FORMAÇÃO DOCENTE E MULTI/ INTERCULTURALISMO: ALGUMAS REFLEXÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEITÃO NUNES, IRAN DE MARIA
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: PEREIRA RAMOS, MARIA NATÁLIA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1146
Resumo: A diversidade multifacetada, hoje presente no espaço escolar, está a exigir bases formativas que possibilitem aos professores e às professoras o convívio com a multi/interculturalidade. Quadro que nos motivou a trazer algumas reflexões sobre a temática, na busca de evidenciar sua relevância no processo de formação docente, visando compreender o multi/interculturalismo e suas implicações na educação, com base nos estudos de Candau (2008), Freire (1992, 2002), McLaren (2000), Hall (2003), Carvalho e Carvalho (2008) e Ramos (2010, 2011, 2012, 2013), bem como de evidenciar nos dispositivos legais da formação docente no Brasil referências sobre diversidades e multi/interculturalismo, na defesa de uma formação intercultural. O estudo revela que estes dispositivos legais não garantem e não significam sua efetivação nos espaços escolares e em instituições formadoras. É, portanto, premente o debate sobre estas temáticas na formação docente, compreendendo-a como uma formação de caráter intercultural, na perspectiva de transformação social, visto que a interculturalidade implica em um novo paradigma e reposicionamento metodológico, epistemológico e ético.
id UFPI-5_6461d1edd04babd8358b9c58ff7e9906
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1146
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DOCENTE E MULTI/ INTERCULTURALISMO: ALGUMAS REFLEXÕESFormação docenteInterculturalismoMulticulturalismoInterculturalidadeA diversidade multifacetada, hoje presente no espaço escolar, está a exigir bases formativas que possibilitem aos professores e às professoras o convívio com a multi/interculturalidade. Quadro que nos motivou a trazer algumas reflexões sobre a temática, na busca de evidenciar sua relevância no processo de formação docente, visando compreender o multi/interculturalismo e suas implicações na educação, com base nos estudos de Candau (2008), Freire (1992, 2002), McLaren (2000), Hall (2003), Carvalho e Carvalho (2008) e Ramos (2010, 2011, 2012, 2013), bem como de evidenciar nos dispositivos legais da formação docente no Brasil referências sobre diversidades e multi/interculturalismo, na defesa de uma formação intercultural. O estudo revela que estes dispositivos legais não garantem e não significam sua efetivação nos espaços escolares e em instituições formadoras. É, portanto, premente o debate sobre estas temáticas na formação docente, compreendendo-a como uma formação de caráter intercultural, na perspectiva de transformação social, visto que a interculturalidade implica em um novo paradigma e reposicionamento metodológico, epistemológico e ético.Universidade Federal do Piauí2021-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/114610.26694/les.v1i1.8241Languages, Education and Society; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 180-197Lenguaje, Educación y Sociedad ; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 180-197Linguagens, Educação e Sociedade; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 180-1972526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1146/996Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessLEITÃO NUNES, IRAN DE MARIA PEREIRA RAMOS, MARIA NATÁLIA 2021-12-13T17:16:35Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1146Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:16:35Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DOCENTE E MULTI/ INTERCULTURALISMO: ALGUMAS REFLEXÕES
title FORMAÇÃO DOCENTE E MULTI/ INTERCULTURALISMO: ALGUMAS REFLEXÕES
spellingShingle FORMAÇÃO DOCENTE E MULTI/ INTERCULTURALISMO: ALGUMAS REFLEXÕES
LEITÃO NUNES, IRAN DE MARIA
Formação docente
Interculturalismo
Multiculturalismo
Interculturalidade
title_short FORMAÇÃO DOCENTE E MULTI/ INTERCULTURALISMO: ALGUMAS REFLEXÕES
title_full FORMAÇÃO DOCENTE E MULTI/ INTERCULTURALISMO: ALGUMAS REFLEXÕES
title_fullStr FORMAÇÃO DOCENTE E MULTI/ INTERCULTURALISMO: ALGUMAS REFLEXÕES
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DOCENTE E MULTI/ INTERCULTURALISMO: ALGUMAS REFLEXÕES
title_sort FORMAÇÃO DOCENTE E MULTI/ INTERCULTURALISMO: ALGUMAS REFLEXÕES
author LEITÃO NUNES, IRAN DE MARIA
author_facet LEITÃO NUNES, IRAN DE MARIA
PEREIRA RAMOS, MARIA NATÁLIA
author_role author
author2 PEREIRA RAMOS, MARIA NATÁLIA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LEITÃO NUNES, IRAN DE MARIA
PEREIRA RAMOS, MARIA NATÁLIA
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Interculturalismo
Multiculturalismo
Interculturalidade
topic Formação docente
Interculturalismo
Multiculturalismo
Interculturalidade
description A diversidade multifacetada, hoje presente no espaço escolar, está a exigir bases formativas que possibilitem aos professores e às professoras o convívio com a multi/interculturalidade. Quadro que nos motivou a trazer algumas reflexões sobre a temática, na busca de evidenciar sua relevância no processo de formação docente, visando compreender o multi/interculturalismo e suas implicações na educação, com base nos estudos de Candau (2008), Freire (1992, 2002), McLaren (2000), Hall (2003), Carvalho e Carvalho (2008) e Ramos (2010, 2011, 2012, 2013), bem como de evidenciar nos dispositivos legais da formação docente no Brasil referências sobre diversidades e multi/interculturalismo, na defesa de uma formação intercultural. O estudo revela que estes dispositivos legais não garantem e não significam sua efetivação nos espaços escolares e em instituições formadoras. É, portanto, premente o debate sobre estas temáticas na formação docente, compreendendo-a como uma formação de caráter intercultural, na perspectiva de transformação social, visto que a interculturalidade implica em um novo paradigma e reposicionamento metodológico, epistemológico e ético.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1146
10.26694/les.v1i1.8241
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1146
identifier_str_mv 10.26694/les.v1i1.8241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1146/996
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 180-197
Lenguaje, Educación y Sociedad ; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 180-197
Linguagens, Educação e Sociedade; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 180-197
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442496135168