2015); 150-169
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 33 (2015); 150-169
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 33 (2015); 150-169
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442978480128