TARÔ DO APRENDER EM MOVIMENTO: CONFETOS PRODUZIDOS POR JOVENS SKATISTAS DO LITORAL DO PIAUÍ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE SOUSA SILVA, KRÍCIA
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: COSTA ADAD , SHARA JANE HOLANDA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1223
Resumo: Este trabalho dedica-se a descrever e analisar os dados produzidos na técnica sociopoética “Tarô do aprender em movimento”, experimentada por jovens skatistas da cidade de Luís Correia – PI. A investigação teve como problema a seguinte questão: Quais os confetos (conceito + afeto) produzidos pelos skatistas de Luís Correia – PI acerca do aprender na relação com o movimento? Em meio a essa problemática, surgiram as questões norteadoras, tais como: O que pensam os jovens que andam de skate em Luís Correia – PI sobre o aprender na relação com o movimento? O que estes jovens aprendem com o corpo em movimento, andando de skate? Quais seus saberes? Que problemas os mobilizam em relação ao aprender? Quais as linhas de resistência que estes jovens skatistas produzem frente às concepções instituídas de aprender? Que potencialidades corporais são desenvolvidas pelos skatistas enquanto prática desse esporte frente aos problemas que os mobilizam no contemporâneo acerca do aprender na relação com o movimento? Para a produção dos dados, foi utilizada a Sociopoética, método que reconhece o corpo como produtor de conhecimento e valoriza os diferentes saberes e culturas dos sujeitos, possibilitando a construção coletiva de confetos sobre o tema-gerador, que, neste caso, foi aprender na relação com o movimento. As análises trouxeram reflexões sobre o aprender na incerteza, apontando para um movimento de construção e de desconstrução de saberes na cidade por meio da prática do skate, que requer uma abertura a novas possibilidades de aprender, de modo a criar experiências inovadoras que transformem os espaços educativos.
id UFPI-5_6f4b4a4b528ef2801522f5e48b5b3337
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1223
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling TARÔ DO APRENDER EM MOVIMENTO: CONFETOS PRODUZIDOS POR JOVENS SKATISTAS DO LITORAL DO PIAUÍJuventudesAprenderMovimentoSkateSociopoéticaEste trabalho dedica-se a descrever e analisar os dados produzidos na técnica sociopoética “Tarô do aprender em movimento”, experimentada por jovens skatistas da cidade de Luís Correia – PI. A investigação teve como problema a seguinte questão: Quais os confetos (conceito + afeto) produzidos pelos skatistas de Luís Correia – PI acerca do aprender na relação com o movimento? Em meio a essa problemática, surgiram as questões norteadoras, tais como: O que pensam os jovens que andam de skate em Luís Correia – PI sobre o aprender na relação com o movimento? O que estes jovens aprendem com o corpo em movimento, andando de skate? Quais seus saberes? Que problemas os mobilizam em relação ao aprender? Quais as linhas de resistência que estes jovens skatistas produzem frente às concepções instituídas de aprender? Que potencialidades corporais são desenvolvidas pelos skatistas enquanto prática desse esporte frente aos problemas que os mobilizam no contemporâneo acerca do aprender na relação com o movimento? Para a produção dos dados, foi utilizada a Sociopoética, método que reconhece o corpo como produtor de conhecimento e valoriza os diferentes saberes e culturas dos sujeitos, possibilitando a construção coletiva de confetos sobre o tema-gerador, que, neste caso, foi aprender na relação com o movimento. As análises trouxeram reflexões sobre o aprender na incerteza, apontando para um movimento de construção e de desconstrução de saberes na cidade por meio da prática do skate, que requer uma abertura a novas possibilidades de aprender, de modo a criar experiências inovadoras que transformem os espaços educativos.Universidade Federal do