MAL-ESTAR OCUPACIONAL DOCENTE: STRESS E BURNOUT EM PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: franca Carvalho, Antonia Dalva
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Roazzi, Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2542
Resumo: Este estudo teve como proposta: validar um instrumento para mensuração dos níveis de stress e burnout entre professores, o MBI – (Maslach Burnout Inventory de maslach & Jackson); verificar quais estratégias estes utilizam para enfrentarem o stress decorrente de sua ocupação, bem como estabelecer correlação entre MBI e as variáveis sociodemográficas.  As evidencias do mal-estar ocupacional docente, sinalizam sua relevância no implemente de medidas no setor educacional.
id UFPI-5_47bd2fb489222d1d55dc5538677fbbce
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/2542
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling MAL-ESTAR OCUPACIONAL DOCENTE: STRESS E BURNOUT EM PROFESSORES Stressburnoutprofessoresmal-estar docente“MBI” de maslack & JacksonEste estudo teve como proposta: validar um instrumento para mensuração dos níveis de stress e burnout entre professores, o MBI – (Maslach Burnout Inventory de maslach & Jackson); verificar quais estratégias estes utilizam para enfrentarem o stress decorrente de sua ocupação, bem como estabelecer correlação entre MBI e as variáveis sociodemográficas.  As evidencias do mal-estar ocupacional docente, sinalizam sua relevância no implemente de medidas no setor educacional.Universidade Federal do Piauí2001-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2542Languages, Education and Society; No. 6 (2001)Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 6 (2001)Linguagens, Educação e Sociedade; n. 6 (2001)2526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2542/2306Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessfranca Carvalho, Antonia Dalva Roazzi, Antonio 2022-05-09T13:21:57Zoai:periodicos.ufpi.br:article/2542Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-05-09T13:21:57Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv MAL-ESTAR OCUPACIONAL DOCENTE: STRESS E BURNOUT EM PROFESSORES
title MAL-ESTAR OCUPACIONAL DOCENTE: STRESS E BURNOUT EM PROFESSORES
spellingShingle MAL-ESTAR OCUPACIONAL DOCENTE: STRESS E BURNOUT EM PROFESSORES
franca Carvalho, Antonia Dalva
Stress
burnout
professores
mal-estar docente
“MBI” de maslack & Jackson
title_short MAL-ESTAR OCUPACIONAL DOCENTE: STRESS E BURNOUT EM PROFESSORES
title_full MAL-ESTAR OCUPACIONAL DOCENTE: STRESS E BURNOUT EM PROFESSORES
title_fullStr MAL-ESTAR OCUPACIONAL DOCENTE: STRESS E BURNOUT EM PROFESSORES
title_full_unstemmed MAL-ESTAR OCUPACIONAL DOCENTE: STRESS E BURNOUT EM PROFESSORES
title_sort MAL-ESTAR OCUPACIONAL DOCENTE: STRESS E BURNOUT EM PROFESSORES
author franca Carvalho, Antonia Dalva
author_facet franca Carvalho, Antonia Dalva
Roazzi, Antonio
author_role author
author2 Roazzi, Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv franca Carvalho, Antonia Dalva
Roazzi, Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Stress
burnout
professores
mal-estar docente
“MBI” de maslack & Jackson
topic Stress
burnout
professores
mal-estar docente
“MBI” de maslack & Jackson
description Este estudo teve como proposta: validar um instrumento para mensuração dos níveis de stress e burnout entre professores, o MBI – (Maslach Burnout Inventory de maslach & Jackson); verificar quais estratégias estes utilizam para enfrentarem o stress decorrente de sua ocupação, bem como estabelecer correlação entre MBI e as variáveis sociodemográficas.  As evidencias do mal-estar ocupacional docente, sinalizam sua relevância no implemente de medidas no setor educacional.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2542
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2542/2306
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 6 (2001)
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 6 (2001)
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 6 (2001)
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797444330094592