DESIGUALDADE DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES DAS CLASSES POPULARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA PEREIRA , SAMARA CRISTINA
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: DE OLIVEIRA PASSOS, GUIOMAR
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1439
Resumo: O texto aborda as desigualdades educacionais entre as classes, em particular, as dificuldades de acesso e permanência daqueles com condições sociais desfa­ vorecidas, valendo­se das indicações de Pierre Bour­ dieu sobre a relação entre sistema de ensino e as classes bem como de trajetórias escolares de univer­sitários de classes populares, reconstruídas através de entrevista semi­estruturada e em profundidade. Constatou­se que os investigados se distinguem na sua categoria e que na Universidade enfrentam dificul­ dades escolares, de financiamento dos estudos e de inserção social e simbólica, superadas com a mobili­ zação de diferentes estratégias. O ingresso e perma­ nência, portanto, evidenciam as relações de domina­ção, materializadas nos procedimentos formais e in­formais que resguardam aos dominantes o poder e os privilégios e permite a reprodução social.
id UFPI-5_515c314a451314d177685a9c571e60d2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1439
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling DESIGUALDADE DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES DAS CLASSES POPULARESEstudantes de Classes PopularesTrajetóriasEscolaresSeletividadeSocialUniversidade Reprodução SocialO texto aborda as desigualdades educacionais entre as classes, em particular, as dificuldades de acesso e permanência daqueles com condições sociais desfa­ vorecidas, valendo­se das indicações de Pierre Bour­ dieu sobre a relação entre sistema de ensino e as classes bem como de trajetórias escolares de univer­sitários de classes populares, reconstruídas através de entrevista semi­estruturada e em profundidade. Constatou­se que os investigados se distinguem na sua categoria e que na Universidade enfrentam dificul­ dades escolares, de financiamento dos estudos e de inserção social e simbólica, superadas com a mobili­ zação de diferentes estratégias. O ingresso e perma­ nência, portanto, evidenciam as relações de domina­ção, materializadas nos procedimentos formais e in­formais que resguardam aos dominantes o poder e os privilégios e permite a reprodução social.Universidade Federal do Piauí2007-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1439Languages, Education and Society; No. 16 (2007); 19-32Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 16 (2007); 19-32Linguagens, Educação e Sociedade; n. 16 (2007); 19-322526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1439/1290Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA PEREIRA , SAMARA CRISTINA DE OLIVEIRA PASSOS, GUIOMAR 2022-02-02T18:08:06Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1439Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:08:06Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv DESIGUALDADE DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES DAS CLASSES POPULARES
title DESIGUALDADE DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES DAS CLASSES POPULARES
spellingShingle DESIGUALDADE DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES DAS CLASSES POPULARES
SILVA PEREIRA , SAMARA CRISTINA
Estudantes de Classes Populares
TrajetóriasEscolares
SeletividadeSocial
Universidade Reprodução Social
title_short DESIGUALDADE DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES DAS CLASSES POPULARES
title_full DESIGUALDADE DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES DAS CLASSES POPULARES
title_fullStr DESIGUALDADE DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES DAS CLASSES POPULARES
title_full_unstemmed DESIGUALDADE DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES DAS CLASSES POPULARES
title_sort DESIGUALDADE DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES DAS CLASSES POPULARES
author SILVA PEREIRA , SAMARA CRISTINA
author_facet SILVA PEREIRA , SAMARA CRISTINA
DE OLIVEIRA PASSOS, GUIOMAR
author_role author
author2 DE OLIVEIRA PASSOS, GUIOMAR
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA PEREIRA , SAMARA CRISTINA
DE OLIVEIRA PASSOS, GUIOMAR
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de Classes Populares
TrajetóriasEscolares
SeletividadeSocial
Universidade Reprodução Social
topic Estudantes de Classes Populares
TrajetóriasEscolares
SeletividadeSocial
Universidade Reprodução Social
description O texto aborda as desigualdades educacionais entre as classes, em particular, as dificuldades de acesso e permanência daqueles com condições sociais desfa­ vorecidas, valendo­se das indicações de Pierre Bour­ dieu sobre a relação entre sistema de ensino e as classes bem como de trajetórias escolares de univer­sitários de classes populares, reconstruídas através de entrevista semi­estruturada e em profundidade. Constatou­se que os investigados se distinguem na sua categoria e que na Universidade enfrentam dificul­ dades escolares, de financiamento dos estudos e de inserção social e simbólica, superadas com a mobili­ zação de diferentes estratégias. O ingresso e perma­ nência, portanto, evidenciam as relações de domina­ção, materializadas nos procedimentos formais e in­formais que resguardam aos dominantes o poder e os privilégios e permite a reprodução social.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1439
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1439/1290
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 16 (2007); 19-32
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 16 (2007); 19-32
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 16 (2007); 19-32
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443756523520