DE SUPERVISOR À COORDENADOR PEDAGÓGICO: o movimento de constituição da identidade profissional
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1507 |
Resumo: | O presente artigo trata de relato de parte da pesquisa que foi desenvolvida em Curso de Mestrado e que teve o objetivo de compreender o movimento de constituição da identidade profissional do supervisor escolar, bem como as possibilidades dessa identidade se caracterizar pela autonomia. Desse modo, realizamos estudos teóricos e empíricos. No que diz respeito aos estudos teóricos, nos apoiamos na concepção psicossocial de identidade desenvolvida por Ciampa (2005), que a entende como metamorfose que tende à emancipação. A pesquisa empírica foi desenvolvida com base na abordagem qualitativa (CHIZOTTI, 2006). Em consonância com esta abordagem, utilizamos como técnica de construção de dados, as narrativas de história de vida de duas supervisoras, pois esta possibilita apreender a identidade no cruzamento do social com o individual. Estas narrativas foram analisadas por meio da análise de discurso. Os resultados revelaram que a identidade do supervisor escolar resulta de longo processo que envolve um entrelaçamento da vida pessoal e profissional evidenciando um movimento que vai da super-visão escolar à coordenação do processo pedagógico. |
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DE SUPERVISOR À COORDENADOR PEDAGÓGICO: o movimento de constituição da identidade profissionalIdentidade profissionalSupervisão EscolarConcepção Psicossocial de identidadeO presente artigo trata de relato de parte da pesquisa que foi desenvolvida em Curso de Mestrado e que teve o objetivo de compreender o movimento de constituição da identidade profissional do supervisor escolar, bem como as possibilidades dessa identidade se caracterizar pela autonomia. Desse modo, realizamos estudos teóricos e empíricos. No que diz respeito aos estudos teóricos, nos apoiamos na concepção psicossocial de identidade desenvolvida por Ciampa (2005), que a entende como metamorfose que tende à emancipação. A pesquisa empírica foi desenvolvida com base na abordagem qualitativa (CHIZOTTI, 2006). Em consonância com esta abordagem, utilizamos como técnica de construção de dados, as narrativas de história de vida de duas supervisoras, pois esta possibilita apreender a identidade no cruzamento do social com o individual. Estas narrativas foram analisadas por meio da análise de discurso. Os resultados revelaram que a identidade do supervisor escolar resulta de longo processo que envolve um entrelaçamento da vida pessoal e profissional evidenciando um movimento que vai da super-visão escolar à coordenação do processo pedagógico.Universidade Federal do Piauí2008-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1507Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 55-72Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 55-72Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 55-722526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1507/1352Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE SOUSA MOURA TEIXEIRA , CRISTIANE COSME DE CARVALHO, MARIA VILANI 2022-02-02T17:54:07Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1507Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T17:54:07Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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