A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, OS SABERES DOCENTES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIANDO A CONSTRUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: um estudo do cotidiano de uma sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE SOUSA ALENCAR, ELIANA
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1517
Resumo: Esse relato apresenta parte dos resultados alcançados com a pesquisa realizada em uma escola pública estadual de Teresina que teve como objetivo: analisar a forma como as relações interpessoais que se desenvolvem no contexto da sala de aula, sobretudo entre professores e alunos, podem mediar a construção do fracasso escolar. Os dados foram obtidos por meio de observação participante com o uso de diário de campo, e, também, com o uso de entrevistas realizadas com professores e alunos. De uso desses instrumentos, coletamos dados que nos permitiram analisar aspectos relativos à formação profissional, aos saberes docentes e às práticas pedagógicas, elementos que têm servido para orientar as relações interpessoais desenvolvidas no cotidiano da prática educativa. Os resultados alcançados com essa categoria apontam na direção de que as relações que estão se constituindo, entre professores e alunos, mediadas por esses elementos, vêm de fato contribuindo com a construção do fracasso escolar.
id UFPI-5_393969aa79b004390e8065c3cb93fb98
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1517
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, OS SABERES DOCENTES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIANDO A CONSTRUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: um estudo do cotidiano de uma sala de aulaFracasso escolarRelações interpessoaisProfissão docenteEsse relato apresenta parte dos resultados alcançados com a pesquisa realizada em uma escola pública estadual de Teresina que teve como objetivo: analisar a forma como as relações interpessoais que se desenvolvem no contexto da sala de aula, sobretudo entre professores e alunos, podem mediar a construção do fracasso escolar. Os dados foram obtidos por meio de observação participante com o uso de diário de campo, e, também, com o uso de entrevistas realizadas com professores e alunos. De uso desses instrumentos, coletamos dados que nos permitiram analisar aspectos relativos à formação profissional, aos saberes docentes e às práticas pedagógicas, elementos que têm servido para orientar as relações interpessoais desenvolvidas no cotidiano da prática educativa. Os resultados alcançados com essa categoria apontam na direção de que as relações que estão se constituindo, entre professores e alunos, mediadas por esses elementos, vêm de fato contribuindo com a construção do fracasso escolar.Universidade Federal do Piauí2008-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1517Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 184-193Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 184-193Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 184-1932526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1517/1362Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE SOUSA ALENCAR, ELIANA 2022-02-02T17:54:07Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1517Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T17:54:07Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, OS SABERES DOCENTES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIANDO A CONSTRUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: um estudo do cotidiano de uma sala de aula
title A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, OS SABERES DOCENTES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIANDO A CONSTRUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: um estudo do cotidiano de uma sala de aula
spellingShingle A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, OS SABERES DOCENTES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIANDO A CONSTRUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: um estudo do cotidiano de uma sala de aula
DE SOUSA ALENCAR, ELIANA
Fracasso escolar
Relações interpessoais
Profissão docente
title_short A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, OS SABERES DOCENTES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIANDO A CONSTRUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: um estudo do cotidiano de uma sala de aula
title_full A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, OS SABERES DOCENTES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIANDO A CONSTRUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: um estudo do cotidiano de uma sala de aula
title_fullStr A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, OS SABERES DOCENTES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIANDO A CONSTRUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: um estudo do cotidiano de uma sala de aula
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, OS SABERES DOCENTES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIANDO A CONSTRUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: um estudo do cotidiano de uma sala de aula
title_sort A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, OS SABERES DOCENTES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIANDO A CONSTRUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: um estudo do cotidiano de uma sala de aula
author DE SOUSA ALENCAR, ELIANA
author_facet DE SOUSA ALENCAR, ELIANA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DE SOUSA ALENCAR, ELIANA
dc.subject.por.fl_str_mv Fracasso escolar
Relações interpessoais
Profissão docente
topic Fracasso escolar
Relações interpessoais
Profissão docente
description Esse relato apresenta parte dos resultados alcançados com a pesquisa realizada em uma escola pública estadual de Teresina que teve como objetivo: analisar a forma como as relações interpessoais que se desenvolvem no contexto da sala de aula, sobretudo entre professores e alunos, podem mediar a construção do fracasso escolar. Os dados foram obtidos por meio de observação participante com o uso de diário de campo, e, também, com o uso de entrevistas realizadas com professores e alunos. De uso desses instrumentos, coletamos dados que nos permitiram analisar aspectos relativos à formação profissional, aos saberes docentes e às práticas pedagógicas, elementos que têm servido para orientar as relações interpessoais desenvolvidas no cotidiano da prática educativa. Os resultados alcançados com essa categoria apontam na direção de que as relações que estão se constituindo, entre professores e alunos, mediadas por esses elementos, vêm de fato contribuindo com a construção do fracasso escolar.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1517
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1517/1362
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 184-193
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 184-193
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 184-193
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443880255488