A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM NOVO EPISÓDIO DE ESVAZIAMENTO DA ESCOLA NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marsiglia, Ana Carolina Galvão
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pina, Leonardo Docena, Machado, Vinícius de Oliveira, Lima, Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21835
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os princípios presentes na formulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Buscamos, por meio da análise documental dos fundamentos pedagógicos de sua segunda versão e estrutura geral da terceira versão, demonstrar que a sua elaboração atende aos interesses da classe empresarial e é mais um episódio de esvaziamento da escola no Brasil. Ao mesmo tempo, a partir de referências da pedagogia histórico-crítica, apontamos uma concepção curricular que defende que o principal objetivo da educação escolar é propiciar à classe trabalhadora o domínio dos conhecimentos clássicos.
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