CURRÍCULO: QUE CONTEÚDOS SÃO ENSINADOS E APRENDIDOS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SALONILDE FERREIRA, MARIA
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1429
Resumo: O currículo escolar sofreu, durante todo século passado, uma série de questionamentos, a maioria deles em torno da indagação: O que devemos ensinar? Na prática, ou seja, na mentalidade dos professores, nas situações de aprendizagem cotidianas, nas regulamentações da administração educativas, bem como nos livros textos, a idéia predominante é de transmissão de conhecimentos sintetizados nas disciplinas escolares. Em face dessa situação, a questão que fazemos é: o que de fato aprendemos na escola? Neste estudo, o foco está na modalidade cognoscitiva do ato de pensar – o conceber. No que se refere a essa modalidade de conhecimento, observamos que no dia-a-dia é muito comum ouvir as pessoas se referirem à concepção disso, à concepção daquilo. Observamos também que nos textos acadêmicos o termo concepção é utilizado como se o seu significado fosse tão consensual que não necessitasse precisá-lo. Considerando que as proposta curriculares que se efetivam nas instituições escolares não colocam como foco do processo ensino-aprendizagem a (re) elaboração do conhecimento no nível dos conceitos científicos. Nesse sentido, abordaremos o tema esclarecendo o significado de concepção no processo de construção dos currículos escolares.
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