Desenvolvimento do pensamento crítico em crianças do 1º ano de escolaridade através de uma abordagem para a multi/interculturalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Márcia Daniela Carneiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/29681
Resumo: A sociedade do século XXI caracteriza-se pela sua diversidade cultural resultante da maior mobilidade de pessoas e informação e também dos vários problemas que a caracterizam, como guerras e crises. Assim sendo, pretende-se que haja uma relação harmoniosa, complementar e enriquecedora entre os povos de diferentes culturas, permitindo o enriquecimento dos cidadãos, quer a nível pessoal, social e profissional. Tal, só é possível se se educar cidadãos conscientes e críticos para que sejam capazes de ultrapassar as várias adversidades e problemas através da mobilização das capacidades de Pensamento Crítico (PC). Neste quadro, com este trabalho pretende-se contribuir para a educação de alunos desde os primeiros anos. Para tal foram desenvolvidas atividades focadas na promoção de capacidades de Pensamento Crítico a partir de questões culturais que promovam a multi e interculturalidade nos alunos. Pretende-se com isto dar resposta à questão problema desta investigação: Quais os contributos do desenvolvimento (conceção, produção e implementação e validação) de atividades sobre questões de multi e interculturalidade, na promoção de capacidades de Pensamento Crítico dos alunos? As atividades concebidas e produzidas foram implementadas numa turma do 1.º ano do Ciclo do Ensino Básico (CEB), constituída por 26 alunos. Esta investigação enquadra-se no paradigma sócio-crítico, de natureza qualitativa, inserindo-se num plano de Investigação-Ação, onde se procura no final do 1º ciclo privilegiar a reflexão sobre o processo e seus contributos. Os resultados obtidos a partir da análise das produções escritas indicam-nos que os alunos, de modo geral, mobilizaram capacidades de pensamento crítico inseridas nas atividades implementadas. Podendo ainda acrescentar que ao longo de toda a investigação os alunos aceitaram o cariz das atividades e tomaram uma posição globalmente positiva face ao tema e à aceitação da diferença, nomeadamente à interação com crianças de outras culturas. Este estudo assume-se como um modesto contributo para as práticas educativas do 1º CEB, no que diz respeito ao desenvolvimento das capacidades de Pensamento Crítico e a questões Multi e Interculturais.
id RCAP_f5d2133314da4cc605015975bf9381d5
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/29681
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento do pensamento crítico em crianças do 1º ano de escolaridade através de uma abordagem para a multi/interculturalidadePensamento críticoMulticulturalidadeInterculturalidadeA sociedade do século XXI caracteriza-se pela sua diversidade cultural resultante da maior mobilidade de pessoas e informação e também dos vários problemas que a caracterizam, como guerras e crises. Assim sendo, pretende-se que haja uma relação harmoniosa, complementar e enriquecedora entre os povos de diferentes culturas, permitindo o enriquecimento dos cidadãos, quer a nível pessoal, social e profissional. Tal, só é possível se se educar cidadãos conscientes e críticos para que sejam capazes de ultrapassar as várias adversidades e problemas através da mobilização das capacidades de Pensamento Crítico (PC). Neste quadro, com este trabalho pretende-se contribuir para a educação de alunos desde os primeiros anos. Para tal foram desenvolvidas atividades focadas na promoção de capacidades de Pensamento Crítico a partir de questões culturais que promovam a multi e interculturalidade nos alunos. Pretende-se com isto dar resposta à questão problema desta investigação: Quais os contributos do desenvolvimento (conceção, produção e implementação e validação) de atividades sobre questões de multi e interculturalidade, na promoção de capacidades de Pensamento Crítico dos alunos? As atividades concebidas e produzidas foram implementadas numa turma do 1.º ano do Ciclo do Ensino Básico (CEB), constituída por 26 alunos. Esta investigação enquadra-se no paradigma sócio-crítico, de natureza qualitativa, inserindo-se num plano de Investigação-Ação, onde se procura no final do 1º ciclo privilegiar a reflexão sobre o processo e seus contributos. Os resultados obtidos a partir da análise das produções escritas indicam-nos que os alunos, de modo geral, mobilizaram capacidades de pensamento crítico inseridas nas atividades implementadas. Podendo ainda acrescentar que ao longo de toda a investigação os alunos aceitaram o cariz das atividades e tomaram uma posição globalmente positiva face ao tema e à aceitação da diferença, nomeadamente à interação com crianças de outras culturas. Este estudo assume-se como um modesto contributo para as práticas educativas do 1º CEB, no que diz respeito ao desenvolvimento das capacidades de Pensamento Crítico e a questões Multi e Interculturais.The 21st century society is characterized by its cultural diversity, resultant from the higher mobility of people and information, as well as from the different problems that characterize it, such as wars and crises. In such way, it is intended that there shall be a harmonious, complementary and enriching relationship between the people from different cultures, allowing the enrichment of citizens, both personally, socially and professionally. This is only possible if people is educated as conscious and critical citizens, so that they may be able to overcome the various adversities and problems, namely by using Critical Thinking skills. In this context, this work intends to contribute to the education of students, starting from the first years. For this purpose, activities