TARÔ DO APRENDER EM MOVIMENTO: CONFETOS PRODUZIDOS POR JOVENS SKATISTAS DO LITORAL DO PIAUÍ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1223 |
Resumo: | Este trabalho dedica-se a descrever e analisar os dados produzidos na técnica sociopoética “Tarô do aprender em movimento”, experimentada por jovens skatistas da cidade de Luís Correia – PI. A investigação teve como problema a seguinte questão: Quais os confetos (conceito + afeto) produzidos pelos skatistas de Luís Correia – PI acerca do aprender na relação com o movimento? Em meio a essa problemática, surgiram as questões norteadoras, tais como: O que pensam os jovens que andam de skate em Luís Correia – PI sobre o aprender na relação com o movimento? O que estes jovens aprendem com o corpo em movimento, andando de skate? Quais seus saberes? Que problemas os mobilizam em relação ao aprender? Quais as linhas de resistência que estes jovens skatistas produzem frente às concepções instituídas de aprender? Que potencialidades corporais são desenvolvidas pelos skatistas enquanto prática desse esporte frente aos problemas que os mobilizam no contemporâneo acerca do aprender na relação com o movimento? Para a produção dos dados, foi utilizada a Sociopoética, método que reconhece o corpo como produtor de conhecimento e valoriza os diferentes saberes e culturas dos sujeitos, possibilitando a construção coletiva de confetos sobre o tema-gerador, que, neste caso, foi aprender na relação com o movimento. As análises trouxeram reflexões sobre o aprender na incerteza, apontando para um movimento de construção e de desconstrução de saberes na cidade por meio da prática do skate, que requer uma abertura a novas possibilidades de aprender, de modo a criar experiências inovadoras que transformem os espaços educativos. |
id |
UFPI-5_6f4b4a4b528ef2801522f5e48b5b3337 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1223 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TARÔ DO APRENDER EM MOVIMENTO: CONFETOS PRODUZIDOS POR JOVENS SKATISTAS DO LITORAL DO PIAUÍJuventudesAprenderMovimentoSkateSociopoéticaEste trabalho dedica-se a descrever e analisar os dados produzidos na técnica sociopoética “Tarô do aprender em movimento”, experimentada por jovens skatistas da cidade de Luís Correia – PI. A investigação teve como problema a seguinte questão: Quais os confetos (conceito + afeto) produzidos pelos skatistas de Luís Correia – PI acerca do aprender na relação com o movimento? Em meio a essa problemática, surgiram as questões norteadoras, tais como: O que pensam os jovens que andam de skate em Luís Correia – PI sobre o aprender na relação com o movimento? O que estes jovens aprendem com o corpo em movimento, andando de skate? Quais seus saberes? Que problemas os mobilizam em relação ao aprender? Quais as linhas de resistência que estes jovens skatistas produzem frente às concepções instituídas de aprender? Que potencialidades corporais são desenvolvidas pelos skatistas enquanto prática desse esporte frente aos problemas que os mobilizam no contemporâneo acerca do aprender na relação com o movimento? Para a produção dos dados, foi utilizada a Sociopoética, método que reconhece o corpo como produtor de conhecimento e valoriza os diferentes saberes e culturas dos sujeitos, possibilitando a construção coletiva de confetos sobre o tema-gerador, que, neste caso, foi aprender na relação com o movimento. As análises trouxeram reflexões sobre o aprender na incerteza, apontando para um movimento de construção e de desconstrução de saberes na cidade por meio da prática do skate, que requer uma abertura a novas possibilidades de aprender, de modo a criar experiências inovadoras que transformem os espaços educativos.Universidade Federal do Piauí2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1223Languages, Education and Society; No. 36 (2017); 123-137Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 36 (2017); 123-137Linguagens, Educação e Sociedade; n. 36 (2017); 123-1372526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1223/1040Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE SOUSA SILVA, KRÍCIA COSTA ADAD , SHARA JANE HOLANDA 2021-12-16T11:14:48Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1223Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:14:48Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TARÔ DO APRENDER EM MOVIMENTO: CONFETOS PRODUZIDOS POR JOVENS SKATISTAS DO LITORAL DO PIAUÍ |
