SENTIDOS E SIGNIFICADOS NO CONTEXTO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JUNQUEIRA DE AGUIAR, WANDA MARIA
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: FERREIRA DAVIS, CLAUDIA LEME
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1412
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir a importância da apreensão dos significados e sentidos no contexto escolar. O fato de nos colocarmos esta meta, se da por acreditamos que este é um caminho para apreendermos as contradições, movimentos, enfim, as especificidades que aí ocorrem, de modo a produzir conhecimento importante para intervenções calcadas na realidade concreta. Superando a ideia de contexto escolar, trazemos a noção de “cotidiano escolar”, que direciona nosso olhar investigativo para as relações pessoais, institucionais, sociais de modo articulado. O caminho escolhido é o de resgatar o sujeito da atividade (professor), na sua cotidianidade, entendido como síntese das múltiplas determinações, como revelador da totalidade e complexidade social. Centrar o olhar nos sujeitos que atuam na escola implica compreender, necessariamente, os sentidos e significados que atribuem aos eventos/situações/fenômenos que aí se passam, ou seja, compreender sua subjetividade. Deste modo, consideramos além das categorias sentidos e significados, a subjetividade como uma importante categoria de análise, entendida como uma dimensão da realidade social, como a articulação dos sentidos e significados do sujeito. Para finalizar apresentamos e justificamos a adoção dos procedimentos adotados para a produção de informações, no caso: auto confrontação simples e cruzada. Tais procedimentos são vistos como tendo a possibilidade de produzir informações de qualidade, que favorecerão análise que alcance os sentidos dos professores.
id UFPI-5_6b27e9543277df9a0f1f45b635479815
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1412
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling SENTIDOS E SIGNIFICADOS NO CONTEXTO ESCOLARProfessorEscolaSentidosSignificadosCotidianoO objetivo deste artigo é discutir a importância da apreensão dos significados e sentidos no contexto escolar. O fato de nos colocarmos esta meta, se da por acreditamos que este é um caminho para apreendermos as contradições, movimentos, enfim, as especificidades que aí ocorrem, de modo a produzir conhecimento importante para intervenções calcadas na realidade concreta. Superando a ideia de contexto escolar, trazemos a noção de “cotidiano escolar”, que direciona nosso olhar investigativo para as relações pessoais, institucionais, sociais de modo articulado. O caminho escolhido é o de resgatar o sujeito da atividade (professor), na sua cotidianidade, entendido como síntese das múltiplas determinações, como revelador da totalidade e complexidade social. Centrar o olhar nos sujeitos que atuam na escola implica compreender, necessariamente, os sentidos e significados que atribuem aos eventos/situações/fenômenos que aí se passam, ou seja, compreender sua subjetividade. Deste modo, consideramos além das categorias sentidos e significados, a subjetividade como uma importante categoria de análise, entendida como uma dimensão da realidade social, como a articulação dos sentidos e significados do sujeito. Para finalizar apresentamos e justificamos a adoção dos procedimentos adotados para a produção de informações, no caso: auto confrontação simples e cruzada. Tais procedimentos são vistos como tendo a possibilidade de produzir informações de qualidade, que favorecerão análise que alcance os sentidos dos professores.Universidade Federal do Piauí2012-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1412Languages, Education and Society; No. 25 (2011); 183-198Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 25 (2011); 183-198Linguagens, Educação e Sociedade; n. 25 (2011); 183-1982526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1412/1262Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessJUNQUEIRA DE AGUIAR, WANDA MARIA FERREIRA DAVIS, CLAUDIA LEME 2023-09-05T19:37:48Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1412Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2023-09-05T19:37:48Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv SENTIDOS E SIGNIFICADOS NO CONTEXTO ESCOLAR
title SENTIDOS E SIGNIFICADOS NO CONTEXTO ESCOLAR
spellingShingle SENTIDOS E SIGNIFICADOS NO CONTEXTO ESCOLAR
JUNQUEIRA DE AGUIAR, WANDA MARIA
Professor
Escola
Sentidos
Significados
Cotidiano
title_short SENTIDOS E SIGNIFICADOS NO CONTEXTO ESCOLAR
title_full SENTIDOS E SIGNIFICADOS NO CONTEXTO ESCOLAR
title_fullStr SENTIDOS E SIGNIFICADOS NO CONTEXTO ESCOLAR
title_full_unstemmed SENTIDOS E SIGNIFICADOS NO CONTEXTO ESCOLAR
title_sort SENTIDOS E SIGNIFICADOS NO CONTEXTO ESCOLAR
author JUNQUEIRA DE AGUIAR, WANDA MARIA
author_facet JUNQUEIRA DE AGUIAR, WANDA MARIA
FERREIRA DAVIS, CLAUDIA LEME
author_role author
author2 FERREIRA DAVIS, CLAUDIA LEME
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv JUNQUEIRA DE AGUIAR, WANDA MARIA
FERREIRA DAVIS, CLAUDIA LEME
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Escola
Sentidos
Significados
Cotidiano
topic Professor
Escola
Sentidos
Significados
Cotidiano
description O objetivo deste artigo é discutir a importância da apreensão dos significados e sentidos no contexto escolar. O fato de nos colocarmos esta meta, se da por acreditamos que este é um caminho para apreendermos as contradições, movimentos, enfim, as especificidades que aí ocorrem, de modo a produzir conhecimento importante para intervenções calcadas na realidade concreta. Superando a ideia de contexto escolar, trazemos a noção de “cotidiano escolar”, que direciona nosso olhar investigativo para as relações pessoais, institucionais, sociais de modo articulado. O caminho escolhido é o de resgatar o sujeito da atividade (professor), na sua cotidianidade, entendido como síntese das múltiplas determinações, como revelador da totalidade e complexidade social. Centrar o olhar nos sujeitos que atuam na escola implica compreender, necessariamente, os sentidos e significados que atribuem aos eventos/situações/fenômenos que aí se passam, ou seja, compreender sua subjetividade. Deste modo, consideramos além das categorias sentidos e significados, a subjetividade como uma importante categoria de análise, entendida como uma dimensão da realidade social, como a articulação dos sentidos e significados do sujeito. Para finalizar apresentamos e justificamos a adoção dos procedimentos adotados para a produção de informações, no caso: auto confrontação simples e cruzada. Tais procedimentos são vistos como tendo a possibilidade de produzir informações de qualidade, que favorecerão análise que alcance os sentidos dos professores.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1412
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1412/1262
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 25 (2011); 183-198
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 25 (2011); 183-198
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 25 (2011); 183-198
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443451387904