O ENSINO DE GEOGRAFIA E A LEITURA DE TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1072 |
Resumo: | O professor de Geografia do Ensino Médio, além de trabalhar os conteúdos programáticos da sua área, precisa quase sempre preparar seus alunos para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Esse exame seleciona candidatos para a grande maioria das universidades públicas do nosso país, sendo o mais abrangente sistema de seleção de futuros alunos do Ensino Superior. Cada vez mais encontramos textos multissemióticos nas questões propostas. Ter conhecimento do conteúdo programático ainda é uma exigência, porém se o candidato não souber interpretar as questões poderá errar um item, mesmo dominando o assunto perguntado. Não vivemos mais numa era de textos exclusivamente escritos. Precisaríamos, então, incorporar às nossas práticas os conceitos de multissemiose e multiletramento. Em outras palavras, é necessário ampliar os horizontes de comunicação e expressão de conhecimento que tínhamos no passado. Hoje, além de textos escritos, somos obrigados a extrair informação e conhecimento de imagens, gráficos, tabelas, músicas, animações etc., que exigem um preparo diferenciado tanto do professor quanto dos alunos. O presente artigo tem como objetivo analisar questões de Ciências Humanas (ênfase na área de Geografia) da prova do ENEM do ano de 2018, procurando identificar o caráter multissemiótico presente no texto. Para tal, analisamos questões de Ciências Humanas (ênfase na área de Geografia) da prova do ENEM do ano de 2018 (exame mais recente disponível quando o artigo foi escrito). A intenção é apontar a necessidade do desenvolvimento de competências leitoras para interpretação de textos multissemióticos nas provas do ENEM na área de Geografia. Como resultado do estudo, podemos afirmar que para a resolução da prova do ENEM, o aluno precisa inferir temas de textos, gráficos e imagens, bem como relacionar mapas políticos, físicos e temáticos a fim de compreender as diferentes situações socioeconômicas das diversas regiões pelo mundo. |
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