title |
TARÔ DO APRENDER EM MOVIMENTO: CONFETOS PRODUZIDOS POR JOVENS SKATISTAS DO LITORAL DO PIAUÍ |
spellingShingle |
TARÔ DO APRENDER EM MOVIMENTO: CONFETOS PRODUZIDOS POR JOVENS SKATISTAS DO LITORAL DO PIAUÍ DE SOUSA SILVA, KRÍCIA Juventudes Aprender Movimento Skate Sociopoética |
title_short |
TARÔ DO APRENDER EM MOVIMENTO: CONFETOS PRODUZIDOS POR JOVENS SKATISTAS DO LITORAL DO PIAUÍ |
title_full |
TARÔ DO APRENDER EM MOVIMENTO: CONFETOS PRODUZIDOS POR JOVENS SKATISTAS DO LITORAL DO PIAUÍ |
title_fullStr |
TARÔ DO APRENDER EM MOVIMENTO: CONFETOS PRODUZIDOS POR JOVENS SKATISTAS DO LITORAL DO PIAUÍ |
title_full_unstemmed |
TARÔ DO APRENDER EM MOVIMENTO: CONFETOS PRODUZIDOS POR JOVENS SKATISTAS DO LITORAL DO PIAUÍ |
title_sort |
TARÔ DO APRENDER EM MOVIMENTO: CONFETOS PRODUZIDOS POR JOVENS SKATISTAS DO LITORAL DO PIAUÍ |
author |
DE SOUSA SILVA, KRÍCIA |
author_facet |
DE SOUSA SILVA, KRÍCIA COSTA ADAD , SHARA JANE HOLANDA |
author_role |
author |
author2 |
COSTA ADAD , SHARA JANE HOLANDA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DE SOUSA SILVA, KRÍCIA COSTA ADAD , SHARA JANE HOLANDA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Juventudes Aprender Movimento Skate Sociopoética |
topic |
Juventudes Aprender Movimento Skate Sociopoética |
description |
Este trabalho dedica-se a descrever e analisar os dados produzidos na técnica sociopoética “Tarô do aprender em movimento”, experimentada por jovens skatistas da cidade de Luís Correia – PI. A investigação teve como problema a seguinte questão: Quais os confetos (conceito + afeto) produzidos pelos skatistas de Luís Correia – PI acerca do aprender na relação com o movimento? Em meio a essa problemática, surgiram as questões norteadoras, tais como: O que pensam os jovens que andam de skate em Luís Correia – PI sobre o aprender na relação com o movimento? O que estes jovens aprendem com o corpo em movimento, andando de skate? Quais seus saberes? Que problemas os mobilizam em relação ao aprender? Quais as linhas de resistência que estes jovens skatistas produzem frente às concepções instituídas de aprender? Que potencialidades corporais são desenvolvidas pelos skatistas enquanto prática desse esporte frente aos problemas que os mobilizam no contemporâneo acerca do aprender na relação com o movimento? Para a produção dos dados, foi utilizada a Sociopoética, método que reconhece o corpo como produtor de conhecimento e valoriza os diferentes saberes e culturas dos sujeitos, possibilitando a construção coletiva de confetos sobre o tema-gerador, que, neste caso, foi aprender na relação com o movimento. As análises trouxeram reflexões sobre o aprender na incerteza, apontando para um movimento de construção e de desconstrução de saberes na cidade por meio da prática do skate, que requer uma abertura a novas possibilidades de aprender, de modo a criar experiências inovadoras que transformem os espaços educativos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1223 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1223/1040 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 36 (2017); 123-137 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 36 (2017); 123-137 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 36 (2017); 123-137 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797442619867136 |