FUNDEF NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA - PI: Entre o ideal e o real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DA SILVA FONTINELES, ISABEL CRISTINA
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: FONTINELES FILHO, PEDRO PIO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1416
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar a formação de professores da Secretaria Municipal de Educação e a valorização do Magistério durante a vigência do Fundef – política implantada na década de 1990 do século XX. Para atingir o objetivo se utiliza de dados da SEMEC, bem como entrevistas semiestruturadas com professores da rede municipal que haviam recebido formação neste período e com os que não a receberam. Além disso, se realiza uma revisão bibliográfica sobre formação de professores citando autores como Pimenta (2002); Brzezinsk (1996) e Kramer (2004), bem como Arelaro e Gil (2006) e Davies (1999) que lançam reflexões sobre políticas de financiamento da educação brasileira. Os professores da Rede Municipal de Teresina não se sentiam valorizados na dimensão salarial, apontando apenas a formação inicial e a continuada como aspectos positivos.
id UFPI-5_3a34e2cce2ca69a1b61c7b369e75feed
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1416
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling FUNDEF NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA - PI: Entre o ideal e o realFundefMagistérioFormaçãoO presente artigo tem por objetivo analisar a formação de professores da Secretaria Municipal de Educação e a valorização do Magistério durante a vigência do Fundef – política implantada na década de 1990 do século XX. Para atingir o objetivo se utiliza de dados da SEMEC, bem como entrevistas semiestruturadas com professores da rede municipal que haviam recebido formação neste período e com os que não a receberam. Além disso, se realiza uma revisão bibliográfica sobre formação de professores citando autores como Pimenta (2002); Brzezinsk (1996) e Kramer (2004), bem como Arelaro e Gil (2006) e Davies (1999) que lançam reflexões sobre políticas de financiamento da educação brasileira. Os professores da Rede Municipal de Teresina não se sentiam valorizados na dimensão salarial, apontando apenas a formação inicial e a continuada como aspectos positivos.Universidade Federal do Piauí2012-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1416Languages, Education and Society; No. 24 (2011); 17-48Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 24 (2011); 17-48Linguagens, Educação e Sociedade; n. 24 (2011); 17-482526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1416/1266Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDA SILVA FONTINELES, ISABEL CRISTINA FONTINELES FILHO, PEDRO PIO 2022-02-02T18:52:28Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1416Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:52:28Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv FUNDEF NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA - PI: Entre o ideal e o real
title FUNDEF NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA - PI: Entre o ideal e o real
spellingShingle FUNDEF NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA - PI: Entre o ideal e o real
DA SILVA FONTINELES, ISABEL CRISTINA
Fundef
Magistério
Formação
title_short FUNDEF NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA - PI: Entre o ideal e o real
title_full FUNDEF NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA - PI: Entre o ideal e o real
title_fullStr FUNDEF NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA - PI: Entre o ideal e o real
title_full_unstemmed FUNDEF NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA - PI: Entre o ideal e o real
title_sort FUNDEF NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA - PI: Entre o ideal e o real
author DA SILVA FONTINELES, ISABEL CRISTINA
author_facet DA SILVA FONTINELES, ISABEL CRISTINA
FONTINELES FILHO, PEDRO PIO
author_role author
author2 FONTINELES FILHO, PEDRO PIO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DA SILVA FONTINELES, ISABEL CRISTINA
FONTINELES FILHO, PEDRO PIO
dc.subject.por.fl_str_mv Fundef
Magistério
Formação
topic Fundef
Magistério
Formação
description O presente artigo tem por objetivo analisar a formação de professores da Secretaria Municipal de Educação e a valorização do Magistério durante a vigência do Fundef – política implantada na década de 1990 do século XX. Para atingir o objetivo se utiliza de dados da SEMEC, bem como entrevistas semiestruturadas com professores da rede municipal que haviam recebido formação neste período e com os que não a receberam. Além disso, se realiza uma revisão bibliográfica sobre formação de professores citando autores como Pimenta (2002); Brzezinsk (1996) e Kramer (2004), bem como Arelaro e Gil (2006) e Davies (1999) que lançam reflexões sobre políticas de financiamento da educação brasileira. Os professores da Rede Municipal de Teresina não se sentiam valorizados na dimensão salarial, apontando apenas a formação inicial e a continuada como aspectos positivos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1416
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1416/1266
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 24 (2011); 17-48
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 24 (2011); 17-48
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 24 (2011); 17-48
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443456630784