A ALTERNÂNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PERSPECTIVA DOS MONITORES DE ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1033 |
Resumo: | As Licenciaturas em Educação do Campo tiveram sua expansão recente em nossa sociedade, com a implementação de 42 novos cursos de graduação em diferentes Instituições de Ensino Superior. No contexto destes novos cursos, nosso estudo privilegiou a Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa (Licena), com o objetivo de analisar o processo de formação por alternância implementado pelo curso, a partir das avaliações de seus estudantes que atuavam como monitores de Escolas Família Agrícola (EFAs). Em termos metodológicos, nossos dados foram obtidos a partir de entrevistas com estes sujeitos que, por sua vez, foram submetidas aos procedimentos técnicos do método Análise de Conteúdo. Dentre seus resultados, a análise das avaliações construídas pelos estudantes da Licena, monitores de EFAs, possibilitou identificar as potencialidades e desafios da formação por alternância no curso, particularmente em relação ao corpo docente e a alternância. |
id |
UFPI-5_6441b0b3f39ce7d7a91464c5a42f13db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1033 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ALTERNÂNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PERSPECTIVA DOS MONITORES DE ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLAMonitores de Escolas Família AgrícolaFormação por AlternânciaLicenciatura em Educação do CampoAs Licenciaturas em Educação do Campo tiveram sua expansão recente em nossa sociedade, com a implementação de 42 novos cursos de graduação em diferentes Instituições de Ensino Superior. No contexto destes novos cursos, nosso estudo privilegiou a Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa (Licena), com o objetivo de analisar o processo de formação por alternância implementado pelo curso, a partir das avaliações de seus estudantes que atuavam como monitores de Escolas Família Agrícola (EFAs). Em termos metodológicos, nossos dados foram obtidos a partir de entrevistas com estes sujeitos que, por sua vez, foram submetidas aos procedimentos técnicos do método Análise de Conteúdo. Dentre seus resultados, a análise das avaliações construídas pelos estudantes da Licena, monitores de EFAs, possibilitou identificar as potencialidades e desafios da formação por alternância no curso, particularmente em relação ao corpo docente e a alternância.Universidade Federal do Piauí2021-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/103310.26694/les.v0i47.11808Languages, Education and Society; No. 47 (2021); 213-235Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 47 (2021); 213-235Linguagens, Educação e Sociedade; n. 47 (2021); 213-2352526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1033/881Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessGONZAGA DUARTE DA SILVA, DIEGO DA SILVA, LOURDES HELENA LOPES MIRANDA, ÉLIDA 2021-12-16T10:53:01Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1033Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T10:53:01Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ALTERNÂNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PERSPECTIVA DOS MONITORES DE ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA |
title |
A ALTERNÂNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PERSPECTIVA DOS MONITORES DE ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA |
spellingShingle |
A ALTERNÂNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PERSPECTIVA DOS MONITORES DE ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA GONZAGA DUARTE DA SILVA, DIEGO Monitores de Escolas Família Agrícola Formação por Alternância Licenciatura em Educação do Campo |
title_short |
A ALTERNÂNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PERSPECTIVA DOS MONITORES DE ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA |
title_full |
A ALTERNÂNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PERSPECTIVA DOS MONITORES DE ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA |
title_fullStr |
A ALTERNÂNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PERSPECTIVA DOS MONITORES DE ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA |
title_full_unstemmed |
A ALTERNÂNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PERSPECTIVA DOS MONITORES DE ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA |
title_sort |
A ALTERNÂNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PERSPECTIVA DOS MONITORES DE ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA |
author |
GONZAGA DUARTE DA SILVA, DIEGO |
author_facet |
GONZAGA DUARTE DA SILVA, DIEGO DA SILVA, LOURDES HELENA LOPES MIRANDA, ÉLIDA |
author_role |
author |
author2 |
DA SILVA, LOURDES HELENA LOPES MIRANDA, ÉLIDA |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GONZAGA DUARTE DA SILVA, DIEGO DA SILVA, LOURDES HELENA LOPES MIRANDA, ÉLIDA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Monitores de Escolas Família Agrícola Formação por Alternância Licenciatura em Educação do Campo |
topic |
Monitores de Escolas Família Agrícola Formação por Alternância Licenciatura em Educação do Campo |
description |
As Licenciaturas em Educação do Campo tiveram sua expansão recente em nossa sociedade, com a implementação de 42 novos cursos de graduação em diferentes Instituições de Ensino Superior. No contexto destes novos cursos, nosso estudo privilegiou a Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa (Licena), com o objetivo de analisar o processo de formação por alternância implementado pelo curso, a partir das avaliações de seus estudantes que atuavam como monitores de Escolas Família Agrícola (EFAs). Em termos metodológicos, nossos dados foram obtidos a partir de entrevistas com estes sujeitos que, por sua vez, foram submetidas aos procedimentos técnicos do método Análise de Conteúdo. Dentre seus resultados, a análise das avaliações construídas pelos estudantes da Licena, monitores de EFAs, possibilitou identificar as potencialidades e desafios da formação por alternância no curso, particularmente em relação ao corpo docente e a alternância. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1033 10.26694/les.v0i47.11808 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1033 |
identifier_str_mv |
10.26694/les.v0i47.11808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1033/881 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 47 (2021); 213-235 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 47 (2021); 213-235 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 47 (2021); 213-235 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797441947729920 |