A literatura como ferramenta de mudança social: uma proposta metodológica na EJA de Palhoça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Edinei José
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238098
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa
id UFSC_9c2ecb4a43398a4e8c103fe5a9dc04ff
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/238098
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A literatura como ferramenta de mudança social: uma proposta metodológica na EJA de PalhoçaEJA. Ensino de literatura. Formação de leitoresTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua PortuguesaEste trabalho apresenta a elaboração, aplicação e avaliação de uma proposta metodológica, desenvolvida junto a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), para o incentivo à leitura de textos literários, compreendida como ferramenta de mudança social. O objetivo central foi estimular a leitura de textos ficcionais de modo a promover, entre esses estudantes, leituras críticas e práticas de escrita relacionadas à compreensão do mundo contemporâneo e de suas próprias vivências. A proposta fundamenta-se nos conceitos de sujeito constituído (GERALDI, 2010)e formação (WILLIAMS, 1958), e no estudo de Petit (2008) acerca da importância da leitura na formação para a cidadania de jovens de áreas marginalizadas. Além disso, foi realizada uma contextualização histórica da EJA, seguida da abordagem de sua organização em âmbito estadual, municipal e na instituição em que foi aplicado o estudo, o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – Professor Febrônio Tancredo de Oliveira (CAIC), na cidade de Palhoça (SC), com estudantes de uma turma de EJA do 7º ano do Ensino Fundamental. A metodologia envolveu questionários, leitura de textos em sala de aula e atividades escritas. Primeiramente foi realizado um questionário que permitiu conhecer os hábitos de leitura e algumas características socioculturais dos alunos. A seguir foram lidos com a turma textos de cinco gêneros literários: slam, diário, conto, carta e crônica. Depois da leitura e da discussão de cada texto, foram apresentadas atividades escritas. Por fim, realizou-se um questionário sobre a reação dos alunos à proposta apresentada. Todo o processo de aplicação da metodologia em sala de aula foi registrado em diário de campo. Após a coleta de dados, foram analisadas as atividades escritas produzidas pelos estudantes, em conjunto com as anotações de campo, e tabuladas as respostas aos questionários. O estudo teve como principais conclusões que textos que retratam a realidade aproximaram os alunos das leituras, que os alunos foram estimulados a ler fora do ambiente escolar, que o caráter infuncional das leituras e das aulas foi importante para os alunos durante o projeto e que sem acesso universal aos livros por meio de biblioteca não é possível uma democratização da leitura.Florianópolis, SCScramim, Susana Célia LeandroUniversidade Federal de Santa CatarinaTavares, Edinei José2022-08-09T20:22:57Z2022-08-09T20:22:57Z2022-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238098info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-08-09T20:22:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/238098Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-09T20:22:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A literatura como ferramenta de mudança social: uma proposta metodológica na EJA de Palhoça
title A literatura como ferramenta de mudança social: uma proposta metodológica na EJA de Palhoça
spellingShingle A literatura como ferramenta de mudança social: uma proposta metodológica na EJA de Palhoça
Tavares, Edinei José
EJA. Ensino de literatura. Formação de leitores
title_short A literatura como ferramenta de mudança social: uma proposta metodológica na EJA de Palhoça
title_full A literatura como ferramenta de mudança social: uma proposta metodológica na EJA de Palhoça
title_fullStr A literatura como ferramenta de mudança social: uma proposta metodológica na EJA de Palhoça
title_full_unstemmed A literatura como ferramenta de mudança social: uma proposta metodológica na EJA de Palhoça
title_sort A literatura como ferramenta de mudança social: uma proposta metodológica na EJA de Palhoça
author Tavares, Edinei José
author_facet Tavares, Edinei José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scramim, Susana Célia Leandro
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Edinei José
dc.subject.por.fl_str_mv EJA. Ensino de literatura. Formação de leitores
topic EJA. Ensino de literatura. Formação de leitores
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-09T20:22:57Z
2022-08-09T20:22:57Z
2022-07-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238098
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652353996324864