COMO SE APRENDE COM O CORPO EM MOVIMENTO: narrativas de futuros pedagogos em formação na temática das juventudes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1341 |
Resumo: | Este artigo refere-se à experiência da Roda de Cultura Sociopoética com o tema-gerador corpo e movimento na educação, do Projeto de Extensão Rodas de Cultura Sociopoéticas: juventudes e artes na educação. A roda é parte da formação de jovens futuros pedagogos na temática das juventudes. As narrativas – escritas de si4 –, envolveram as questões: Qual a relação entre corpo e movimento? Como se aprende com o corpo em movimento? O que pode o corpo tendo a arte como potência para o movimento? A metodologia utilizada foi o Círculo de Cultura Sociopoético. Os resultados apresentam duas linhas de pensamento do grupo: a primeira linha trata da ausência de movimento e da presença da mudez dentro da escola; a segunda linha realça a experiência, o movimento, a arte na formação do pedagogo e os limites de um currículo que impede o movimento do corpo e a criação na sala de aula. |
id |
UFPI-5_3f441bc52bb1ad7f7540fbb619066346 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1341 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COMO SE APRENDE COM O CORPO EM MOVIMENTO: narrativas de futuros pedagogos em formação na temática das juventudescorpomovimentoescritas de sijuventudesCírculo de Cultura SociopoéticoEste artigo refere-se à experiência da Roda de Cultura Sociopoética com o tema-gerador corpo e movimento na educação, do Projeto de Extensão Rodas de Cultura Sociopoéticas: juventudes e artes na educação. A roda é parte da formação de jovens futuros pedagogos na temática das juventudes. As narrativas – escritas de si4 –, envolveram as questões: Qual a relação entre corpo e movimento? Como se aprende com o corpo em movimento? O que pode o corpo tendo a arte como potência para o movimento? A metodologia utilizada foi o Círculo de Cultura Sociopoético. Os resultados apresentam duas linhas de pensamento do grupo: a primeira linha trata da ausência de movimento e da presença da mudez dentro da escola; a segunda linha realça a experiência, o movimento, a arte na formação do pedagogo e os limites de um currículo que impede o movimento do corpo e a criação na sala de aula.Universidade Federal do Piauí2013-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1341Languages, Education and Society; No. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 19-50Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 19-50Linguagens, Educação e Sociedade; n. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 19-502526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1341/1191Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCOSTA ADAD, SHARA JANE HOLANDA GRAÇAS RAMOS DA SILVA, POLLYANA DAS 2022-01-13T15:12:11Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1341Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-01-13T15:12:11Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMO SE APRENDE COM O CORPO EM MOVIMENTO: narrativas de futuros pedagogos em formação na temática das juventudes |
title |
COMO SE APRENDE COM O CORPO EM MOVIMENTO: narrativas de futuros pedagogos em formação na temática das juventudes |
spellingShingle |
COMO SE APRENDE COM O CORPO EM MOVIMENTO: narrativas de futuros pedagogos em formação na temática das juventudes COSTA ADAD, SHARA JANE HOLANDA corpo movimento escritas de si juventudes Círculo de Cultura Sociopoético |
title_short |
COMO SE APRENDE COM O CORPO EM MOVIMENTO: narrativas de futuros pedagogos em formação na temática das juventudes |
title_full |
COMO SE APRENDE COM O CORPO EM MOVIMENTO: narrativas de futuros pedagogos em formação na temática das juventudes |
title_fullStr |
COMO SE APRENDE COM O CORPO EM MOVIMENTO: narrativas de futuros pedagogos em formação na temática das juventudes |
title_full_unstemmed |
COMO SE APRENDE COM O CORPO EM MOVIMENTO: narrativas de futuros pedagogos em formação na temática das juventudes |
title_sort |
COMO SE APRENDE COM O CORPO EM MOVIMENTO: narrativas de futuros pedagogos em formação na temática das juventudes |
author |
COSTA ADAD, SHARA JANE HOLANDA |
author_facet |
COSTA ADAD, SHARA JANE HOLANDA GRAÇAS RAMOS DA SILVA, POLLYANA DAS |
author_role |
author |
author2 |
GRAÇAS RAMOS DA SILVA, POLLYANA DAS |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA ADAD, SHARA JANE HOLANDA GRAÇAS RAMOS DA SILVA, POLLYANA DAS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
corpo movimento escritas de si juventudes Círculo de Cultura Sociopoético |
topic |
corpo movimento escritas de si juventudes Círculo de Cultura Sociopoético |
description |
Este artigo refere-se à experiência da Roda de Cultura Sociopoética com o tema-gerador corpo e movimento na educação, do Projeto de Extensão Rodas de Cultura Sociopoéticas: juventudes e artes na educação. A roda é parte da formação de jovens futuros pedagogos na temática das juventudes. As narrativas – escritas de si4 –, envolveram as questões: Qual a relação entre corpo e movimento? Como se aprende com o corpo em movimento? O que pode o corpo tendo a arte como potência para o movimento? A metodologia utilizada foi o Círculo de Cultura Sociopoético. Os resultados apresentam duas linhas de pensamento do grupo: a primeira linha trata da ausência de movimento e da presença da mudez dentro da escola; a segunda linha realça a experiência, o movimento, a arte na formação do pedagogo e os limites de um currículo que impede o movimento do corpo e a criação na sala de aula. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1341 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1341/1191 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 19-50 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 19-50 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 19-50 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443345481728 |