DESIGUALDADE DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES DAS CLASSES POPULARES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1439 |
Resumo: | O texto aborda as desigualdades educacionais entre as classes, em particular, as dificuldades de acesso e permanência daqueles com condições sociais desfa vorecidas, valendose das indicações de Pierre Bour dieu sobre a relação entre sistema de ensino e as classes bem como de trajetórias escolares de universitários de classes populares, reconstruídas através de entrevista semiestruturada e em profundidade. Constatouse que os investigados se distinguem na sua categoria e que na Universidade enfrentam dificul dades escolares, de financiamento dos estudos e de inserção social e simbólica, superadas com a mobili zação de diferentes estratégias. O ingresso e perma nência, portanto, evidenciam as relações de dominação, materializadas nos procedimentos formais e informais que resguardam aos dominantes o poder e os privilégios e permite a reprodução social. |
id |
UFPI-5_515c314a451314d177685a9c571e60d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1439 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESIGUALDADE DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES DAS CLASSES POPULARESEstudantes de Classes PopularesTrajetóriasEscolaresSeletividadeSocialUniversidade Reprodução SocialO texto aborda as desigualdades educacionais entre as classes, em particular, as dificuldades de acesso e permanência daqueles com condições sociais desfa vorecidas, valendose das indicações de Pierre Bour dieu sobre a relação entre sistema de ensino e as classes bem como de trajetórias escolares de universitários de classes populares, reconstruídas através de entrevista semiestruturada e em profundidade. Constatouse que os investigados se distinguem na sua categoria e que na Universidade enfrentam dificul dades escolares, de financiamento dos estudos e de inserção social e simbólica, superadas com a mobili zação de diferentes estratégias. O ingresso e perma nência, portanto, evidenciam as relações de dominação, materializadas nos procedimentos formais e informais que resguardam aos dominantes o poder e os privilégios e permite a reprodução social.Universidade Federal do Piauí2007-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1439Languages, Education and Society; No. 16 (2007); 19-32Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 16 (2007); 19-32Linguagens, Educação e Sociedade; n. 16 (2007); 19-322526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1439/1290Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA PEREIRA , SAMARA CRISTINA DE OLIVEIRA PASSOS, GUIOMAR 2022-02-02T18:08:06Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1439Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:08:06Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESIGUALDADE DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES DAS CLASSES POPULARES |
title |
DESIGUALDADE DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES DAS CLASSES POPULARES |
spellingShingle |
DESIGUALDADE DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES DAS CLASSES POPULARES SILVA PEREIRA , SAMARA CRISTINA Estudantes de Classes Populares TrajetóriasEscolares SeletividadeSocial Universidade Reprodução Social |
title_short |
DESIGUALDADE DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES DAS CLASSES POPULARES |
title_full |
DESIGUALDADE DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES DAS CLASSES POPULARES |
title_fullStr |
DESIGUALDADE DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES DAS CLASSES POPULARES |
title_full_unstemmed |
DESIGUALDADE DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES DAS CLASSES POPULARES |
title_sort |
DESIGUALDADE DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES DAS CLASSES POPULARES |
author |
SILVA PEREIRA , SAMARA CRISTINA |
author_facet |
SILVA PEREIRA , SAMARA CRISTINA DE OLIVEIRA PASSOS, GUIOMAR |
author_role |
author |
author2 |
DE OLIVEIRA PASSOS, GUIOMAR |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA PEREIRA , SAMARA CRISTINA DE OLIVEIRA PASSOS, GUIOMAR |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes de Classes Populares TrajetóriasEscolares SeletividadeSocial Universidade Reprodução Social |
topic |
Estudantes de Classes Populares TrajetóriasEscolares SeletividadeSocial Universidade Reprodução Social |
description |
O texto aborda as desigualdades educacionais entre as classes, em particular, as dificuldades de acesso e permanência daqueles com condições sociais desfa vorecidas, valendose das indicações de Pierre Bour dieu sobre a relação entre sistema de ensino e as classes bem como de trajetórias escolares de universitários de classes populares, reconstruídas através de entrevista semiestruturada e em profundidade. Constatouse que os investigados se distinguem na sua categoria e que na Universidade enfrentam dificul dades escolares, de financiamento dos estudos e de inserção social e simbólica, superadas com a mobili zação de diferentes estratégias. O ingresso e perma nência, portanto, evidenciam as relações de dominação, materializadas nos procedimentos formais e informais que resguardam aos dominantes o poder e os privilégios e permite a reprodução social. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1439 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1439 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1439/1290 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 16 (2007); 19-32 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 16 (2007); 19-32 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 16 (2007); 19-32 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443756523520 |