REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE LEITORES EM EJA: SABERES NECESSÁRIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1186 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a ação docente em turmas de séries iniciais de Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos, no que diz respeito ao campo da formação de leitores.O estudo, preponderantemente teórico, aponta para a necessidade da aproximação entreo conteúdo daformação docente e o aluno real existente na sala de aula, caracterizado pela diversidade,o qual acorre à escola tendo como motivação o desejo de desenvolver as competências leitoras exigidas pela sociedade contemporânea. Os resultados dapesquisa sinalizam a necessidade de diálogo intercultural no contexto escolar, orientado por princípios que definem os atos de ler, dentro e fora do âmbito escolar, em uma perspectiva inclusiva. O trabalho organiza-se em quatro seções, assim discriminadas: consideração sobre a natureza do ensino no contexto da Educação de Jovens e Adultos; caracterização dos sujeitos sociais em diversidade na escola de EJA; princípios gerais e objetivos da formação de leitores na educação fundamental, e; aproximações aos conceitos de leitura e de ato de ler no interesse de práticas educativas inclusivas. |
id |
UFPI-5_40351424b91ee7dcd0301cbba87f5d30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1186 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE LEITORES EM EJA: SABERES NECESSÁRIOS PARA A PRÁTICA DOCENTEDiversidade socialFormação de leitoresEJAPráticadocenteEste trabalho apresenta uma reflexão sobre a ação docente em turmas de séries iniciais de Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos, no que diz respeito ao campo da formação de leitores.O estudo, preponderantemente teórico, aponta para a necessidade da aproximação entreo conteúdo daformação docente e o aluno real existente na sala de aula, caracterizado pela diversidade,o qual acorre à escola tendo como motivação o desejo de desenvolver as competências leitoras exigidas pela sociedade contemporânea. Os resultados dapesquisa sinalizam a necessidade de diálogo intercultural no contexto escolar, orientado por princípios que definem os atos de ler, dentro e fora do âmbito escolar, em uma perspectiva inclusiva. O trabalho organiza-se em quatro seções, assim discriminadas: consideração sobre a natureza do ensino no contexto da Educação de Jovens e Adultos; caracterização dos sujeitos sociais em diversidade na escola de EJA; princípios gerais e objetivos da formação de leitores na educação fundamental, e; aproximações aos conceitos de leitura e de ato de ler no interesse de práticas educativas inclusivas.Universidade Federal do Piauí2018-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/118610.26694/les.v1i38.6033Languages, Education and Society; No. 38 (2018); 51-71Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 38 (2018); 51-71Linguagens, Educação e Sociedade; n. 38 (2018); 51-712526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1186/1051Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE OLIVEIRA MACÁRIO, ROSELY GOMES SENNA, LUIZ ANTÔNIO 2021-12-16T11:14:18Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1186Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:14:18Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE LEITORES EM EJA: SABERES NECESSÁRIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE |
title |
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE LEITORES EM EJA: SABERES NECESSÁRIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE LEITORES EM EJA: SABERES NECESSÁRIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE DE OLIVEIRA MACÁRIO, ROSELY Diversidade social Formação de leitores EJA Práticadocente |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE LEITORES EM EJA: SABERES NECESSÁRIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE LEITORES EM EJA: SABERES NECESSÁRIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE LEITORES EM EJA: SABERES NECESSÁRIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE LEITORES EM EJA: SABERES NECESSÁRIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE LEITORES EM EJA: SABERES NECESSÁRIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE |
author |
DE OLIVEIRA MACÁRIO, ROSELY |
author_facet |
DE OLIVEIRA MACÁRIO, ROSELY GOMES SENNA, LUIZ ANTÔNIO |
author_role |
author |
author2 |
GOMES SENNA, LUIZ ANTÔNIO |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DE OLIVEIRA MACÁRIO, ROSELY GOMES SENNA, LUIZ ANTÔNIO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidade social Formação de leitores EJA Práticadocente |
topic |
Diversidade social Formação de leitores EJA Práticadocente |
description |
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a ação docente em turmas de séries iniciais de Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos, no que diz respeito ao campo da formação de leitores.O estudo, preponderantemente teórico, aponta para a necessidade da aproximação entreo conteúdo daformação docente e o aluno real existente na sala de aula, caracterizado pela diversidade,o qual acorre à escola tendo como motivação o desejo de desenvolver as competências leitoras exigidas pela sociedade contemporânea. Os resultados dapesquisa sinalizam a necessidade de diálogo intercultural no contexto escolar, orientado por princípios que definem os atos de ler, dentro e fora do âmbito escolar, em uma perspectiva inclusiva. O trabalho organiza-se em quatro seções, assim discriminadas: consideração sobre a natureza do ensino no contexto da Educação de Jovens e Adultos; caracterização dos sujeitos sociais em diversidade na escola de EJA; princípios gerais e objetivos da formação de leitores na educação fundamental, e; aproximações aos conceitos de leitura e de ato de ler no interesse de práticas educativas inclusivas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1186 10.26694/les.v1i38.6033 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1186 |
identifier_str_mv |
10.26694/les.v1i38.6033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1186/1051 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 38 (2018); 51-71 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 38 (2018); 51-71 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 38 (2018); 51-71 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797442558001152 |