A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM NOVO EPISÓDIO DE ESVAZIAMENTO DA ESCOLA NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21835 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar os princípios presentes na formulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Buscamos, por meio da análise documental dos fundamentos pedagógicos de sua segunda versão e estrutura geral da terceira versão, demonstrar que a sua elaboração atende aos interesses da classe empresarial e é mais um episódio de esvaziamento da escola no Brasil. Ao mesmo tempo, a partir de referências da pedagogia histórico-crítica, apontamos uma concepção curricular que defende que o principal objetivo da educação escolar é propiciar à classe trabalhadora o domínio dos conhecimentos clássicos. |
id |
UFBA-10_8ecb5036a07b54f35120031bc4d4f00f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/21835 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM NOVO EPISÓDIO DE ESVAZIAMENTO DA ESCOLA NO BRASILBase Nacional Comum Curricular. Concepção de currículo. Pedagogia histórico-crítica.Este trabalho tem como objetivo analisar os princípios presentes na formulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Buscamos, por meio da análise documental dos fundamentos pedagógicos de sua segunda versão e estrutura geral da terceira versão, demonstrar que a sua elaboração atende aos interesses da classe empresarial e é mais um episódio de esvaziamento da escola no Brasil. Ao mesmo tempo, a partir de referências da pedagogia histórico-crítica, apontamos uma concepção curricular que defende que o principal objetivo da educação escolar é propiciar à classe trabalhadora o domínio dos conhecimentos clássicos.Universidade Federal da Bahia2017-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisa documental e bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2183510.9771/gmed.v9i1.21835Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 1 (2017): CRÍTICA DA POLÍTICA EDUCACIONAL; 107-1212175-560410.9771/gmed.v9i1reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21835/14343Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarsiglia, Ana Carolina GalvãoPina, Leonardo DocenaMachado, Vinícius de OliveiraLima, Marcelo2017-10-19T15:53:50Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/21835Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:53:50Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM NOVO EPISÓDIO DE ESVAZIAMENTO DA ESCOLA NO BRASIL |
title |
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM NOVO EPISÓDIO DE ESVAZIAMENTO DA ESCOLA NO BRASIL |
spellingShingle |
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM NOVO EPISÓDIO DE ESVAZIAMENTO DA ESCOLA NO BRASIL Marsiglia, Ana Carolina Galvão Base Nacional Comum Curricular. Concepção de currículo. Pedagogia histórico-crítica. |
title_short |
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM NOVO EPISÓDIO DE ESVAZIAMENTO DA ESCOLA NO BRASIL |
title_full |
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM NOVO EPISÓDIO DE ESVAZIAMENTO DA ESCOLA NO BRASIL |
title_fullStr |
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM NOVO EPISÓDIO DE ESVAZIAMENTO DA ESCOLA NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM NOVO EPISÓDIO DE ESVAZIAMENTO DA ESCOLA NO BRASIL |
title_sort |
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM NOVO EPISÓDIO DE ESVAZIAMENTO DA ESCOLA NO BRASIL |
author |
Marsiglia, Ana Carolina Galvão |
author_facet |
Marsiglia, Ana Carolina Galvão Pina, Leonardo Docena Machado, Vinícius de Oliveira Lima, Marcelo |
author_role |
author |
author2 |
Pina, Leonardo Docena Machado, Vinícius de Oliveira Lima, Marcelo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marsiglia, Ana Carolina Galvão Pina, Leonardo Docena Machado, Vinícius de Oliveira Lima, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Base Nacional Comum Curricular. Concepção de currículo. Pedagogia histórico-crítica. |
topic |
Base Nacional Comum Curricular. Concepção de currículo. Pedagogia histórico-crítica. |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar os princípios presentes na formulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Buscamos, por meio da análise documental dos fundamentos pedagógicos de sua segunda versão e estrutura geral da terceira versão, demonstrar que a sua elaboração atende aos interesses da classe empresarial e é mais um episódio de esvaziamento da escola no Brasil. Ao mesmo tempo, a partir de referências da pedagogia histórico-crítica, apontamos uma concepção curricular que defende que o principal objetivo da educação escolar é propiciar à classe trabalhadora o domínio dos conhecimentos clássicos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Pesquisa documental e bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21835 10.9771/gmed.v9i1.21835 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21835 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v9i1.21835 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21835/14343 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 1 (2017): CRÍTICA DA POLÍTICA EDUCACIONAL; 107-121 2175-5604 10.9771/gmed.v9i1 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313517500071936 |