DE SUPERVISOR À COORDENADOR PEDAGÓGICO: o movimento de constituição da identidade profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE SOUSA MOURA TEIXEIRA , CRISTIANE
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: COSME DE CARVALHO, MARIA VILANI
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1507
Resumo: O presente artigo trata de relato de parte da pesquisa que foi desenvolvida em Curso de Mestrado e que teve o objetivo de compreender o movimento de constituição da identidade profissional do supervisor escolar, bem como as possibilidades dessa identidade se caracterizar pela autonomia. Desse modo, realizamos estudos teóricos e empíricos. No que diz respeito aos estudos teóricos, nos apoiamos na concepção psicossocial de identidade desenvolvida por Ciampa (2005), que a entende como metamorfose que tende à emancipação. A pesquisa empírica foi desenvolvida com base na abordagem qualitativa (CHIZOTTI, 2006). Em consonância com esta abordagem, utilizamos como técnica de construção de dados, as narrativas de história de vida de duas supervisoras, pois esta possibilita apreender a identidade no cruzamento do social com o individual. Estas narrativas foram analisadas por meio da análise de discurso. Os resultados revelaram que a identidade do supervisor escolar resulta de longo processo que envolve um entrelaçamento da vida pessoal e profissional evidenciando um movimento que vai da super-visão escolar à coordenação do processo pedagógico.
id UFPI-5_4ca44f77caa96e8c159f6dbba5aecc64
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1507
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling DE SUPERVISOR À COORDENADOR PEDAGÓGICO: o movimento de constituição da identidade profissionalIdentidade profissionalSupervisão EscolarConcepção Psicossocial de identidadeO presente artigo trata de relato de parte da pesquisa que foi desenvolvida em Curso de Mestrado e que teve o objetivo de compreender o movimento de constituição da identidade profissional do supervisor escolar, bem como as possibilidades dessa identidade se caracterizar pela autonomia. Desse modo, realizamos estudos teóricos e empíricos. No que diz respeito aos estudos teóricos, nos apoiamos na concepção psicossocial de identidade desenvolvida por Ciampa (2005), que a entende como metamorfose que tende à emancipação. A pesquisa empírica foi desenvolvida com base na abordagem qualitativa (CHIZOTTI, 2006). Em consonância com esta abordagem, utilizamos como técnica de construção de dados, as narrativas de história de vida de duas supervisoras, pois esta possibilita apreender a identidade no cruzamento do social com o individual. Estas narrativas foram analisadas por meio da análise de discurso. Os resultados revelaram que a identidade do supervisor escolar resulta de longo processo que envolve um entrelaçamento da vida pessoal e profissional evidenciando um movimento que vai da super-visão escolar à coordenação do processo pedagógico.Universidade Federal do Piauí2008-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1507Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 55-72Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 55-72Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 55-722526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1507/1352Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE SOUSA MOURA TEIXEIRA , CRISTIANE COSME DE CARVALHO, MARIA VILANI 2022-02-02T17:54:07Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1507Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T17:54:07Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv DE SUPERVISOR À COORDENADOR PEDAGÓGICO: o movimento de constituição da identidade profissional
title DE SUPERVISOR À COORDENADOR PEDAGÓGICO: o movimento de constituição da identidade profissional
spellingShingle DE SUPERVISOR À COORDENADOR PEDAGÓGICO: o movimento de constituição da identidade profissional
DE SOUSA MOURA TEIXEIRA , CRISTIANE
Identidade profissional
Supervisão Escolar
Concepção Psicossocial de identidade
title_short DE SUPERVISOR À COORDENADOR PEDAGÓGICO: o movimento de constituição da identidade profissional
title_full DE SUPERVISOR À COORDENADOR PEDAGÓGICO: o movimento de constituição da identidade profissional
title_fullStr DE SUPERVISOR À COORDENADOR PEDAGÓGICO: o movimento de constituição da identidade profissional
title_full_unstemmed DE SUPERVISOR À COORDENADOR PEDAGÓGICO: o movimento de constituição da identidade profissional
title_sort DE SUPERVISOR À COORDENADOR PEDAGÓGICO: o movimento de constituição da identidade profissional
author DE SOUSA MOURA TEIXEIRA , CRISTIANE
author_facet DE SOUSA MOURA TEIXEIRA , CRISTIANE
COSME DE CARVALHO, MARIA VILANI
author_role author
author2 COSME DE CARVALHO, MARIA VILANI
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DE SOUSA MOURA TEIXEIRA , CRISTIANE
COSME DE CARVALHO, MARIA VILANI
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade profissional
Supervisão Escolar
Concepção Psicossocial de identidade
topic Identidade profissional
Supervisão Escolar
Concepção Psicossocial de identidade
description O presente artigo trata de relato de parte da pesquisa que foi desenvolvida em Curso de Mestrado e que teve o objetivo de compreender o movimento de constituição da identidade profissional do supervisor escolar, bem como as possibilidades dessa identidade se caracterizar pela autonomia. Desse modo, realizamos estudos teóricos e empíricos. No que diz respeito aos estudos teóricos, nos apoiamos na concepção psicossocial de identidade desenvolvida por Ciampa (2005), que a entende como metamorfose que tende à emancipação. A pesquisa empírica foi desenvolvida com base na abordagem qualitativa (CHIZOTTI, 2006). Em consonância com esta abordagem, utilizamos como técnica de construção de dados, as narrativas de história de vida de duas supervisoras, pois esta possibilita apreender a identidade no cruzamento do social com o individual. Estas narrativas foram analisadas por meio da análise de discurso. Os resultados revelaram que a identidade do supervisor escolar resulta de longo processo que envolve um entrelaçamento da vida pessoal e profissional evidenciando um movimento que vai da super-visão escolar à coordenação do processo pedagógico.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1507
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1507/1352
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 55-72
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 55-72
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 55-72
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443865575424