APRENDERES E FAZERES NÔMADES DA INFÂNCIA NA PRÉESCOLA OBRIGATÓRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DO NASCIMENTO, JOANE SANTOS
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: LIMA DE SALLES, CONCEIÇÃO GISLÂNE NÓBREGA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1097
Resumo: O presente texto apresenta um recorte de uma pesquisa desenvolvida no mestrado cujo objetivo consistiu em compreender como crianças experienciam suas infâncias nos espaços/tempos da préescola diante da obrigatoriedade da Educação Infantil a partir dos quatro anos de idade. A referida pesquisa delimitou como campo empírico uma instituição de atendimento pré-escolar localizada em um município da região da mata sul de Pernambuco, abarcando crianças do Pré I e II. Para operacionalização da mesma tomou-se como referência a infância do pensamento, o caminho das perguntas, acionando como procedimentos metodológicos: observações, registros escritos, fotográficos, áudios e filmagens de situações do cotidiano e rodas de conversações com as crianças. Como abordagem a pesquisa aderiu a uma perspectiva qualitativa e enfoque etnográfico e para fundamentar os movimentos teóricos defendidos sobre a infância, parte-se das contribuições e de encontros com Walter Omar Kohan (2004, 2007, 2011), Carlos Skliar (2003, 2012, 2014), Jorge Larrosa (2002), Gilles Deleuze (1988), Deleuze e Guattari (1997), Jacques Derrida (2000, 2003, 2005), teóricos que apresentam uma perspectiva que aposta na infância do devir, que produz para além do instituído e que provoca o pensamento. Pois, a partir da imersão e do olhar etnográfico que envolveu esta pesquisa, foi possível vislumbrar a existência de movimentos de vida, de outros possíveis no interior da pré-escola, movimentos na perspectiva do nomadismo (ótica Deleuziana) que iam além das leis e dos contratos estabelecido, movimentos pulsantes afirmados pelas invenções das crianças e da infância.
id UFPI-5_3ea7bbddb9675cacdbeb4fde9836d3e9
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1097
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling APRENDERES E FAZERES NÔMADES DA INFÂNCIA NA PRÉESCOLA OBRIGATÓRIAInfânciaAprenderes e fazeresNômadeO presente texto apresenta um recorte de uma pesquisa desenvolvida no mestrado cujo objetivo consistiu em compreender como crianças experienciam suas infâncias nos espaços/tempos da préescola diante da obrigatoriedade da Educação Infantil a partir dos quatro anos de idade. A referida pesquisa delimitou como campo empírico uma instituição de atendimento pré-escolar localizada em um município da região da mata sul de Pernambuco, abarcando crianças do Pré I e II. Para operacionalização da mesma tomou-se como referência a infância do pensamento, o caminho das perguntas, acionando como procedimentos metodológicos: observações, registros escritos, fotográficos, áudios e filmagens de situações do cotidiano e rodas de conversações com as crianças. Como abordagem a pesquisa aderiu a uma perspectiva qualitativa e enfoque etnográfico e para fundamentar os movimentos teóricos defendidos sobre a infância, parte-se das contribuições e de encontros com Walter Omar Kohan (2004, 2007, 2011), Carlos Skliar (2003, 2012, 2014), Jorge Larrosa (2002), Gilles Deleuze (1988), Deleuze e Guattari (1997), Jacques Derrida (2000, 2003, 2005), teóricos que apresentam uma perspectiva que aposta na infância do devir, que produz para além do instituído e que provoca o pensamento. Pois, a partir da imersão e do olhar etnográfico que envolveu esta pesquisa, foi possível vislumbrar a existência de movimentos de vida, de outros possíveis no interior da pré-escola, movimentos na perspectiva do nomadismo (ótica Deleuziana) que iam além das leis e dos contratos estabelecido, movimentos pulsantes afirmados pelas invenções das crianças e da infância.Universidade Federal do