A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: experiências vivenciadas no processo de inclusão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEAL, DANIELA
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: MAKINO ANTUNES, MITSUKO APARECIDA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1492
Resumo: A educação inclusiva tem sido objeto de grandes discussões em nossa sociedade e pauta de eventos mundiais sobre educação. Nesse sentido, esta pesquisa se propôs a estudar uma das partes envolvidas no processo: o aluno com deficiência visual e a constituição de sua identidade frente ao processo de inclusão escolar. Pela natureza do tema pesquisado optou-se pela narrativa da história de vida, buscando captar as relações entre o sujeito e os outros, pois acredita-se que esse tipo de abordagem propicia uma maior aproximação com o sujeito analisado/pesquisado. Durante a escuta da narrativa da história de vida de uma pessoa que foi perdendo a visão ao longo do tempo, causada por retinose pigmentar, foi possível notar que, apesar de sempre estudar em escolas/classes regulares, antes dos discursos sobre uma educação inclusiva, participou de projetos educacionais inclusivos, bem como encontrou vários professores que lhe deram reais oportunidades de inclusão.
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