A TEMPORALIDADE DA EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA À LUZ DA PESQUISA NARRATIVA: CONTRIBUTOS DO CICLO DE VIDA PROFISSIONAL DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA LIMA, MARIA DIVINA
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: DE SOUSA MORAIS, JOELSON
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1053
Resumo: Trazemos neste texto algumas reflexões fruto de um estudo teórico-bibliográfico situando o tema da temporalidade da experiência na docência na pesquisa narrativa no contexto do ciclo de vida profissional de professores. O objetivo geral busca: compreender as contribuições da experiência temporal da docência na pesquisa narrativa pelo ciclo de vida profissional de professores. A questão mobilizadora no artigo é: Qual o sentido de pensarmos a dimensão experiencial temporalizante da docência na pesquisa narrativa focando o ciclo de vida profissional de professores? A fundamentação teóricoepistemológica está embasada nos estudos da pesquisa narrativa e do ciclo de vida profissional de professores à luz de Huberman (2000), Gonçalves (2009), Bolívar (2002), Ricoeur (2010), Josso (2010), Goodson (2019), entre outros. Os resultados da pesquisa mostram a atualidade dos estudos acerca do ciclo de vida profissional de professores, que reflete-se na riqueza atribuída à experiência subjetiva pela qual tece cada sujeito em seus respectivos momentos e etapas da vida profissional, bem como, as múltiplas implicações que o afetam com diferentes intensidades, sensações e particularidades que conseguem perceber, refletir e revelar narrativamente. Do ponto de vista da pesquisa narrativa a dimensão de formação e (auto)formação foi possível se consolidar potencialmente para o pesquisador e os sujeitos participantes da pesquisa, dimensões essas em que podem ser aludidas pelas histórias narrativas desveladas e o próprio movimento de ser, fazer e pensar a vida, a formação e o desenvolvimento profissional a partir do outro que nos constitui.
id UFPI-5_462b6173311062891a698b131afdc296
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1053
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A TEMPORALIDADE DA EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA À LUZ DA PESQUISA NARRATIVA: CONTRIBUTOS DO CICLO DE VIDA PROFISSIONAL DE PROFESSORESPesquisa narrativaCiclo de vida profissional docenteTemporalidadeExperiênciaTrazemos neste texto algumas reflexões fruto de um estudo teórico-bibliográfico situando o tema da temporalidade da experiência na docência na pesquisa narrativa no contexto do ciclo de vida profissional de professores. O objetivo geral busca: compreender as contribuições da experiência temporal da docência na pesquisa narrativa pelo ciclo de vida profissional de professores. A questão mobilizadora no artigo é: Qual o sentido de pensarmos a dimensão experiencial temporalizante da docência na pesquisa narrativa focando o ciclo de vida profissional de professores? A fundamentação teóricoepistemológica está embasada nos estudos da pesquisa narrativa e do ciclo de vida profissional de professores à luz de Huberman (2000), Gonçalves (2009), Bolívar (2002), Ricoeur (2010), Josso (2010), Goodson (2019), entre outros. Os resultados da pesquisa mostram a atualidade dos estudos acerca do ciclo de vida profissional de professores, que reflete-se na riqueza atribuída à experiência subjetiva pela qual tece cada sujeito em seus respectivos momentos e etapas da vida profissional, bem como, as múltiplas implicações que o afetam com diferentes intensidades, sensações e particularidades que conseguem perceber, refletir e revelar narrativamente. Do ponto de vista da pesquisa narrativa a dimensão de formação e (auto)formação foi possível se consolidar potencialmente para o pesquisador e os sujeitos participantes da pesquisa, dimensões essas em que podem ser aludidas pelas histórias narrativas desveladas e o próprio movimento de ser, fazer e pensar a vida, a formação e o desenvolvimento profissional a partir do outro que nos constitui.Universidade Federal do Piauí2020-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/105310.26694/les.v0i45.10977Languages, Education and Society; No. 45 (2020); 118-140Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 45 (2020); 118-140Linguagens, Educação e Sociedade; n. 45 (2020); 118-1402526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1053/902Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFERREIRA LIMA, MARIA DIVINA DE SOUSA MORAIS, JOELSON 2021-12-13T17:12:20Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1053Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:12:20Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv A TEMPORALIDADE DA EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA À LUZ DA PESQUISA NARRATIVA: CONTRIBUTOS DO CICLO DE VIDA PROFISSIONAL DE PROFESSORES