Piauí2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1223Languages, Education and Society; No. 36 (2017); 123-137Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 36 (2017); 123-137Linguagens, Educação e Sociedade; n. 36 (2017); 123-1372526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1223/1040Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE SOUSA SILVA, KRÍCIA COSTA ADAD , SHARA JANE HOLANDA 2021-12-16T11:14:48Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1223Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:14:48Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv TARÔ DO APRENDER EM MOVIMENTO: CONFETOS PRODUZIDOS POR JOVENS SKATISTAS DO LITORAL DO PIAUÍ
title TARÔ DO APRENDER EM MOVIMENTO: CONFETOS PRODUZIDOS POR JOVENS SKATISTAS DO LITORAL DO PIAUÍ
spellingShingle TARÔ DO APRENDER EM MOVIMENTO: CONFETOS PRODUZIDOS POR JOVENS SKATISTAS DO LITORAL DO PIAUÍ
DE SOUSA SILVA, KRÍCIA
Juventudes
Aprender
Movimento
Skate
Sociopoética
title_short TARÔ DO APRENDER EM MOVIMENTO: CONFETOS PRODUZIDOS POR JOVENS SKATISTAS DO LITORAL DO PIAUÍ
title_full TARÔ DO APRENDER EM MOVIMENTO: CONFETOS PRODUZIDOS POR JOVENS SKATISTAS DO LITORAL DO PIAUÍ
title_fullStr TARÔ DO APRENDER EM MOVIMENTO: CONFETOS PRODUZIDOS POR JOVENS SKATISTAS DO LITORAL DO PIAUÍ
title_full_unstemmed TARÔ DO APRENDER EM MOVIMENTO: CONFETOS PRODUZIDOS POR JOVENS SKATISTAS DO LITORAL DO PIAUÍ
title_sort TARÔ DO APRENDER EM MOVIMENTO: CONFETOS PRODUZIDOS POR JOVENS SKATISTAS DO LITORAL DO PIAUÍ
author DE SOUSA SILVA, KRÍCIA
author_facet DE SOUSA SILVA, KRÍCIA
COSTA ADAD , SHARA JANE HOLANDA
author_role author
author2 COSTA ADAD , SHARA JANE HOLANDA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DE SOUSA SILVA, KRÍCIA
COSTA ADAD , SHARA JANE HOLANDA
dc.subject.por.fl_str_mv Juventudes
Aprender
Movimento
Skate
Sociopoética
topic Juventudes
Aprender
Movimento
Skate
Sociopoética
description Este trabalho dedica-se a descrever e analisar os dados produzidos na técnica sociopoética “Tarô do aprender em movimento”, experimentada por jovens skatistas da cidade de Luís Correia – PI. A investigação teve como problema a seguinte questão: Quais os confetos (conceito + afeto) produzidos pelos skatistas de Luís Correia – PI acerca do aprender na relação com o movimento? Em meio a essa problemática, surgiram as questões norteadoras, tais como: O que pensam os jovens que andam de skate em Luís Correia – PI sobre o aprender na relação com o movimento? O que estes jovens aprendem com o corpo em movimento, andando de skate? Quais seus saberes? Que problemas os mobilizam em relação ao aprender? Quais as linhas de resistência que estes jovens skatistas produzem frente às concepções instituídas de aprender? Que potencialidades corporais são desenvolvidas pelos skatistas enquanto prática desse esporte frente aos problemas que os mobilizam no contemporâneo acerca do aprender na relação com o movimento? Para a produção dos dados, foi utilizada a Sociopoética, método que reconhece o corpo como produtor de conhecimento e valoriza os diferentes saberes e culturas dos sujeitos, possibilitando a construção coletiva de confetos sobre o tema-gerador, que, neste caso, foi aprender na relação com o movimento. As análises trouxeram reflexões sobre o aprender na incerteza, apontando para um movimento de construção e de desconstrução de saberes na cidade por meio da prática do skate, que requer uma abertura a novas possibilidades de aprender, de modo a criar experiências inovadoras que transformem os espaços educativos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1223
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1223/1040
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 36 (2017); 123-137
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 36 (2017); 123-137
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 36 (2017); 123-137
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442619867136