based on cultural issues and focused on the promotion of Critical Thinking’ capacities were developed that promote multi and interculturality in students. The goal is to reply to problem/question of this research "What are the contributions of the development (design, production and implementation and validation) of activities on issues of multi and interculturality in the promotion of students' critical thinking capabilities?" The activities conceived and produced were implemented in a group of the first year of basic school made up of 26 students. This research fits within the socio-critical paradigm, of a qualitative nature, inserting itself into a Research-Action plan, where it is sought to privilege the reflection on the process and its contributions, at the end of the 1st cycle. The results obtained indicate that the students, in general, mobilized critical thinking abilities inserted in the implemented activities. It is also possible to add that throughout the course of the research, the students accepted the nature of the activities and took a globally positive attitude towards the subject and the acceptance of the difference, namely to the interaction with children from other cultures. With this study we expect to give a modest contribution to the educational practices of the 1st CEB, regarding the development of the capacities of Critical Thinking and Multi and Intercultural issues.2020-11-02T15:41:01Z2019-07-19T00:00:00Z2019-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29681porNunes, Márcia Daniela Carneiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:57:27Zoai:ria.ua.pt:10773/29681Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:57.404245Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento do pensamento crítico em crianças do 1º ano de escolaridade através de uma abordagem para a multi/interculturalidade
title Desenvolvimento do pensamento crítico em crianças do 1º ano de escolaridade através de uma abordagem para a multi/interculturalidade
spellingShingle Desenvolvimento do pensamento crítico em crianças do 1º ano de escolaridade através de uma abordagem para a multi/interculturalidade
Nunes, Márcia Daniela Carneiro
Pensamento crítico
Multiculturalidade
Interculturalidade
title_short Desenvolvimento do pensamento crítico em crianças do 1º ano de escolaridade através de uma abordagem para a multi/interculturalidade
title_full Desenvolvimento do pensamento crítico em crianças do 1º ano de escolaridade através de uma abordagem para a multi/interculturalidade
title_fullStr Desenvolvimento do pensamento crítico em crianças do 1º ano de escolaridade através de uma abordagem para a multi/interculturalidade
title_full_unstemmed Desenvolvimento do pensamento crítico em crianças do 1º ano de escolaridade através de uma abordagem para a multi/interculturalidade
title_sort Desenvolvimento do pensamento crítico em crianças do 1º ano de escolaridade através de uma abordagem para a multi/interculturalidade
author Nunes, Márcia Daniela Carneiro
author_facet Nunes, Márcia Daniela Carneiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Márcia Daniela Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento crítico
Multiculturalidade
Interculturalidade
topic Pensamento crítico
Multiculturalidade
Interculturalidade
description A sociedade do século XXI caracteriza-se pela sua diversidade cultural resultante da maior mobilidade de pessoas e informação e também dos vários problemas que a caracterizam, como guerras e crises. Assim sendo, pretende-se que haja uma relação harmoniosa, complementar e enriquecedora entre os povos de diferentes culturas, permitindo o enriquecimento dos cidadãos, quer a nível pessoal, social e profissional. Tal, só é possível se se educar cidadãos conscientes e críticos para que sejam capazes de ultrapassar as várias adversidades e problemas através da mobilização das capacidades de Pensamento Crítico (PC). Neste quadro, com este trabalho pretende-se contribuir para a educação de alunos desde os primeiros anos. Para tal foram desenvolvidas atividades focadas na promoção de capacidades de Pensamento Crítico a partir de questões culturais que promovam a multi e interculturalidade nos alunos. Pretende-se com isto dar resposta à questão problema desta investigação: Quais os contributos do desenvolvimento (conceção, produção e implementação e validação) de atividades sobre questões de multi e interculturalidade, na promoção de capacidades de Pensamento Crítico dos alunos? As atividades concebidas e produzidas foram implementadas numa turma do 1.º ano do Ciclo do Ensino Básico (CEB), constituída por 26 alunos. Esta investigação enquadra-se no paradigma sócio-crítico, de natureza qualitativa, inserindo-se num plano de Investigação-Ação, onde se procura no final do 1º ciclo privilegiar a reflexão sobre o processo e seus contributos. Os resultados obtidos a partir da análise das produções escritas indicam-nos que os alunos, de modo geral, mobilizaram capacidades de pensamento crítico inseridas nas atividades implementadas. Podendo ainda acrescentar que ao longo de toda a investigação os alunos aceitaram o cariz das atividades e tomaram uma posição globalmente positiva face ao tema e à aceitação da diferença, nomeadamente à interação com crianças de outras culturas. Este estudo assume-se como um modesto contributo para as práticas educativas do 1º CEB, no que diz respeito ao desenvolvimento das capacidades de Pensamento Crítico e a questões Multi e Interculturais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-19T00:00:00Z
2019-07-19
2020-11-02T15:41:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/29681
url http://hdl.handle.net/10773/29681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137675341463552