title A TEMPORALIDADE DA EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA À LUZ DA PESQUISA NARRATIVA: CONTRIBUTOS DO CICLO DE VIDA PROFISSIONAL DE PROFESSORES
spellingShingle A TEMPORALIDADE DA EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA À LUZ DA PESQUISA NARRATIVA: CONTRIBUTOS DO CICLO DE VIDA PROFISSIONAL DE PROFESSORES
FERREIRA LIMA, MARIA DIVINA
Pesquisa narrativa
Ciclo de vida profissional docente
Temporalidade
Experiência
title_short A TEMPORALIDADE DA EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA À LUZ DA PESQUISA NARRATIVA: CONTRIBUTOS DO CICLO DE VIDA PROFISSIONAL DE PROFESSORES
title_full A TEMPORALIDADE DA EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA À LUZ DA PESQUISA NARRATIVA: CONTRIBUTOS DO CICLO DE VIDA PROFISSIONAL DE PROFESSORES
title_fullStr A TEMPORALIDADE DA EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA À LUZ DA PESQUISA NARRATIVA: CONTRIBUTOS DO CICLO DE VIDA PROFISSIONAL DE PROFESSORES
title_full_unstemmed A TEMPORALIDADE DA EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA À LUZ DA PESQUISA NARRATIVA: CONTRIBUTOS DO CICLO DE VIDA PROFISSIONAL DE PROFESSORES
title_sort A TEMPORALIDADE DA EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA À LUZ DA PESQUISA NARRATIVA: CONTRIBUTOS DO CICLO DE VIDA PROFISSIONAL DE PROFESSORES
author FERREIRA LIMA, MARIA DIVINA
author_facet FERREIRA LIMA, MARIA DIVINA
DE SOUSA MORAIS, JOELSON
author_role author
author2 DE SOUSA MORAIS, JOELSON
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA LIMA, MARIA DIVINA
DE SOUSA MORAIS, JOELSON
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa narrativa
Ciclo de vida profissional docente
Temporalidade
Experiência
topic Pesquisa narrativa
Ciclo de vida profissional docente
Temporalidade
Experiência
description Trazemos neste texto algumas reflexões fruto de um estudo teórico-bibliográfico situando o tema da temporalidade da experiência na docência na pesquisa narrativa no contexto do ciclo de vida profissional de professores. O objetivo geral busca: compreender as contribuições da experiência temporal da docência na pesquisa narrativa pelo ciclo de vida profissional de professores. A questão mobilizadora no artigo é: Qual o sentido de pensarmos a dimensão experiencial temporalizante da docência na pesquisa narrativa focando o ciclo de vida profissional de professores? A fundamentação teóricoepistemológica está embasada nos estudos da pesquisa narrativa e do ciclo de vida profissional de professores à luz de Huberman (2000), Gonçalves (2009), Bolívar (2002), Ricoeur (2010), Josso (2010), Goodson (2019), entre outros. Os resultados da pesquisa mostram a atualidade dos estudos acerca do ciclo de vida profissional de professores, que reflete-se na riqueza atribuída à experiência subjetiva pela qual tece cada sujeito em seus respectivos momentos e etapas da vida profissional, bem como, as múltiplas implicações que o afetam com diferentes intensidades, sensações e particularidades que conseguem perceber, refletir e revelar narrativamente. Do ponto de vista da pesquisa narrativa a dimensão de formação e (auto)formação foi possível se consolidar potencialmente para o pesquisador e os sujeitos participantes da pesquisa, dimensões essas em que podem ser aludidas pelas histórias narrativas desveladas e o próprio movimento de ser, fazer e pensar a vida, a formação e o desenvolvimento profissional a partir do outro que nos constitui.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1053
10.26694/les.v0i45.10977
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1053
identifier_str_mv 10.26694/les.v0i45.10977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1053/902
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 45 (2020); 118-140
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 45 (2020); 118-140
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 45 (2020); 118-140
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797441981284352