FUNDEF NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA - PI: Entre o ideal e o real
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1416 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo analisar a formação de professores da Secretaria Municipal de Educação e a valorização do Magistério durante a vigência do Fundef – política implantada na década de 1990 do século XX. Para atingir o objetivo se utiliza de dados da SEMEC, bem como entrevistas semiestruturadas com professores da rede municipal que haviam recebido formação neste período e com os que não a receberam. Além disso, se realiza uma revisão bibliográfica sobre formação de professores citando autores como Pimenta (2002); Brzezinsk (1996) e Kramer (2004), bem como Arelaro e Gil (2006) e Davies (1999) que lançam reflexões sobre políticas de financiamento da educação brasileira. Os professores da Rede Municipal de Teresina não se sentiam valorizados na dimensão salarial, apontando apenas a formação inicial e a continuada como aspectos positivos. |
id |
UFPI-5_3a34e2cce2ca69a1b61c7b369e75feed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1416 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FUNDEF NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA - PI: Entre o ideal e o realFundefMagistérioFormaçãoO presente artigo tem por objetivo analisar a formação de professores da Secretaria Municipal de Educação e a valorização do Magistério durante a vigência do Fundef – política implantada na década de 1990 do século XX. Para atingir o objetivo se utiliza de dados da SEMEC, bem como entrevistas semiestruturadas com professores da rede municipal que haviam recebido formação neste período e com os que não a receberam. Além disso, se realiza uma revisão bibliográfica sobre formação de professores citando autores como Pimenta (2002); Brzezinsk (1996) e Kramer (2004), bem como Arelaro e Gil (2006) e Davies (1999) que lançam reflexões sobre políticas de financiamento da educação brasileira. Os professores da Rede Municipal de Teresina não se sentiam valorizados na dimensão salarial, apontando apenas a formação inicial e a continuada como aspectos positivos.Universidade Federal do Piauí2012-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1416Languages, Education and Society; No. 24 (2011); 17-48Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 24 (2011); 17-48Linguagens, Educação e Sociedade; n. 24 (2011); 17-482526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1416/1266Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDA SILVA FONTINELES, ISABEL CRISTINA FONTINELES FILHO, PEDRO PIO 2022-02-02T18:52:28Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1416Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:52:28Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FUNDEF NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA - PI: Entre o ideal e o real |
title |
FUNDEF NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA - PI: Entre o ideal e o real |
spellingShingle |
FUNDEF NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA - PI: Entre o ideal e o real DA SILVA FONTINELES, ISABEL CRISTINA Fundef Magistério Formação |
title_short |
FUNDEF NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA - PI: Entre o ideal e o real |
title_full |
FUNDEF NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA - PI: Entre o ideal e o real |
title_fullStr |
FUNDEF NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA - PI: Entre o ideal e o real |
title_full_unstemmed |
FUNDEF NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA - PI: Entre o ideal e o real |
title_sort |
FUNDEF NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA - PI: Entre o ideal e o real |
author |
DA SILVA FONTINELES, ISABEL CRISTINA |
author_facet |
DA SILVA FONTINELES, ISABEL CRISTINA FONTINELES FILHO, PEDRO PIO |
author_role |
author |
author2 |
FONTINELES FILHO, PEDRO PIO |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DA SILVA FONTINELES, ISABEL CRISTINA FONTINELES FILHO, PEDRO PIO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fundef Magistério Formação |
topic |
Fundef Magistério Formação |
description |
O presente artigo tem por objetivo analisar a formação de professores da Secretaria Municipal de Educação e a valorização do Magistério durante a vigência do Fundef – política implantada na década de 1990 do século XX. Para atingir o objetivo se utiliza de dados da SEMEC, bem como entrevistas semiestruturadas com professores da rede municipal que haviam recebido formação neste período e com os que não a receberam. Além disso, se realiza uma revisão bibliográfica sobre formação de professores citando autores como Pimenta (2002); Brzezinsk (1996) e Kramer (2004), bem como Arelaro e Gil (2006) e Davies (1999) que lançam reflexões sobre políticas de financiamento da educação brasileira. Os professores da Rede Municipal de Teresina não se sentiam valorizados na dimensão salarial, apontando apenas a formação inicial e a continuada como aspectos positivos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1416 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1416/1266 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 24 (2011); 17-48 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 24 (2011); 17-48 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 24 (2011); 17-48 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443456630784 |