JOVENS UNIVERSITÁRIOS DE CIDADES INTERIORANAS: modos de vida e projetos de futuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS DE FREITAS, ISAURORA CLÁUDIA
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1353
Resumo: Partindo de uma perspectiva teórica que entende a juventude como heterogênea e diversa, o artigo analisa os diferentes modos de ser jovem universitário a partir de uma pesquisa realizada em Sobral, cidade polo da região norte do Ceará contemplada com as políticas de expansão da educação superior dos últimos 15 anos. Possuindo atualmente três Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e cerca de 10 IES privadas, entre institutos e faculdades, Sobral recebe jovens de mais de 50 municípios da região que chegam à cidade em busca de uma formação de nível superior. Alguns desses jovens se deslocam diariamente de seus municípios de origem até Sobral em viagens que chegam a durar cinco horas (percurso de ida e volta), os que têm condições fixam residência no lugar elegendo como forma de moradia a coabitação com outros jovens, formando as repúblicas estudantis. A grande maioria deles é oriunda de famílias de baixa renda e busca, através da aquisição de um diploma de nível superior, realizar projetos de vida. Que modos de vida esses jovens desenvolvem ao longo do período dos estudos universitários? Que projetos de futuro intencionam realizar? Que nuances das políticas de expansão da educação superior no Brasil a realidade dos jovens universitários das cidades interioranas revela? Essas são questões que o estudo busca responder.
id UFPI-5_6c15a59c28212c0c112fba4f13bc6787
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1353
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling JOVENS UNIVERSITÁRIOS DE CIDADES INTERIORANAS: modos de vida e projetos de futuroJuventudeUniversidadeMobilidadeModo de vidaProjeto de futuroPartindo de uma perspectiva teórica que entende a juventude como heterogênea e diversa, o artigo analisa os diferentes modos de ser jovem universitário a partir de uma pesquisa realizada em Sobral, cidade polo da região norte do Ceará contemplada com as políticas de expansão da educação superior dos últimos 15 anos. Possuindo atualmente três Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e cerca de 10 IES privadas, entre institutos e faculdades, Sobral recebe jovens de mais de 50 municípios da região que chegam à cidade em busca de uma formação de nível superior. Alguns desses jovens se deslocam diariamente de seus municípios de origem até Sobral em viagens que chegam a durar cinco horas (percurso de ida e volta), os que têm condições fixam residência no lugar elegendo como forma de moradia a coabitação com outros jovens, formando as repúblicas estudantis. A grande maioria deles é oriunda de famílias de baixa renda e busca, através da aquisição de um diploma de nível superior, realizar projetos de vida. Que modos de vida esses jovens desenvolvem ao longo do período dos estudos universitários? Que projetos de futuro intencionam realizar? Que nuances das políticas de expansão da educação superior no Brasil a realidade dos jovens universitários das cidades interioranas revela? Essas são questões que o estudo busca responder.Universidade Federal do Piauí2013-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1353Languages, Education and Society; No. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 323-356Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 323-356Linguagens, Educação e Sociedade; n. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 323-3562526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1353/1203Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMARTINS DE FREITAS, ISAURORA CLÁUDIA 2022-01-13T15:12:11Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1353Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-01-13T15:12:11Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv JOVENS UNIVERSITÁRIOS DE CIDADES INTERIORANAS: modos de vida e projetos de futuro
title JOVENS UNIVERSITÁRIOS DE CIDADES INTERIORANAS: modos de vida e projetos de futuro
spellingShingle JOVENS UNIVERSITÁRIOS DE CIDADES INTERIORANAS: modos de vida e projetos de futuro
MARTINS DE FREITAS, ISAURORA CLÁUDIA
Juventude
Universidade
Mobilidade
Modo de vida
Projeto de futuro
title_short JOVENS UNIVERSITÁRIOS DE CIDADES INTERIORANAS: modos de vida e projetos de futuro
title_full JOVENS UNIVERSITÁRIOS DE CIDADES INTERIORANAS: modos de vida e projetos de futuro
title_fullStr JOVENS UNIVERSITÁRIOS DE CIDADES INTERIORANAS: modos de vida e projetos de futuro
title_full_unstemmed JOVENS UNIVERSITÁRIOS DE CIDADES INTERIORANAS: modos de vida e projetos de futuro
title_sort JOVENS UNIVERSITÁRIOS DE CIDADES INTERIORANAS: modos de vida e projetos de futuro
author MARTINS DE FREITAS, ISAURORA CLÁUDIA
author_facet MARTINS DE FREITAS, ISAURORA CLÁUDIA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS DE FREITAS, ISAURORA CLÁUDIA
dc.subject.por.fl_str_mv Juventude
Universidade
Mobilidade
Modo de vida
Projeto de futuro
topic Juventude
Universidade
Mobilidade
Modo de vida
Projeto de futuro
description Partindo de uma perspectiva teórica que entende a juventude como heterogênea e diversa, o artigo analisa os diferentes modos de ser jovem universitário a partir de uma pesquisa realizada em Sobral, cidade polo da região norte do Ceará contemplada com as políticas de expansão da educação superior dos últimos 15 anos. Possuindo atualmente três Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e cerca de 10 IES privadas, entre institutos e faculdades, Sobral recebe jovens de mais de 50 municípios da região que chegam à cidade em busca de uma formação de nível superior. Alguns desses jovens se deslocam diariamente de seus municípios de origem até Sobral em viagens que chegam a durar cinco horas (percurso de ida e volta), os que têm condições fixam residência no lugar elegendo como forma de moradia a coabitação com outros jovens, formando as repúblicas estudantis. A grande maioria deles é oriunda de famílias de baixa renda e busca, através da aquisição de um diploma de nível superior, realizar projetos de vida. Que modos de vida esses jovens desenvolvem ao longo do período dos estudos universitários? Que projetos de futuro intencionam realizar? Que nuances das políticas de expansão da educação superior no Brasil a realidade dos jovens universitários das cidades interioranas revela? Essas são questões que o estudo busca responder.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1353
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1353/1203
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 323-356
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 323-356
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 323-356
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443365404672