A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: experiências vivenciadas no processo de inclusão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1492 |
Resumo: | A educação inclusiva tem sido objeto de grandes discussões em nossa sociedade e pauta de eventos mundiais sobre educação. Nesse sentido, esta pesquisa se propôs a estudar uma das partes envolvidas no processo: o aluno com deficiência visual e a constituição de sua identidade frente ao processo de inclusão escolar. Pela natureza do tema pesquisado optou-se pela narrativa da história de vida, buscando captar as relações entre o sujeito e os outros, pois acredita-se que esse tipo de abordagem propicia uma maior aproximação com o sujeito analisado/pesquisado. Durante a escuta da narrativa da história de vida de uma pessoa que foi perdendo a visão ao longo do tempo, causada por retinose pigmentar, foi possível notar que, apesar de sempre estudar em escolas/classes regulares, antes dos discursos sobre uma educação inclusiva, participou de projetos educacionais inclusivos, bem como encontrou vários professores que lhe deram reais oportunidades de inclusão. |
id |
UFPI-5_383153b383c01cc6fdac5fcc4d0bf41d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1492 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: experiências vivenciadas no processo de inclusão escolarIdentidadeDeficiência VisualEducação InclusivaA educação inclusiva tem sido objeto de grandes discussões em nossa sociedade e pauta de eventos mundiais sobre educação. Nesse sentido, esta pesquisa se propôs a estudar uma das partes envolvidas no processo: o aluno com deficiência visual e a constituição de sua identidade frente ao processo de inclusão escolar. Pela natureza do tema pesquisado optou-se pela narrativa da história de vida, buscando captar as relações entre o sujeito e os outros, pois acredita-se que esse tipo de abordagem propicia uma maior aproximação com o sujeito analisado/pesquisado. Durante a escuta da narrativa da história de vida de uma pessoa que foi perdendo a visão ao longo do tempo, causada por retinose pigmentar, foi possível notar que, apesar de sempre estudar em escolas/classes regulares, antes dos discursos sobre uma educação inclusiva, participou de projetos educacionais inclusivos, bem como encontrou vários professores que lhe deram reais oportunidades de inclusão.Universidade Federal do Piauí2009-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1492Languages, Education and Society; No. 20 (2009); 60-73Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 20 (2009); 60-73Linguagens, Educação e Sociedade; n. 20 (2009); 60-732526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1492/1340Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessLEAL, DANIELA MAKINO ANTUNES, MITSUKO APARECIDA 2022-02-02T17:50:11Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1492Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T17:50:11Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: experiências vivenciadas no processo de inclusão escolar |
title |
A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: experiências vivenciadas no processo de inclusão escolar |
spellingShingle |
A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: experiências vivenciadas no processo de inclusão escolar LEAL, DANIELA Identidade Deficiência Visual Educação Inclusiva |
title_short |
A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: experiências vivenciadas no processo de inclusão escolar |
title_full |
A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: experiências vivenciadas no processo de inclusão escolar |
title_fullStr |
A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: experiências vivenciadas no processo de inclusão escolar |
title_full_unstemmed |
A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: experiências vivenciadas no processo de inclusão escolar |
title_sort |
A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: experiências vivenciadas no processo de inclusão escolar |
author |
LEAL, DANIELA |
author_facet |
LEAL, DANIELA MAKINO ANTUNES, MITSUKO APARECIDA |
author_role |
author |
author2 |
MAKINO ANTUNES, MITSUKO APARECIDA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LEAL, DANIELA MAKINO ANTUNES, MITSUKO APARECIDA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Deficiência Visual Educação Inclusiva |
topic |
Identidade Deficiência Visual Educação Inclusiva |
description |
A educação inclusiva tem sido objeto de grandes discussões em nossa sociedade e pauta de eventos mundiais sobre educação. Nesse sentido, esta pesquisa se propôs a estudar uma das partes envolvidas no processo: o aluno com deficiência visual e a constituição de sua identidade frente ao processo de inclusão escolar. Pela natureza do tema pesquisado optou-se pela narrativa da história de vida, buscando captar as relações entre o sujeito e os outros, pois acredita-se que esse tipo de abordagem propicia uma maior aproximação com o sujeito analisado/pesquisado. Durante a escuta da narrativa da história de vida de uma pessoa que foi perdendo a visão ao longo do tempo, causada por retinose pigmentar, foi possível notar que, apesar de sempre estudar em escolas/classes regulares, antes dos discursos sobre uma educação inclusiva, participou de projetos educacionais inclusivos, bem como encontrou vários professores que lhe deram reais oportunidades de inclusão. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1492 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1492 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1492/1340 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 20 (2009); 60-73 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 20 (2009); 60-73 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 20 (2009); 60-73 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443844603904 |