A literatura como ferramenta de mudança social: uma proposta metodológica na EJA de Palhoça
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238098 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa |
id |
UFSC_9c2ecb4a43398a4e8c103fe5a9dc04ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/238098 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A literatura como ferramenta de mudança social: uma proposta metodológica na EJA de PalhoçaEJA. Ensino de literatura. Formação de leitoresTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua PortuguesaEste trabalho apresenta a elaboração, aplicação e avaliação de uma proposta metodológica, desenvolvida junto a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), para o incentivo à leitura de textos literários, compreendida como ferramenta de mudança social. O objetivo central foi estimular a leitura de textos ficcionais de modo a promover, entre esses estudantes, leituras críticas e práticas de escrita relacionadas à compreensão do mundo contemporâneo e de suas próprias vivências. A proposta fundamenta-se nos conceitos de sujeito constituído (GERALDI, 2010)e formação (WILLIAMS, 1958), e no estudo de Petit (2008) acerca da importância da leitura na formação para a cidadania de jovens de áreas marginalizadas. Além disso, foi realizada uma contextualização histórica da EJA, seguida da abordagem de sua organização em âmbito estadual, municipal e na instituição em que foi aplicado o estudo, o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – Professor Febrônio Tancredo de Oliveira (CAIC), na cidade de Palhoça (SC), com estudantes de uma turma de EJA do 7º ano do Ensino Fundamental. A metodologia envolveu questionários, leitura de textos em sala de aula e atividades escritas. Primeiramente foi realizado um questionário que permitiu conhecer os hábitos de leitura e algumas características socioculturais dos alunos. A seguir foram lidos com a turma textos de cinco gêneros literários: slam, diário, conto, carta e crônica. Depois da leitura e da discussão de cada texto, foram apresentadas atividades escritas. Por fim, realizou-se um questionário sobre a reação dos alunos à proposta apresentada. Todo o processo de aplicação da metodologia em sala de aula foi registrado em diário de campo. Após a coleta de dados, foram analisadas as atividades escritas produzidas pelos estudantes, em conjunto com as anotações de campo, e tabuladas as respostas aos questionários. O estudo teve como principais conclusões que textos que retratam a realidade aproximaram os alunos das leituras, que os alunos foram estimulados a ler fora do ambiente escolar, que o caráter infuncional das leituras e das aulas foi importante para os alunos durante o projeto e que sem acesso universal aos livros por meio de biblioteca não é possível uma democratização da leitura.Florianópolis, SCScramim, Susana Célia LeandroUniversidade Federal de Santa CatarinaTavares, Edinei José2022-08-09T20:22:57Z2022-08-09T20:22:57Z2022-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238098info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-08-09T20:22:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/238098Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-09T20:22:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A literatura como ferramenta de mudança social: uma proposta metodológica na EJA de Palhoça |
title |
A literatura como ferramenta de mudança social: uma proposta metodológica na EJA de Palhoça |
spellingShingle |
A literatura como ferramenta de mudança social: uma proposta metodológica na EJA de Palhoça Tavares, Edinei José EJA. Ensino de literatura. Formação de leitores |
title_short |
A literatura como ferramenta de mudança social: uma proposta metodológica na EJA de Palhoça |
title_full |
A literatura como ferramenta de mudança social: uma proposta metodológica na EJA de Palhoça |
title_fullStr |
A literatura como ferramenta de mudança social: uma proposta metodológica na EJA de Palhoça |
title_full_unstemmed |
A literatura como ferramenta de mudança social: uma proposta metodológica na EJA de Palhoça |
title_sort |
A literatura como ferramenta de mudança social: uma proposta metodológica na EJA de Palhoça |
author |
Tavares, Edinei José |
author_facet |
Tavares, Edinei José |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Scramim, Susana Célia Leandro Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Edinei José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA. Ensino de literatura. Formação de leitores |
topic |
EJA. Ensino de literatura. Formação de leitores |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-09T20:22:57Z 2022-08-09T20:22:57Z 2022-07-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238098 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652353996324864 |