Piauí2019-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/109710.26694/les.v0i43.9624Languages, Education and Society; No. 43 (2019); 222-241Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 43 (2019); 222-241Linguagens, Educação e Sociedade; n. 43 (2019); 222-2412526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1097/945Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDO NASCIMENTO, JOANE SANTOS LIMA DE SALLES, CONCEIÇÃO GISLÂNE NÓBREGA 2021-12-13T17:14:05Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1097Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:14:05Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDERES E FAZERES NÔMADES DA INFÂNCIA NA PRÉESCOLA OBRIGATÓRIA
title APRENDERES E FAZERES NÔMADES DA INFÂNCIA NA PRÉESCOLA OBRIGATÓRIA
spellingShingle APRENDERES E FAZERES NÔMADES DA INFÂNCIA NA PRÉESCOLA OBRIGATÓRIA
DO NASCIMENTO, JOANE SANTOS
Infância
Aprenderes e fazeres
Nômade
title_short APRENDERES E FAZERES NÔMADES DA INFÂNCIA NA PRÉESCOLA OBRIGATÓRIA
title_full APRENDERES E FAZERES NÔMADES DA INFÂNCIA NA PRÉESCOLA OBRIGATÓRIA
title_fullStr APRENDERES E FAZERES NÔMADES DA INFÂNCIA NA PRÉESCOLA OBRIGATÓRIA
title_full_unstemmed APRENDERES E FAZERES NÔMADES DA INFÂNCIA NA PRÉESCOLA OBRIGATÓRIA
title_sort APRENDERES E FAZERES NÔMADES DA INFÂNCIA NA PRÉESCOLA OBRIGATÓRIA
author DO NASCIMENTO, JOANE SANTOS
author_facet DO NASCIMENTO, JOANE SANTOS
LIMA DE SALLES, CONCEIÇÃO GISLÂNE NÓBREGA
author_role author
author2 LIMA DE SALLES, CONCEIÇÃO GISLÂNE NÓBREGA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DO NASCIMENTO, JOANE SANTOS
LIMA DE SALLES, CONCEIÇÃO GISLÂNE NÓBREGA
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Aprenderes e fazeres
Nômade
topic Infância
Aprenderes e fazeres
Nômade
description O presente texto apresenta um recorte de uma pesquisa desenvolvida no mestrado cujo objetivo consistiu em compreender como crianças experienciam suas infâncias nos espaços/tempos da préescola diante da obrigatoriedade da Educação Infantil a partir dos quatro anos de idade. A referida pesquisa delimitou como campo empírico uma instituição de atendimento pré-escolar localizada em um município da região da mata sul de Pernambuco, abarcando crianças do Pré I e II. Para operacionalização da mesma tomou-se como referência a infância do pensamento, o caminho das perguntas, acionando como procedimentos metodológicos: observações, registros escritos, fotográficos, áudios e filmagens de situações do cotidiano e rodas de conversações com as crianças. Como abordagem a pesquisa aderiu a uma perspectiva qualitativa e enfoque etnográfico e para fundamentar os movimentos teóricos defendidos sobre a infância, parte-se das contribuições e de encontros com Walter Omar Kohan (2004, 2007, 2011), Carlos Skliar (2003, 2012, 2014), Jorge Larrosa (2002), Gilles Deleuze (1988), Deleuze e Guattari (1997), Jacques Derrida (2000, 2003, 2005), teóricos que apresentam uma perspectiva que aposta na infância do devir, que produz para além do instituído e que provoca o pensamento. Pois, a partir da imersão e do olhar etnográfico que envolveu esta pesquisa, foi possível vislumbrar a existência de movimentos de vida, de outros possíveis no interior da pré-escola, movimentos na perspectiva do nomadismo (ótica Deleuziana) que iam além das leis e dos contratos estabelecido, movimentos pulsantes afirmados pelas invenções das crianças e da infância.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1097
10.26694/les.v0i43.9624
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1097
identifier_str_mv 10.26694/les.v0i43.9624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1097/945
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 43 (2019); 222-241
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 43 (2019); 222-241
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 43 (2019); 222-241
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442070413312