A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, OS SABERES DOCENTES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIANDO A CONSTRUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: um estudo do cotidiano de uma sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1517 |
Resumo: | Esse relato apresenta parte dos resultados alcançados com a pesquisa realizada em uma escola pública estadual de Teresina que teve como objetivo: analisar a forma como as relações interpessoais que se desenvolvem no contexto da sala de aula, sobretudo entre professores e alunos, podem mediar a construção do fracasso escolar. Os dados foram obtidos por meio de observação participante com o uso de diário de campo, e, também, com o uso de entrevistas realizadas com professores e alunos. De uso desses instrumentos, coletamos dados que nos permitiram analisar aspectos relativos à formação profissional, aos saberes docentes e às práticas pedagógicas, elementos que têm servido para orientar as relações interpessoais desenvolvidas no cotidiano da prática educativa. Os resultados alcançados com essa categoria apontam na direção de que as relações que estão se constituindo, entre professores e alunos, mediadas por esses elementos, vêm de fato contribuindo com a construção do fracasso escolar. |
id |
UFPI-5_393969aa79b004390e8065c3cb93fb98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1517 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, OS SABERES DOCENTES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIANDO A CONSTRUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: um estudo do cotidiano de uma sala de aulaFracasso escolarRelações interpessoaisProfissão docenteEsse relato apresenta parte dos resultados alcançados com a pesquisa realizada em uma escola pública estadual de Teresina que teve como objetivo: analisar a forma como as relações interpessoais que se desenvolvem no contexto da sala de aula, sobretudo entre professores e alunos, podem mediar a construção do fracasso escolar. Os dados foram obtidos por meio de observação participante com o uso de diário de campo, e, também, com o uso de entrevistas realizadas com professores e alunos. De uso desses instrumentos, coletamos dados que nos permitiram analisar aspectos relativos à formação profissional, aos saberes docentes e às práticas pedagógicas, elementos que têm servido para orientar as relações interpessoais desenvolvidas no cotidiano da prática educativa. Os resultados alcançados com essa categoria apontam na direção de que as relações que estão se constituindo, entre professores e alunos, mediadas por esses elementos, vêm de fato contribuindo com a construção do fracasso escolar.Universidade Federal do Piauí2008-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1517Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 184-193Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 184-193Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 184-1932526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1517/1362Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE SOUSA ALENCAR, ELIANA 2022-02-02T17:54:07Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1517Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T17:54:07Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, OS SABERES DOCENTES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIANDO A CONSTRUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: um estudo do cotidiano de uma sala de aula |
title |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, OS SABERES DOCENTES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIANDO A CONSTRUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: um estudo do cotidiano de uma sala de aula |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, OS SABERES DOCENTES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIANDO A CONSTRUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: um estudo do cotidiano de uma sala de aula DE SOUSA ALENCAR, ELIANA Fracasso escolar Relações interpessoais Profissão docente |
title_short |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, OS SABERES DOCENTES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIANDO A CONSTRUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: um estudo do cotidiano de uma sala de aula |
title_full |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, OS SABERES DOCENTES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIANDO A CONSTRUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: um estudo do cotidiano de uma sala de aula |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, OS SABERES DOCENTES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIANDO A CONSTRUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: um estudo do cotidiano de uma sala de aula |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, OS SABERES DOCENTES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIANDO A CONSTRUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: um estudo do cotidiano de uma sala de aula |
title_sort |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, OS SABERES DOCENTES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIANDO A CONSTRUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: um estudo do cotidiano de uma sala de aula |
author |
DE SOUSA ALENCAR, ELIANA |
author_facet |
DE SOUSA ALENCAR, ELIANA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DE SOUSA ALENCAR, ELIANA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fracasso escolar Relações interpessoais Profissão docente |
topic |
Fracasso escolar Relações interpessoais Profissão docente |
description |
Esse relato apresenta parte dos resultados alcançados com a pesquisa realizada em uma escola pública estadual de Teresina que teve como objetivo: analisar a forma como as relações interpessoais que se desenvolvem no contexto da sala de aula, sobretudo entre professores e alunos, podem mediar a construção do fracasso escolar. Os dados foram obtidos por meio de observação participante com o uso de diário de campo, e, também, com o uso de entrevistas realizadas com professores e alunos. De uso desses instrumentos, coletamos dados que nos permitiram analisar aspectos relativos à formação profissional, aos saberes docentes e às práticas pedagógicas, elementos que têm servido para orientar as relações interpessoais desenvolvidas no cotidiano da prática educativa. Os resultados alcançados com essa categoria apontam na direção de que as relações que estão se constituindo, entre professores e alunos, mediadas por esses elementos, vêm de fato contribuindo com a construção do fracasso escolar. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1517 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1517/1362 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 184-193 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 184-193 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 184-193 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443880255488 |