A ALTERNÂNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PERSPECTIVA DOS MONITORES DE ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONZAGA DUARTE DA SILVA, DIEGO
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: DA SILVA, LOURDES HELENA, LOPES MIRANDA, ÉLIDA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1033
Resumo: As Licenciaturas em Educação do Campo tiveram sua expansão recente em nossa sociedade, com a implementação de 42 novos cursos de graduação em diferentes Instituições de Ensino Superior. No contexto destes novos cursos, nosso estudo privilegiou a Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa (Licena), com o objetivo de analisar o processo de formação por alternância implementado pelo curso, a partir das avaliações de seus estudantes que atuavam como monitores de Escolas Família Agrícola (EFAs). Em termos metodológicos, nossos dados foram obtidos a partir de entrevistas com estes sujeitos que, por sua vez, foram submetidas aos procedimentos técnicos do método Análise de Conteúdo. Dentre seus resultados, a análise das avaliações construídas pelos estudantes da Licena, monitores de EFAs, possibilitou identificar as potencialidades e desafios da formação por alternância no curso, particularmente em relação ao corpo docente e a alternância.
id UFPI-5_6441b0b3f39ce7d7a91464c5a42f13db
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1033
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A ALTERNÂNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PERSPECTIVA DOS MONITORES DE ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLAMonitores de Escolas Família AgrícolaFormação por AlternânciaLicenciatura em Educação do CampoAs Licenciaturas em Educação do Campo tiveram sua expansão recente em nossa sociedade, com a implementação de 42 novos cursos de graduação em diferentes Instituições de Ensino Superior. No contexto destes novos cursos, nosso estudo privilegiou a Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa (Licena), com o objetivo de analisar o processo de formação por alternância implementado pelo curso, a partir das avaliações de seus estudantes que atuavam como monitores de Escolas Família Agrícola (EFAs). Em termos metodológicos, nossos dados foram obtidos a partir de entrevistas com estes sujeitos que, por sua vez, foram submetidas aos procedimentos técnicos do método Análise de Conteúdo. Dentre seus resultados, a análise das avaliações construídas pelos estudantes da Licena, monitores de EFAs, possibilitou identificar as potencialidades e desafios da formação por alternância no curso, particularmente em relação ao corpo docente e a alternância.Universidade Federal do Piauí2021-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/103310.26694/les.v0i47.11808Languages, Education and Society; No. 47 (2021); 213-235Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 47 (2021); 213-235Linguagens, Educação e Sociedade; n. 47 (2021); 213-2352526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1033/881Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessGONZAGA DUARTE DA SILVA, DIEGO DA SILVA, LOURDES HELENA LOPES MIRANDA, ÉLIDA 2021-12-16T10:53:01Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1033Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T10:53:01Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv A ALTERNÂNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PERSPECTIVA DOS MONITORES DE ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA
title A ALTERNÂNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PERSPECTIVA DOS MONITORES DE ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA
spellingShingle A ALTERNÂNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PERSPECTIVA DOS MONITORES DE ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA
GONZAGA DUARTE DA SILVA, DIEGO
Monitores de Escolas Família Agrícola
Formação por Alternância
Licenciatura em Educação do Campo
title_short A ALTERNÂNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PERSPECTIVA DOS MONITORES DE ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA
title_full A ALTERNÂNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PERSPECTIVA DOS MONITORES DE ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA
title_fullStr A ALTERNÂNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PERSPECTIVA DOS MONITORES DE ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA
title_full_unstemmed A ALTERNÂNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PERSPECTIVA DOS MONITORES DE ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA
title_sort A ALTERNÂNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PERSPECTIVA DOS MONITORES DE ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA
author GONZAGA DUARTE DA SILVA, DIEGO
author_facet GONZAGA DUARTE DA SILVA, DIEGO
DA SILVA, LOURDES HELENA
LOPES MIRANDA, ÉLIDA
author_role author
author2 DA SILVA, LOURDES HELENA
LOPES MIRANDA, ÉLIDA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GONZAGA DUARTE DA SILVA, DIEGO
DA SILVA, LOURDES HELENA
LOPES MIRANDA, ÉLIDA
dc.subject.por.fl_str_mv Monitores de Escolas Família Agrícola
Formação por Alternância
Licenciatura em Educação do Campo
topic Monitores de Escolas Família Agrícola
Formação por Alternância
Licenciatura em Educação do Campo
description As Licenciaturas em Educação do Campo tiveram sua expansão recente em nossa sociedade, com a implementação de 42 novos cursos de graduação em diferentes Instituições de Ensino Superior. No contexto destes novos cursos, nosso estudo privilegiou a Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa (Licena), com o objetivo de analisar o processo de formação por alternância implementado pelo curso, a partir das avaliações de seus estudantes que atuavam como monitores de Escolas Família Agrícola (EFAs). Em termos metodológicos, nossos dados foram obtidos a partir de entrevistas com estes sujeitos que, por sua vez, foram submetidas aos procedimentos técnicos do método Análise de Conteúdo. Dentre seus resultados, a análise das avaliações construídas pelos estudantes da Licena, monitores de EFAs, possibilitou identificar as potencialidades e desafios da formação por alternância no curso, particularmente em relação ao corpo docente e a alternância.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1033
10.26694/les.v0i47.11808
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1033
identifier_str_mv 10.26694/les.v0i47.11808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1033/881
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 47 (2021); 213-235
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 47 (2021); 213-235
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 47 (2021); 213-235
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797441947729920